face  ins

sábado 20 abril 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
SIMULACRO DE EVACUAÇÃO DA ESCOLA LATINO COELHO, LAMEGO 18-04-2024
Decorreu hoje, dia 18 de abril, um simulacro...
WORKSHOP DE CULINÁRIA "FACULDADE E AGORA?" 18-04-2024
Decorreu hoje, 18 de abril, na Escola...
SEMANA DA TERRA "SUSTENTABILIDADE EM REDE" 18-04-2024
Decorre no Agrupamento de Escolas Latino...
LI E GOSTEI "UM DIA" 18-04-2024
“Um dia”, da autoria de Morris...
AÇÃO DE FORMAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL 17-04-2024
No passado mês de fevereiro, a aluna da...
17.º CAMPEONATO NACIONAL DE JOGOS MATEMÁTICOS 17-04-2024
Um grupo de 21 alunos do nosso Agrupamento de...
"ESCOLAS EM MOVIMENTO", 1.ª EDIÇÃO, DE 15 A 26 DE ABRIL 14-04-2024
Decorre, de 15 a 26 de abril, nas Escolas do...
ESCOLA BÁSICA DE LAMEGO ASSINA "CALENDÁRIO AZUL" 12-04-2024
Durante o mês de abril, a Escola...

“TRAS LOS RASTROS DE MITOS EN LA OSCURID@D DE HISTORIA”

 rastosE 02

Entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2019 teve lugar na Escola Secundária de Latino Coelho a primeira mobilidade do Projeto Erasmus + KA229 “Tras los rastros de mitos en la oscurid@d de historia”. Neste projeto participam 6 países: Portugal, Polónia, Noruega, França, Itália e Espanha.
Em “Tras los rastros de mitos en la oscurid@d de historia”, os discentes terão contacto com alunos de outros países com o objetivo de refletir sobre a mitologia como una magnífica explicação do sentido da vida e da existência. A mitologia é um tema totalmente moderno porque não podemos viver sem mitos. Esses mitos oferecem-nos um sentido de identidade, de pertença, permitindo-nos saber quem somos.
Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos têm a oportunidade de interagir com idiomas estrangeiros, sobretudo a língua de Cervantes (o Espanhol é a língua de trabalho do Projeto), melhorando tanto as suas competências linguísticas como as sus capacidades sociais e pensamento crítico. Finalmente, graças à criação de alguns produtos digitais, os alunos podem adquirir novas competências digitais e autonomia na aprendizagem.
Destacam-se como temáticas mais importantes, neste projeto, as seguintes: ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras; património/herança cultural (Mitos); TIC -Novas Tecnologias -Competência Digital; e partilha de práticas pedagógicas.
O projeto norteia-se pelos seguintes objetivos específicos: conhecer as mitologias do mundo, o seu papel na criação do património cultural e a evolução ao longo da história, na arte e na literatura; salvar do esquecimento as várias mitologias; desenvolver argumentos sobre a moralidade das decisões de um herói mítico; melhorar a competência linguística em língua espanhola, inglesa e línguas nativas dos alunos; desenvolver a destreza da expressão oral e escrita; fortalecer as competências dos discentes na utilização das novas tecnologias e das ferramentas informáticas; aumentar a motivação na aprendizagem graças ao contacto com materiais literários autênticos; promover a participação ativa dos alunos e a sua autonomia na aprendizagem de línguas estrangeiras; fomentar a colaboração entre os diferentes centros escolares; desenvolver a criatividade e o pensamento crítico; contar uma história e criar una história digital; internacionalizar as escolas, estabelecendo contactos e relações de colaboração duradouros.
Durante a mobilidade em Lamego, a equipa de docentes participantes reuniu para analisar o projeto e a avaliação que foi feita pela Agência Erasmus da Polónia, debateu a implementação do projeto, e, em particular, procedeu à definição do agendamento das mobilidades, do número de alunos participantes em cada mobilidade, bem como as atividades pedagógicas a realizar antes, durante e depois de cada mobilidade. Foi também definido o plano de disseminação dos resultados do Projeto,
analisada a plataforma Mobility Tool e abordado o Europass. Além das tarefas subjacentes à coordenação pedagógica, foram feitas partilhas no âmbito da gestão financeira do projeto e conhecimentos e competências no âmbito do uso das TIC.
Durante a estância em Lamego, os docentes anfitriões organizaram atividades de cariz cultural para dar a conhecer aos colegas estrangeiros o património de Lamego, tendo feito um circuito pelo Bairro do Castelo, visitado o Museu de Lamego, a Sé Catedral, o Escadório, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e o Teatro Ribeiro Conceição. Cabe ainda referir que a comitiva Erasmus também foi recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho pela senhora Vereadora Dra Ana Catarina Rocha.
Cabe frisar que os três dias de mobilidade no coração do Douro foram repletos de alegria, responsabilidade e muito trabalho, mas sempre envoltos num clima de satisfação, rigor e afetos! E para encerrar esta mobilidade, brindamos os nossos convidados com um maravilhoso momento musical abrilhantado pela Latuna do nosso Agrupamento!
Para saber mais sobre o projeto eTwinning: https://twinspace.etwinning.net/84365/home e para ver fotos da mobilidade: https://photos.app.goo.gl/2ckRegKXReFpta7K8 

  logoAELC hor 600

Agenda

abril 2021
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

SHAREPOINT - PROFESSORES

SharePoint 6

INOVAR +

inovarmais

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação