terça 14 agosto 2018
map-shadow

PROJETO ERASMUS+  KA2 "MULTILINGUALISM FOR A SUSTAINABLE SOCIETY"

Projeto

PROJETO

Este projeto Erasmus +, K2, envolve quatro países europeus e uma Universidade: Suécia, Itália, Portugal, Alemanha e a Universidade de Lund (Suécia). Pretende-se fomentar a aprendizagem das línguas francesa, espanhola e alemã, juntamente com o inglês como língua de comunicação, para que os alunos possam integrar-se mais facilmente num mundo globalizado.
Realizar-se-á de forma transnacional para uma melhor compreensão das condições em que vivemos e trabalhamos. As diferenças culturais entre países e escolas, bem como entre os nossos três idiomas-alvo, francês, alemão e espanhol, tradições e novos métodos de ensino de línguas, trarão novas perspetivas para o desenvolvimento de ideias de aprendizagem e de ensino.
Os alunos são uma parte essencial desse desenvolvimento e devem estar connosco na criação de metas, desenvolvimento e avaliação de métodos. Acreditamos que o ensino-aprendizagem online é uma parte cada vez mais importante da educação futura e também pode ser uma chave para métodos de trabalho mais estimulantes, levando a melhor motivação e resultados.
É importante conhecermo-nos para lecionar aulas e cooperar com professores e estudantes de diferentes países em testes e desenvolvimento de métodos de ensino-aprendizagem. Os alunos e professores serão estimulados a trabalhar digitalmente e na vida real com estudantes/professores fora da sala de aula, noutro país e noutras línguas.
Reunir professores universitários, professores de professores com professores do ensino básico e secundário para desenvolverem métodos de ensino nos nossos diferentes países criará novas redes, novos projetos, colaboração e pesquisas futuras.
O Departamento de Literatura e Línguas da Universidade de Lund irá trazer conhecimentos no estudo de línguas e ciências da educação. Este parceiro incentivará o processo do projeto, ajudará na escolha de métodos e avaliará o processo, bem como o resultado final do projeto junto com as organizações parceiras.
Como trampolim para o projeto, há o trabalho do professor Dylan William, "Avaliação para a aprendizagem", numa perspetiva de aprendizagem cooperativa onde professores e alunos são recursos para aprender uns com os outros. Essa ideia será implementada no projeto: professor - professor, professor - aluno e aluno - aluno, para atingir os objetivos e alcançar e promover habilidades e competências noutras línguas, que não o inglês, na era digital.
A tese, em língua francesa, " Motivação para aprender uma língua estrangeira - uma questão de visualização? Os efeitos de três actividades em sala de aula" por Céline Rocher Hahlin, que será membro da equipa de projeto da Universidade de Lund, identifica a visualização e a autenticidade como motivadores estimulantes para a aprendizagem de línguas. Será um ponto de partida na criação de atividades no projeto
Este projeto durará três anos, incluirá três reuniões de projetos transnacionais e várias reuniões pela Internet. Teremos 6 atividades transnacionais de workshop/aprendizagem, onde cada escola parceira terá sido organizadora duas vezes durante os três anos. A colaboração será alcançada não só dentro de cada língua, mas entre as línguas francesa, alemã e espanhola, com a ajuda do inglês como língua franca, quando necessário. A cooperação será entre professores durante as oficinas e na Internet na prática das atividades nas suas próprias escolas e nas escolas parceiras. Os alunos colaborarão durante as atividades de aprendizagem com alunos das escolas parceiras em sala de aula, durante a visita e pela Internet. O projeto iniciará novas redes, novos projetos e pesquisas futuras em colaboração com a formação de professores e as universidades.

DURAÇÃO DO PROJETO
36 meses, a partir de 1 de setembro de 2017.

Objetivos

OBJETIVOS

O principal objetivo é a troca de experiências e boas práticas de ensino e de aprendizagem.

Um dos objetivos é a partilha de métodos entre as diferentes línguas, melhorar o modo como as línguas são ensinadas e encontrar inspiração no que acreditamos ser abordagens diferentes para o ensino- -aprendizagem de línguas.

Outro objetivo é fortalecer as linguas estrangeiras lecionadas nas escolas, para além do inglês.. "O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação" servirá como um conjunto de ferramentas para workshops, planos de aula e avaliação do nível de linguagem. O Europass será a ferramenta de autoavaliação para os alunos no final de cada ano lectivo.

Um terceiro objetivo é melhorar o uso das TIC no ensino-aprendizagem de línguas nas nossas escolas. Uma educação linguística sustentável deve ter desenvolvido métodos de TIC. Eles permitirão individualizar o ensino-aprendizagem e trabalhar através das fronteiras, com as escolas e alunos do outro.

Um quarto objetivo é fortalecer o intercâmbio com os nossos parceiros no ensino superior. Contribuirão com pesquisas, palestras, observação, avaliação de métodos e alunos de formação de professores.

O Twinspace vai fazer parte de um projeto Erasmus + no qual os professores trabalham na motivação dos alunos aprendendo uma língua estrangeira no ensino básico e secundário. As atividades dos alunos no Twinspace devem ajudá-los não só a entrar em contato uns com os outros, mas também a dar feedback sobre as estratégias dos professores e o trabalho nas escolas, assim como no projeto.
No Twinspace, mais alunos do que apenas os envolvidos nas reuniões podem participar do projeto.

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO

O projeto terá um grupo que fará a gestão global, sendo o responsável pela gestão do orçamento do projeto o Gymnasieskolan Spyken e a Professora da Universidade de Lund, Céline Rocher Hahlin, como especialista em pesquisa na motivação de estudantes de línguas, definição de atividades, métodos e avaliação do trabalho.
As reuniões do projeto serão realizadas uma vez por mês através do Skype ou outra solução digital quando não planeada, como uma reunião de projeto transnacional. A plataforma para trabalhos colaborativos será o eTwinning e Google. Será criado um site para partilhar o nosso trabalho, planos de aula e as atividades, nos três idiomas.
O responsável pelas atividades LTT será a organização parceira com a ajuda dos outros países. A agenda será partilhada com os parceiros de antemão.
O responsável pela gestão da plataforma eTwinning será o St.-Irmengard-Gymnasium, na Alemanha.
O site será criado pelo Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Portugal, que será o principal responsável por isso, enquanto todas as escolas parceiras serão responsáveis pela apresentação de material para uso partilhado.
"LICEO STATALE" GUGLIELMO MARCONI ", Itália, será responsável pela criação de questionários para as avaliações e um boletim informativo.
Gymnasieskolan Spyken, Suécia, será responsável por um canal do Youtube e um site no Facebook.
O Centro de Línguas e Literatura da Universidade de Lund será responsável por supervisionar o projeto em termos de qualidade das atividades, sua conexão com a pesquisa e a avaliação do projeto com sugestões para futuras pesquisas.

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

- Melhorar o conhecimento e a prática de uma plataforma baseada na web para o trabalho internacional colaborativo.
- Conceber e realizar vídeos por alunos, separadamente e em conjunto sobre: estímulo/motivação/expe-ctativas/mudanças/sugestões para um efetivo ensino-aprendizagem das línguas envolvidas.
- Escrever artigos por estudantes e professores em todas as línguas envolvidas e publicados no site.
- Promover a aprendizagem colaborativa entre alunos e professores das escolas participantes aumentará a sua motivação e resultados nas matérias envolvidas no projeto.
- Estimular a participação dos alunos na execução do projeto no grupo de gestão local que fortalecerá a motivação entre os alunos e a implementação de novos métodos de trabalho.
- Fortalecer a colaboração entre escolas parceiras, universidades e escolas de formação de professores com uma oportunidade para futuras pesquisas no domínio da educação, em línguas específicas.
- Divulgar os resultados nas escolas, para outras escolas da área, colegas universitários, escolas de formação de professores e estudantes e para o público através do site aberto criado, o grupo do Facebook, o canal do Youtube, o eTwinning plataforma e artigos nos media local dos países parceiros.
- Pesquisar e investigar futuramente nas universidades ligadas ao projeto, com base no resultado deste projeto.
O produto final será parte do relatório final sobre o projeto Erasmus + e estará aberto à comunidade eTwinning.

Atividades

ATIVIDADES

As atividades consistirão em:
- palestras sobre o ensino das línguas ou o tema da atividade por palestrantes de universidades ou escolas de formação de professores, acompanhados de oficinas para professores e visitas de estudo para estudantes;
- preparação de tarefas a serem realizadas nas salas de aula, digital ou na vida real;
- implementação das atribuições nas salas de aula, digital ou na vida real, em/ ou entre as escolas parceiras;
- aprender nas aulas das escolas parceiras;
- ensinar nas aulas dos alunos de cada país parceiro;
- observar o ensino/aprendizagem nas escolas parceiras.
Um tema geral foi decidido pelos parceiros como foco temático na aprendizagem de línguas. A equipa do projeto decidiu 6 temas para as 6 palestras-oficinas com base nos 17 objetivos da agenda da ONU para 2030 e Desenvolvimento Sustentável. Os temas serão: Consumo e produção (meta 12), Igualdade (metas 5 + 10), Vida saudável (metas 2 + 3), Cidades e infra-estruturas (metas 9 +11), Energia (meta 7) e Vida profissional (meta 8). O plano de tempo definido com o tema para cada palestra/ workshop será estruturado no tempo para organizar os eventos nas escolas parceiras.

Disciplinas/participantes

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Línguas Estrangeiras (francês, espanhol e alemão)
Literaturas/Língua Materna de cada país
Oficinas/clubes de Multimédia
Ciências Naturais/Biologia
História
Geografia
EV
TIC.

PARTICIPANTES
No caso dos projetos Erasmus+, K2, os participantes são os alunos que, neste caso, serão aqueles que frequentam as aulas de língua francesa, espanhola e alemã das escolas dos países envolvidos.
Para participarem nos encontros fora dos seus países (atividades de LTT), deslocar-se-ão sempre três alunos acompanhados por três professores. Os alunos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:
- frequentar as aulas de francês, espanhol e alemão (caso exista) de nível de proficiência entre A2-B2, com idades entre os 14 e os 18 anos;
- o melhor nível de proficiência apresentado oralmente e por escrito na língua estrangeira que está a aprender, sem ser o inglês;
- cumprir com todas as tarefas que as escolas que integram o projeto decidirem desenvolver em tempo real ou online;
- estar inscrito na plataforma eTwinning e intervir atempadamente e sempre que houver atividades programadas pelo grupo de professores e de alunos dos países envolvidos;
- ter permissão para sair do país pelo seu Encarregado de Educação;
- aceitar ser recebido no país de acolhimento em casas de famílias e receber em sua casa aluno(a) europeu(europeia).

  logos2

Agenda

agosto 2018
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

n logos 2

Newsletter




Joomla Extensions powered by Joobi

Autenticação