face  ins

quinta 28 março 2024
map-shadow

PROJETO ERASMUS+  KA2 "THE YOUNG KNIGHTS OF THE ROUND EUROPEAN TABLE"

Projeto

PROJETO

O projeto vai ser operacionalizado por professores e alunos de escolas de Portugal (AELC, Lamego), Itália, Polónia e Letónia e está ancorado em recursos da União Europeia no âmbito do "Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida", concedido a estas escolas e com um valor monetário aprovado para o seu desenvolvimento.
A linguagem do projeto é o inglês.
Como parte do projeto “The young knights of the round European table”, estão previstas viagens ao exterior para alunos e professores de cada uma das escolas envolvidas.
O projeto é para alunos com idade entre 10 e 14 anos.
O objetivo do projeto é conhecer o património cultural dos países parceiros do projeto, atentar nas semelhanças e diferenças culturais, históricas e socioeconómicas. O projeto promoverá tolerância e compreensão.
Os professores dinamizarão os alunos durante as atividades na escola e aquando das deslocações às outras escolas europeias.
Enquanto fica com a família anfitriã, esta é responsável pelos alunos.
A principal fonte de financiamento do projeto é o montante do financiamento recebido do programa ERASMUS PLUS, K2.
Oportunamente, será criado o website deste projeto, da responsabilidade do país coordenador do projeto, a Itália

DURAÇÃO DO PROJETO
24 meses, a partir de 1 de setembro de 2018.

Objetivos

OBJETIVOS

1. Descobrir a identidade cultural através da aprendizagem da gastronomia tradicional do seu país e dos países participantes.

2. Aprofundar a motivação dos alunos para aprender, desenvolvendo a criatividade e a imaginação. 3. Melhoria das competências e performances no idioma inglês, permitindo que os alunos o utilizem na comunicação indireta e direta.

4. Conhecer a história, cultura, idiomas dos países parceiros.

5. Melhorar e desenvolver habilidades no trabalho com novas tecnologias da informação.

6. Conhecer os vários sistemas das escolas - funcionamento, organização; descobrindo novos métodos de trabalho; troca de experiências entre professores. 7. Promoção da escola no ambiente local e nos círculos sociais mais vastos, uma introdução da escola na dimensão europeia.

8. Desenvolver as habilidades de autoavaliação dos alunos e o trabalho em grupo.

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO

Durante toda a duração do projeto, as escolas trabalharão em parcerias (um parceiro experiente com um recém-chegado). Cada grupo de atividades no projeto será atribuído para ser gerido por um par de escolas parceiras:

As escolas serão responsáveis pelo desenvolvimento de atividades do grupo designado de acordo com o plano e cronograma. Também criarão ferramentas de avaliação (questionários) e recolherão dados de avaliação relevantes para o grupo de atividades de todos os parceiros. Farão o upload da descrição das atividades e outros documentos relacionados, como os resultados da avaliação, no site comum do projeto. A Itália, como coordenadora, supervisionará o progresso de todas as atividades e apoiará outras escolas na gestão das atividades atribuídas.

O site comum do projeto, que contém a descrição do projeto, bem como planos e recursos para módulos e atividades de aprendizagem desenvolvidos, será criado e mantido de forma legal pela Itália, mas todos os países participantes terão de contribuir atempadamente com trabalhos e atividades e serem responsabilizados pelos mesmos. O espaço Twinspace do projeto, utilizado para as atividades de comunicação e linguagem colaborativa, será mantido pela Itália. No entanto, todos os professores envolvidos farão parte deste espaço e inserirão os trabalhos que acharem necessários, assim como deverão convidar alunos para a interação com os seus pares. Todos os participantes das reuniões contribuirão para a reunião, preparando materiais, informações e atividades necessárias.

Ilustrar conceitos científicos, linguísticos e outros que envolvam cultura facilitará a sua melhor compreensão e o envolvimento dos alunos em atividades criativas baseadas nos conceitos estudados os ajudará a interiorizá-los e a memorizá-los. Para isso, desenvolveremos e implementaremos atividades nas quais as crianças usarão a língua inglesa para trocar informações sobre a cultura dos seus países e comunicar-se-ão entre si para realizar atividades. Desta forma, estarão a desenvolver habilidades linguísticas ao mesmo tempo que desenvolverão a sua consciência intercultural. Finalmente, como cada uma das escolas que participam no projeto possui conhecimentos diferentes, parte importante do nosso projeto será o intercâmbio de métodos e práticas inovadoras, em particular as centradas na abordagem interdisciplinar e relacionadas com o ensino das ciências, línguas estrangeiras e artes.

