face  ins

quinta 28 março 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
TRADICIONAL "ALMOÇAR COM... CAMÕES" 25-03-2024
Depois de uma manhã, onde se iniciou a...
INTERCÂMBIO "(DES)ENCONTROS DE SABERES INTERESCOLAS" 24-03-2024
No âmbito do projeto de...
EXPOSIÇÃO "MAQUETES COM HISTÓRIA" 24-03-2024
No dia 22 de março, na Escola...
VIAGENS ATRAVÉS DAS CULTURAS E DA HISTÓRIA 24-03-2024
No dia 21 de março, numa jornada que...
VISITA DE ESTUDO AO “PATRIMÓNIO HISTÓRICO LOCAL” 23-03-2024
No dia 19 de março, decorreu uma...
V CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE LUÍS DE CAMÕES 23-03-2024
Integrada na semana da leitura 2024,...
SESSÃO DE ABERTURA DA SEMANA DA LEITURA 23-03-2024
A sessão de abertura da Semana da...
TROCA DE CORRESPONDÊNCIA EM INGLÊS NO 1.º CICLO 23-03-2024
No âmbito da disciplina de Inglês...

ERASMUS+: MEETING NA LETÓNIA

mrtLet 01

Durante uma semana, entre 12 e 19 de outubro, alunos e professores de Itália, Polónia, Portugal (Agrupamento de Escolas latino Coelho) e Letónia encontraram-se em Kalsnavas – Madonas, na Letónia. Este encontro de parceiros Erasmus+, KA2, tinha como objetivos a troca de experiências entre professores, ao nível da sala de aula, atividades desenvolvidas ao longo do primeiro ano do projeto e apresentação de trabalhos realizados pelos alunos de cada país. O objeto de estudo deste projeto, The Young Knights of the round European Table, é amplo e diversificado, preocupando-se com a cultura, usos e costumes de cada país envolvido, sobretudo no que se refere à gastronomia, numa perspetiva de saúde e bem-estar
Todas as atividades programadas para a consecução deste projeto têm sido realizadas e publicadas no Twinspace-eTwinning, na website e facebook da responsabilidade dos professores de Itália, nas páginas de cada escola participante e o calendário de cada mês referente às tradições essenciais dos países parceiros, cujos responsáveis são os professores do Agrupamento de Escolas Latino Coelho.
Nesta deslocação à Letónia, os alunos portugueses puderam conhecer, durante dois dias, a capital deste país do Báltico, a sua história, monumentos, ruas históricas, contando com uma guia que sempre abordou os pontos de interesse de Riga de uma forma leve, engraçada e muito esclarecedora. “O povo letão foi, realmente, um dos povos que mais sofreu ao longo da História da Europa”, concluíram os nossos alunos. Valeu a pena percorrer Riga e saborear as suas lendas, pois cada canto desta capital tem uma história para contar, por vezes terrível, por vezes intrigante!
Em Kalsnavas, mais precisamente na Kalsnavas pamatskola, os dias foram muito intensos! As atividades escolares decorreram dentro da sala de aula, nos espaços exteriores do edifício escolar e em visitas de estudo, para conhecimento dos parques naturais, animais, empresas e entidades autárquicas, responsáveis pelo acompanhamento e colaboração com este projeto. Três workshops sobre iguarias gastronómicas deste país foram realizados na escola e em locais apropriados à sua consecução, em que os alunos e professores foram os verdadeiros Chefs de cozinha e com “as mãos na massa”.
Foram três desafios não só às capacidades e destrezas manuais e de culinária, mas também à utilização da língua inglesa para a elaboração das ementas e sua confeção. No final, a troca de ideias sobre estas iguarias letãs, foram objeto de comparação com as de cada país. Foram momentos que produziram conhecimento e interação verbal, uma vez que também os pais intervieram, dando ajudas na confeção e explicação das escolhas das ementas.
A hora da partida chegou! Valeu a pena conhecer mais um país, mais pessoas, mais lugares e compreender o quanto são importantes a diversidade e o diálogo intercultural. Só com projetos assim é que a vida escolar consegue ter sabor e motivar para a aprendizagem.

  logoAELC hor 600

Agenda

outubro 2019
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

SHAREPOINT - PROFESSORES

SharePoint 6

INOVAR +

inovarmais

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação