face  ins

quinta 28 março 2024
map-shadow

ERASMUS+ MOBILIDADES DE ESPANHA

Espanha

CULTURA
Espanha tem as suas origens nas culturas ibérica, celta, celtibera, latina, visigótica, católica romana, e islâmica. A história, os relevos montanhosos e os mares que a cercam contribuíram significativamente para a formação da sua cultura atual. Existe um património cultural comum a todos os espanhóis, apesar do país estar dividido em regiões autónomas.
Depois da Itália, a Espanha tem o segundo maior número de locais classificados como Património Mundial pela UNESCO no mundo.

TRADIÇÕES
O espetáculo, denominado corrida, acontece numa Plaza de Toros (Praça de Touros), ou seja, numa arena. As duas mais famosas Praças são Las Ventas, em Madrid, e La Maestranza, em Sevilha, sendo esta a capital da modalidade tauromáquica. A praça sevilhana começou a ser construída em 1761 e impressiona pela riqueza da decoração nos azulejos e nos arcos e pelas próprias touradas ali realizadas.
O flamenco é a típica dança espanhola que nasceu na Andaluzia, mas foi em Sevilha que, entre os séculos IV e XIV, através do canto, da guitarra (violão) e da dança de bailarinas com castanholas, amadureceu como um produto cultural que sintetiza boa parte da tradição musical hispânica.

GASTRONOMIA
A gastronomia espanhola é parte da culinária mediterrânica, embora com características próprias. A cozinha espanhola utiliza muita batata, especiarias variadas e legumes. Outro produto muito apreciado na Espanha é o vinho, que acompanha as refeições principais.
A paella é conhecida internacionalmente, mas o jamón (presunto) e as tapas são, igualmente, iguarias muito apreciadas. Os principais pratos espanhóis são polvo à galega, fabada asturiana, pote asturiano, rabo de touro, carcamusas, sopa castelhana e cozido madrileno.

Cáceres

CÁCERES
Cáceres é um município de Espanha na província de Cáceres, comunidade autónoma da Estremadura, com uma área de 1768 km², que, em 2013, tinha 95 925 habitantes. O centro histórico da cidade foi incluído na lista do Património da Humanidade pela UNESCO em 1986, sob o nome de "Cidade antiga de Cáceres". Em 1968, a chamada "Cidade Monumental de Cáceres" foi declarada o terceiro Conjunto Monumental Europeu, depois de Praga e Talim. Entre outros, destacam-se os monumentos religiosos, os palácios, os museus e elementos de fortificação.

ESCOLA
Informação a disponibilizar brevemente

PARTICIPANTES
Os professores que participaram na mobilidade de Cáceres foram:
- Isabel Cabo
- Manuel Augusto
- Lídia Valadares
- Paula Montenegro 
- Paulo Taveira

Salamanca

SALAMANCA
Salamanca é uma das cidades espanholas mais ricas em monumentos da Idade Média, do Renascimento e das épocas Clássica e Barroca. Destacam-se as Catedrais, os Palácios e os Museus, entre outras referências culturais da cidade. A atual vida quotidiana de Salamanca centra-se na Praça Maior (Plaza Mayor), que foi edificada entre 1729 e 1755, sendo o centro e o principal símbolo da cidade. As principais indústrias da cidade são os curtumes, a cerveja e a moagem de cereais, mas o turismo também é uma atividade económica importante.
Salamanca foi escolhida para Capital Europeia da Cultura em 2002, sendo o seu centro histórico Património da Humanidade desde 1988. A cidade tem a fama de ser o lugar onde se fala o castelhano mais puro da Espanha.

ESCOLA
Informação a disponibilizar brevemente

PARTICIPANTES
Os professores que participaram na mobi lidade de Salamanca foram:
- Júlia Batista
- João Pedro Melo
- Sandra Coelho
- Nuno Ribeiro

Valência

VALÊNCIA
Valência é um município/cidade de Espanha, capital da província de Homónima e da Comunidade Valenciana, sendo a mais populosa desta Comunidade e a terceira mais populosa da Espanha. O município tem 134,65km² de área e em 2013 tinha 792 303 habitantes. Em 2014, a área metropolitana tinha 1 542 233 habitantes. Situa-se na costa do Mediterrâneo, no leste do país. É uma cidade muito antiga, sendo referenciada já no século II a.C., e foi fundada em 138 a.C. Com uma longa história, diversos museus, tradições populares como as Fallas e a proximidade do Mediterrâneo, fazem com que seja uma das cidades mais conhecidas e visitadas em Espanha.

ESCOLA
Informação a disponibilizar brevemente

PARTICIPANTES
Os professores que participaram na mobi lidade de Valência foram:
- Maria Antónia Carvalho
- João Nuno Carvalho
- Olga Duarte
- Isabel Rebelo
- Albertina Santos
- Maria José Pinto
- Regina Santos

  logoAELC hor 600

Agenda

janeiro 2023
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação