face  ins

quinta 28 março 2024

Artigos

PROJETO ETWINNING

Plano Estratégico

PLANO ESTRATÉGICO

Os avanços tecnológicos, a crescente globalização e a migração estão a gerar novas oportunidades e desafios. Os sistemas escolares, ao promoverem a educação têm de estar na vanguarda da mudança e da inovação e podem desempenhar um papel fundamental na abordagem desses desafios. Os projetos europeus, de que são exemplos o Erasmus + e a plataforma eTwinning, permitem que todos os dirigentes escolares motivados pela perspetiva de trabalhem para além das suas fronteiras, possam contribuir para a transformação de programas e a promoção da educação e formação na Europa.
O Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, tem centralizado a sua ação em processos de melhoria e inovação educativa, apostando em práticas cooperativas e de articulação, dinamizadoras de projetos e desenvolvimento pedagógico e organizacional, procurando implementar práticas pedagógicas inovadoras de caráter transversal/multidisciplinar, inclusivas e de apoio às necessidades individuais, adotando critérios de avaliação coerentes e criteriosos e processos de avaliação ajustados, promotores de uma cultura reflexiva e consequente aumento da qualidade ao nível da intervenção educativa/social.
O reforço da coesão interna, a forte interação com a comunidade e o comprometimento de todos os intervenientes com a prestação de um serviço educativo de qualidade têm sido fatores de sucesso no alcance das metas consubstanciadas nos seus documentos orientadores, nomeadamente no Projeto Educativo, no Plano de Ação Estratégica do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, no Plano Anual de Atividades, na implementação da Flexibilidade e Autonomia Curricular e no Plano de Formação dos seus agentes educativos.
Tendo o Projeto Educativo como temática agregadora “Qualidade e Inovação”, a Escola constitui-se como a entidade que pretende dotar as gerações mais jovens não
só com conhecimento, mas também com valores, princípios, comportamentos e atitudes relevantes para a sua integração plena na vida ativa.
A este vetor, e face a um mundo cada vez mais globalizado, não é alheia a vontade de integrar na vida diária da Escola e dos seus agentes educativos uma cultura europeísta mais efetiva e profícua. De facto, dar uma dimensão europeia à Escola, aplicar práticas inovadoras e novas metodologias com vista à melhoria das práticas letivas e de trabalho com os alunos dentro da sala de aula e o desenvolvimento profissional dos docentes, estão subjacentes a esta vontade de internacionalização do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, e determinam a elaboração deste Plano Estratégico de Desenvolvimento Europeu.

>Para continuar a ler clique aqui.

Políticas de eSafety

POLÍTICAS DE ESAFETY

No âmbito das políticas de eSafety, foi criado, no ano letivo 2018-2019, no Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego (AELC, Lamego), o projeto “Cidadãos digitais + protegid@s” com o intuito de realizar ações estratégicas na comunidade escolar que visam promover um ambiente seguro e enriquecedor e o acesso seguro às tecnologias digitais, como parte da experiência de ensino e aprendizagem.

Destinatários
Através do projeto “Cidadãos digitais + protegid@s”, serão realizadas sessões de sensibilização, ações de curta duração e workshops, longo do ano letivo, dirigidos a docentes, alunos, pais e encarregados de educação e funcionários para que todos os elementos da comunidade educativa possam lidar com todos os aspetos relacionados com a segurança digital.

Parcerias
O projeto “Cidadãos digitais + protegid@s” contará, primeiramente, com a colaboração da comunidade educativa, em especial com os docentes de TIC, com os Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento, e com várias entidades parceiras, nomeadamente a Escola Segura, a Associação de Pais e Encarregados de Educação, os Centros de Competência TIC próximos do AELC, Lamego (http://erte.dge.mec.pt/centros-de-competencia-tic), entre outros.

> Para continuar a ler clique aqui.

 

Projetos

PROJETOS

O Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego (AELC, Lamego), desenvolve projetos eTwinning desde o ano letivo de 2010-2011. A escola está inscrita no eTwinning desde 27.10.2010 e tem registados 40 projetos eTwinning até à presente data (28/01/2019).
No dia 30/01/2019 encontravam-se 105 professores do AELC, Lamego, registados na plataforma eTwinning, incluindo o Diretor do Agrupamento, José António Martins, o Sudiretor, Luís Sarmento, os Adjuntos, Lúcia Lucena, Nuno Ribeiro e Vítor Santos, e vários docentes que integram distintas Estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica.

> Para saber mais sobre os projetos eTwinning clique aqui

 

  logoAELC hor 600

Agenda

maio 2020
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação