face  ins

quinta 28 março 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
TRADICIONAL "ALMOÇAR COM... CAMÕES" 25-03-2024
Depois de uma manhã, onde se iniciou a...
INTERCÂMBIO "(DES)ENCONTROS DE SABERES INTERESCOLAS" 24-03-2024
No âmbito do projeto de...
EXPOSIÇÃO "MAQUETES COM HISTÓRIA" 24-03-2024
No dia 22 de março, na Escola...
VIAGENS ATRAVÉS DAS CULTURAS E DA HISTÓRIA 24-03-2024
No dia 21 de março, numa jornada que...
VISITA DE ESTUDO AO “PATRIMÓNIO HISTÓRICO LOCAL” 23-03-2024
No dia 19 de março, decorreu uma...
V CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE LUÍS DE CAMÕES 23-03-2024
Integrada na semana da leitura 2024,...
SESSÃO DE ABERTURA DA SEMANA DA LEITURA 23-03-2024
A sessão de abertura da Semana da...
TROCA DE CORRESPONDÊNCIA EM INGLÊS NO 1.º CICLO 23-03-2024
No âmbito da disciplina de Inglês...

MOBILIDADE ERASMUS+ A VACARISSES, ESPANHA

 EVac 01

Um grupo de dez alunos e três professoras, do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, partiram na madrugada do dia 3 de abril, com destino a Espanha - Vacarisses, no âmbito do Projeto ERASMUS+KA229 “ Huerta de los deseos sostenibles”.
Primeiro dia
Na manhã do dia 4, o autocarro levou-os até ao “Instituto Vacarisses”, onde foram recebidos, com simpatia, pela coordenadora Victoria. Depois de ter dado as boas vindas e explicado quais seriam as atividades a desenvolver ao longo do dia, o grupo foi guiado por duas simpáticas alunas, para fazerem uma visita aos diferentes espaços do “Instituto”.
Após um lanche a meio da manhã, dirigiram-se à biblioteca, onde decorreu a cerimonia de boas vindas, feita pelo diretor e pelo representante dos estudantes. De seguida, no ginásio, realizou-se uma atividade de apresentação, entre os alunos de Lamego, Puerto de Santa Maria, Secília e Vacarisses.
Novamente, na biblioteca e em grupos, observaram no padlet, vídeos realizados pelos alunos participantes, acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e fizeram a respetiva votação.
Depois do almoço, servido na cantina escolar, foram conhecer o castelo de Vacarisses cuja história remonta ao séc. X. Atualmente, o edifício abriga a Biblioteca Municipal El Castell. Foi no piso térreo, onde se encontra a sala “Dels Cups” ( um espaço para eventos) que foram saudados pelo Alcaide e a Regedora. Ainda nesse espaço, houve jogos de mesa e um lanche oferecido pelas famílias dos alunos de Vacarisses.

Segundo dia
O encontro realizou-se, de manhã, no “puelbo de Vacarisses”, onde visualizaram interessantíssimas e educativas curtas metragens sobre sustentabilidade. Seguiu-se um Kahoot acerca dos diversos filmes, no qual um aluno de Lamego obteve o 2º lugar.
De seguida, assistiram e participaram na dança “ Ball de bastons”, sendo esta, a dança tradicional mais antiga do território catalão, datando do séc. XII. Os “bastoners” formam grupos de 8 a 16 pessoas, cada uma com um bastão em cada mão. Ao som de uma música e dança tipicamente espanhola, os “bastoners” dão passos e saltos, enquanto executam golpes de forma compassada e rítmica com os seus bastões.
Depois do almoço, foram até Montserrat, onde fizeram uma caminhada até à Cruz localizada na Ermita de S. Miguel, onde comtemplaram fascinantes vistas panorâmicas.
De seguida, seguiram em direção ao santuário de Montsserat que foi fundado em 1025 pelo monge Oliba, próximo do local onde teria sido encontrada a imagem de Nossa Senhora - uma estátua românica policromada, chamada “La Moreneta”, devido à cor escurecida do rosto e mãos.
Na Basílica de Montserrat, observaram o altar com elementos góticos e renascentistas, os vitrais coloridos, capelas laterais, candelabros de estilo bizantino, e ainda a imagem da “ Moreneta”.
Para finalizar, assistiram à apresentação de um dos mais antigos corais da Europa, criado no séc XIV - a Escolania de Montsserat. Ficaram encantados com os cantos dos “escolanetes” (meninos com idade entre os 9 e 14 anos) com as suas vozes angelicais, ecoando pela Basílica.

Terceiro dia
De manhã, dirigiram-se a Barcelona, onde visitaram o museu de ciência – CosmoCaixa. Observaram exposições que apresentam a natureza, o espaço e ciência. Divertiram-se e aprenderam com o muro geológico, o planetário, o bosque inundado, a sala matéria, a evolução do homem, e com outras exposições e objetos interativos.
Depois de uma pausa para o almoço, conheceram o hospital de La Santa Creu, fundado em 1401, assim como a sua história. Contemplaram a torre e o relógio da entrada e a fachada do edifício com os seus belos mosaicos, capités e esculturas.
Seguiram em direção à célebre Sagrada Família, o exuberante templo carregado de simbolismo religioso, criado por Gaudi. Depois de comtemplarem a Catedral, seguiram em direção à famosa La Rambla, a avenida central que atravessa a cidade, onde passeando calmamente puderam observar os artistas de rua (estátuas humanas, pintores, caricaturistas). O passeio terminou quando se avistou o icônico monumento dedicado a Cristóvão Colombo, cuja estátua, no topo, está com o braço esticado apontado em direção ao mar.

Quarto dia
A manhã foi passada no “Instituto”, onde realizaram, no ginásio, ensaios para a cerimónia de despedida e, na biblioteca, trabalhos referentes ao tema sustentabilidade, no genially.
Depois do almoço, foram até Terrassa, ao parque natural Vall Paradise, onde passearam, conversaram e jogaram futebol.
Quinto dia
O dia foi passado no “Instituto”. De manhã, decorreram atividades na biblioteca: observação de vídeos sobre ODS, realização de quizzis e recolha de receitas para terminarem a elaboração do livro digital, assim como a avaliação da experiência em que todos estiveram envolvidos.
Depois do almoço dedicaram-se ao ensaio do número que iriam apresentar no Talent Show.
A Cerimónia de despedida iniciou-se às 16:30h, com o Talent Show, onde os alunos de Lamego obtiveram o 1º lugar, com a dança folclórica “ Chula do Xico Tonho”. Seguiu-se a demostração do show dos “ Los Diables de Vacarisses” onde fizeram habilidades com fogo fixo.
A tarde terminou com um lanche convívio, onde entre sorrisos, surgiram algumas lágrimas.

Sexto dia
Já sem a presença do grupo de Puerto de Santa Maria, o dia foi passado, no Delta Llogergat, a descobrir o ambiente natural e a desfrutar da paisagem, onde a observação da flora e da fauna são fantásticas.
Num ambiente tranquilo, relaxante e interessante, e com a orientação de uma bióloga, puderam observar a rica paisagem que oferece diferentes habitats, como florestas, lagos, dunas, praias. São estas áreas importantes para a fauna existente, principalmente para as aves aquáticas.
Com ajuda dos binóculos, em alguns pontos, observaram espécies de aves da zona.
O passeio de estudo terminou com uma breve ida à praia.

No regresso a Portugal, todos se sentiram mais enriquecidos com as aprendizagens que vivenciaram, e com as amizades que fizeram.

  logoAELC hor 600

Agenda

agosto 2022
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

SHAREPOINT - PROFESSORES

SharePoint 6

INOVAR +

inovarmais

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação