face  ins

quarta 5 outubro 2022
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS COMEMORADO NA LATINO COELHO 03-10-2022
No dia 26 de setembro, celebrou-se o Dia...
ATUALIZAÇÃO DOS HORÁRIOS ESCOLARES 2022/2023 25-09-2022
Informa-se toda a comunidade educativa que os...
ASTRONAUTA POR UM DIA 23-09-2022
Hugo Cardoso Santos, aluno da turma 9.ºD...
CONCURSO DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2022 16-09-2022
Neste ano letivo, o Agrupamento de Escolas...
ATUALIZAÇÃO DOS HORÁRIOS ESCOLARES 2022/2023 16-09-2022
Informa-se toda a comunidade educativa que os...
COVID-19 - ORIENTAÇÕES NAS ESCOLAS DO AGRUPAMENTO 15-09-2022
De acordo com a Orientação...
INFORMAÇÃO SOBRE A AÇÃO SOCIAL ESCOLAR (ASE) 14-09-2022
A Ação Social Escolar (ASE)...
MATERIAL ESCOLAR NAS ESCOLAS DO AGRUPAMENTO 14-09-2022
Informam-se todos os alunos...

MOBILIDADE ERASMUS+ A BUCARESTE, NA ROMÉNIA

Bc 01
Mobilidade Erasmus+ do projeto “Tell me a Story, please!”
As histórias ajudam-nos a entender os outros e a nós mesmos. Sentimos empatia com os personagens que encontramos nas histórias. Além dos objetivos académicos, as histórias enriquecem e orientam a nossa vida. Boas histórias fazem mais do que criar um sentido de pertença. Elas constroem familiaridade e confiança e permitem que o ouvinte entre na história onde está, tornando-o mais aberto à aprendizagem.
Através da literatura podemos ter uma compreensão mais abrangente da cultura e ter uma maior valorização do universo comunitário ao qual pertencemos. O impacto da literatura na sociedade moderna é inegável. A literatura atua como uma forma de expressão da personalidade de cada um. Alguns livros espelham a sociedade e permitem-nos entender melhor o mundo em que vivemos. Ao ouvir a voz de outra pessoa, podemos começar a descobrir como essa pessoa pensa. Acreditamos que a literatura é importante por causa de seu propósito numa sociedade cada vez mais desvinculada da interação humana. Ler literatura oferece a oportunidade perfeita para desenvolver capacidades de pensamento crítico.
O projeto Erasmus+ “Tell me a story, please!”, desenvolvido por alunos e professores do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, tem trabalhado várias obras literárias, de cada país envolvido, obras de autores de referência da Suécia, Espanha, França, Roménia e Itália. A leitura dessas obras em inglês é outro desafio à proficiência linguística e cultural, permitindo, também, reconhecer temáticas, personagens e épocas que os nossos jovens tanto têm apreciado. Aliada à leitura dessas obras surgem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adequados a cada uma das narrativas, o que problematiza e impele à investigação e intervenção no mundo que os rodeia.
Entre os dias 9 e 14 de maio, em Bucareste – Roménia, os alunos dos vários países envolvidos neste projeto interagiram e analisaram a obra de uma escritora romena, recentemente publicada, “The book of Perilous Dishes”, de Doina Rusti. Obra algo real, algo mítica, algo irreverente, mas mágica e com relações étnicas e culturais entre povos que desafiaram a capacidade de análise e de reflexão dos alunos e professores. Vários workshops, debates e partilha de ideias e de temáticas presentes nesta obra, assim como os subtemas do objetivo 5 dos ODS, Igualdade de Género, levaram a um efetivo conhecimento de um povo, de pessoas
singulares e do conhecimento da forma de viver e de pensar diferentes, mas não muito díspares.
Visitas a lugares emblemáticos de Bucareste e da sua história, como é o caso do Palácio do Parlamento, espaço emblemático da vida e história da Roménia na era Ceauşescu, a visita ao palácio Peles em Sinaia e toda a paisagem bucólica, agreste e de mistério do castelo de Drácula, entre outros, não só foram momentos de observação, mas de conhecimento em que a literatura, a arte e a geografia se cruzaram.
O conhecimento, o espírito de grupo e as relações interpessoais imperaram neste encontro de alunos e professores, os pilares do verdadeiro espírito do humanista Erasmus de Roterdão.
Para ver mais fotos clique aqui.

  logos2

Agenda

setembro 2022
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

n logos 2

Autenticação