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

Os alunos que participam nas atividades do projeto:

- estarão mais interessados em aprender e a conhecer outras realidades e poderem compreender melhor o mundo que os rodeia;

- terão uma melhor compreensão dos conceitos científicos, linguísticos e culturais e dos através dos módulos implementados;

- demonstrarão uma maior competência em língua inglesa em relação ao vocabulário, estruturas de linguagem e habilidades utilizadas nas atividades baseadas na cultura;

- ficarão mais motivados para a aprendizagem de línguas estrangeiras,

- contactarão com todas as manifestações culturais de outros países e com mais momentos de envolvimento em atividades que os façam interagir com a realidade cultural dos outros alunos:

- demonstrarão uma maior consciência e conhecimento intercultural sobre a cultura dos seus próprios países e parceiros europeus;

- terão uma sensação de camaradagem com crianças de outros países.

Os Professores envolvidos no projeto:

- serão capazes de integrar diferentes atividades culturais nas aulas de outras disciplinas, em especial, história, ciência e línguas estrangeiras, utilizando exemplos de manifestações culturais existentes para ilustrar diferentes conceitos e conteúdos e envolvendo estudantes em diversas atividades artísticas para facilitar a compreensão e interiorização do aprendido;

- possuirão conhecimentos básicos sobre sistemas educacionais, currículo e práticas de ensino nos países parceiros:

- aumentarão o conhecimento e a compreensão de métodos inovadores de ensino de história, ciência, línguas estrangeiras e artes usadas nas escolas parceiras; - estarão interessados na abordagem interdisciplinar e dispostos a introduzir novos métodos na sua prática de ensino.

As escolas que participam no projeto:

- proporcionarão mais ocasiões para que os alunos participem mais em atividades culturais e as criem através de qualquer área de estudo; - atenderão melhor às necessidades dos alunos com dificuldades de aprendizagem; - aumentarão o prestígio aos olhos dos pais e da comunidade local.

Atividades

ATIVIDADES

1. Melhorar a capacidade de comunicação, apoiar e desenvolver um senso de autoestima e autoconfiança.

2. Conhecer a sua própria história e tradições, bem como as tradições de outros países europeus.

3. Desenvolver o respeito e a tolerância para outras culturas, tradições de outros países europeus.

4. Desenvolver o respeito e a tolerância para outras culturas, tradições e religiões.

5. Encontros de alunos de escolas parceiras - troca de experiências, aperfeiçoamento do inglês, conhecer as frases básicas em português, italiano, polaco e letão, integração mútua.

6. Participação em atividades extracurriculares como parte do projeto.

7. Divulgação do trabalho final do projeto na escola e no ambiente local.

Disciplinas

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

- Inglês (A1/A1+, A2)
- Literaturas/Língua Materna de cada país
- Ciências Naturais/Biologia
- História
- Geografia
- Educação Visual
- Educação Tecnológica
- Tecnologias de Informação e Comunicação
- Educação Musical
- Clube de Escrita criativa
- Clube das Ciências
- Clube LEAR

PARTICIPANTES
No caso dos projetos Erasmus+, K2, os participantes são os alunos que, neste caso, serão aqueles que têm entre 10 e 14 anos de idade, do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego.

Para participarem nos encontros fora dos seus países, deslocar-se- -ão sempre seis (ou mais) alunos acompanhados por três (ou mais) professores, de acordo com a disponibilidade financeira do projeto.

Os alunos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:

- possuírem o nível de proficiência em inglês, de acordo com o Quadro Europeu Comum das Línguas para este nível de ensino, A1 a A1+, A2;

- mostrar o melhor nível de proficiência apresentado oralmente e por escrito em inglês; - cumprir com todas as tarefas que as escolas que integram o projeto decidirem desenvolver em tempo real ou online;

- estar inscrito na plataforma eTwinning e intervir atempadamente e sempre que houver atividades programadas pelo grupo de professores e de alunos dos países envolvidos;

- ter permissão para sair do país pelo seu Encarregado de Educação;

- aceitar ser recebido no país de acolhimento em casas de famílias e receber em sua casa aluno(a) europeu(europeia);

- revelar atitudes de interesse pela aprendizagem e respeito pelas regras do saber estar e de cidadania;

- revelar um comportamento exemplar.

  logoAELC hor 600

Agenda

agosto 2021
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação