face  ins

quinta 28 março 2024
map-shadow

PROJETO ERASMUS+  KA2 "LAS @VENTURAS DEL SABER POR LA RUTA DE CERVANTES"
Cód. do projeto 2018-1-BG01-KA229-047906_1

Projeto

PROJETO

A tecnologia avança a um ritmo galopante, tornando-nos mais produtivos e eficientes. A educação evolui também e, na era digital, apresentam-se novas possibilidades de diversificação de metodologias e práticas que fomentam a criatividade, a colaboração internacional e a aprendizagem informal. Neste sentido, os docentes sentem a necessidade de modernização e de aperfeiçoamento das suas competências profissionais, considerando programas europeus e iniciativas de colaboração. Relativamente a este projeto, parte-se da ideia de que é necessária uma cooperação escolar a nível europeu, que permita eliminar barreiras culturais e linguísticas sem perder as idiossincrasias. As escolas envolvidas promovem o ensino de línguas estrangeiras e tentam criar para os seus alunos um ambiente multicultural.
Este projeto está centrado na figura Cervantes e da sua obra "Don Quijote de la Mancha", como parte inerente ao património cultural europeu. Os valores universais da novela contribuem para a educação para os valores. O projeto servirá para ensinar aos alunos a interdependência de culturas, oferecendo-lhes materiais que permitam ou fortaleçam a sua educação sobre o património cultural europeu e a sua proteção. Mesmo que a leitura da novela possa provocar polémica e dificuldades, é importante fomentar a sua leitura o mais breve possível, porque a obra está cheia de códigos morais e sociais e serve para discutirmos sobre ética, filosofia, história, fomentando, de este modo, a identidade europeia. Como professores implicados no projeto, sabemos que os conteúdos tradicionais devem ser representados de forma mais motivante. A exploração das TIC contribuirá para melhorar a participação, o rendimento e a formação dos discentes, independentemente da sua condição. Serão proporcionadas estratégias alternativas para compreender e potenciar os conteúdos adquiridos durante as aulas de Espanhol, Filosofia, Cidadania, História, Português, Matemática, Ciências, Educação Tecnológica e Educação Visual. Permitirá tanto a alunos como a professores a aquisição de experiências interculturais, novas competências e aprender mais sobre a comunidade e a cooperação europeias.
Temáticas mais importantes:
• Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras;
• Património cultural / Ano Europeu do Património Cultural;
• TIC - Novas tecnologias - Competência digital.
Para aceder a mais informação clique aqui.

DURAÇÃO DO PROJETO
24 meses, a partir de 1 de setembro de 2019.

PLATAFORMA ETWINNING
https://twinspace.etwinning.net/70505/home

Objetivos

OBJETIVOS

Objetivos específicos do projeto:
- Incitar os alunos a descobrir e comprometer-se com o património cultural da Europa, no sentido de reforçar um sentido de pertença a um espaço europeu comum;
- Fomentar a educação para os valores de dimensão europeia. Potenciar consciências sobre a importância de valores como legalidade, solidariedade, respeito pelas regras, de acordo com o papel de cidadãos na sociedade;
- Contribuir para a modernização das escolas implicadas, fomentando o uso das TIC com fins educativos;
- Reforçar as competências comunicativas em línguas estrangeiras entre alunos;
- Dotar os alunos de estratégias alternativas para compreender e potenciar conteúdos adquiridos durante as aulas de Espanhol, Filosofia, Cidadania, História, Português, Matemática, Ciências, Educação Tecnológica e Educação Visual.
- Atualizar e reforçar as competências profissionais docentes e a capacidade de trabalhar com pessoas de outros países;
- Implementar as ferramentas de reconhecimento de competências da UE (Europass);
- Internacionalização das escolas, estabelecendo contactos e relações de colaboração duradouros. 

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO

- Projeto eTwinning, cujo produto final é a coleção digital de histórias morais, ilustradas e escritas em conjunto pelos estudantes, adaptando fragmentos da obra Don Quijote;
-Blog que inclui materiais didáticos e recursos educativos abertos: Mapa interativo com as etapas e lugares em que viveu Cervantes; Coleção digital de obras de música, pintura e cinema dedicadas a Quijote; Revistas digitais dedicadas aos 3 intercâmbios de alunos;
- Representação teatral de una adaptação do musical “El hombre de la Mancha” de José Sacristán;
- Secções nas páginas web das escolas do projeto com informação do projeto e dos intercâmbios;
- 4 cadernos: “La Bondad”, “La Valentía”, “La Perseverancia”
e “La Honestidad” com materiais didáticos, resultado das oficinas literárias, que serão traduzidas para 5 idiomas, incluindo inglês;
- Jornadas de formação conjunta: "Las nuevas tecnologias en el aula de español";
- Seminário sobre a abordagem AICLE no contexto do ensino bilingue;
- Concurso de relatos breves, ensaios ou poemas, a partir de una fotografia ou de um desenho de temática cervantina;
- Logotipo do projeto. Folhetos informativos, vitrinas e painéis de fotos.
Gestão do Trabalho:
- Coordenação do Projeto: Bulgária;
- Responsável de Qualidade (Plano, questionários, formulários): Portugal;
- Responsável da Comissão de Riscos: Bulgária;
- Responsável pela Agenda e Calendário: Espanha;
- Responsável de Produtos TIC (Blog, redes sociais, digitalização de produtos): Portugal;
- Responsável pela gestão do projeto eTwinning: Bulgária e Portugal.
As direções das escolas do Projeto terão acesso ao projeto eTwinning para supervisionar a planificação e o cumprimento das atividades propostas. 

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

O fio condutor que une as atividades previstas é o tema dos valores. Pretende-se que os alunos leiam e interpretem certos excertos da novela de Cervantes e que sejam encorajados a criar as suas próprias obras, com base nas suas leituras. O projeto será desenvolvido em 4 partes: “La Bondad”, “La Valentía”, “La Perseverancia” e “La Honestidad”. Em cada uma das partes haverá atividades que têm como objetivos:
- Ajudar a entender o texto e desenvolver habilidades de linguísticas;
- Fazer com que as emoções e a empatia despertem a criatividade;
- Desenvolvimento pessoal através da formação de opiniões pessoais sobre temas comuns a toda a humanidade;
- Dar a conhecer aos jovens o vasto e diversificado património cultural dos três países, criando um sentido de pertença da rica cultura europeia.
Em cada etapa do projeto, os participantes terão a tarefa de recolher informação e apresentar, em formato eletrónico, os lugares e eventos da vida de Cervantes. Simultaneamente com os métodos pedagógicos tradicionais, utilizaremos recursos digitais. eTwinning será o espaço de trabalho perfeito porque o projeto implica uma colaboração contínua num contexto virtual. Esta abordagem desenvolverá capacidades para um trabalho em equipa produtivo e incrementará a competência computacional de todos os participantes.
A equipa de professores estará formada por especialistas em diversos temas. A cooperação entre alunos e professores terá por base o uso das TIC. Os produtos serão visíveis no TwinSpace e, em certos casos, serão votados e os vencedores serão premiados durante as reuniões. De acordo com o exposto, aumentar-se-á o interesse e a motivação dos alunos para contribuírem, com as suas capacidades digitais, para o desenvolvimento e prestígio das suas escolas. Como resultado, adquirir-se-ão conhecimentos e cpacidades para a vida, já que os alunos estarão envolvidos na produção de ambientes carregados de emoções.
O impacto do projeto nas escolas conduzirá a:
- Melhorias nas metodologias, flexibilização do marco pedagógico e atualização dos recursos de ensino e de aprendizagem;
- Modernização das escolas (base material, introdução da abordagem baseada no desenvolvimento de competências, interação entre professores e alunos, etc.);
- Melhor conhecimento e uso massivo do portal eTwinning no trabalho docente;
- Uso dos instrumentos de certificação Europass;
- Melhoria das relações entre os diferentes sectores da comunidade educativa: pais, professores, alunos;
- Interdisciplinaridade, formação conjunta;
- Internacionalização da organização;
- Aumento do prestígio da escola. 

Atividades

ATIVIDADES

Tarefas principais:
- Elaborar apresentações sobre cada escola e país;
- Recolher informação sobre a vida de Cervantes;
- Ler e trabalhar na aula de Espanhol os fragmentos de El Quijote;
- Criar obras originais e participar nos concursos;
-Colaborar na elaboração do livro digital com textos e desenhos;
-Atuar no espetáculo musical;
- Preparar e fazer de guia nas visitas guiadas a monumentos e instituições culturais;
- Colaborar durante os cursos de informática e nas oficinas literárias.

C1
-Atividades previstas; Calendário; Responsáveis; Compromissos
adquiridos; pressuposto adjudicado;
- Equipas de desenvolvimento do projeto em cada escola; Cooperação entre as escolas: canais e periodicidade; Tarefas gerais assumidas por cada escola como responsável; Contratos externos;
- Tarefas gerais: Logotipo; Secções nas páginas web das escolas; Blog associado; eTwinning; Oficinas; Cursos de informática; Produto final;
- Critérios de seleção dos alunos participantes nas atividades no estrangeiro;
-Tarefas iniciais do projeto para os alunos: Participação no concurso de logotipos; Participação no TwinSpace do projeto;
- Plano de difusão: Ações previstas;
- Plano de avaliação: Ações previstas;
- Fórum de experiências cuja principal finalidade é partilhar informação sobre os seguintes temas: situação política, institucional, económica de cada país; património cultural, (medidas de proteção e proximidade aos adolescentes aos bens culturais, iniciativas educativas a nível nacional e local); semelhanças e diferenças entre os sistemas educativos, as instituições e os processos educativos, processos efetivos de inclusão e medidas contra o absentismo e o abandono escolar; Iniciativas para fomentar e difundir o património local entre os alunos e lutar contra o vandalismo;
- Oficina formativa sobre o uso das TIC como ferramenta curricular de aprendizagem e avaliação;
- Oficina de recolha de materiais: Selecionar a versão adaptada de El Quijote.

C2
- “Nuestro colegio, región y país” - apresentação a cargo do anfitrião;
- “Día Erasmus” - evento para apresentar as escolas perante a comunidade escolar;
- “Las aventuras de Cervantes”: A vida do escritor até 1569. - Época de formação em Espanha -apresentação a cargo do IES "Miguel de Cervantes", anfitrião da reunião;
-Oficina literária: "Don Quijote, símbolo de la bondad"
- Cada grupo fará uma leitura dramatizada de fragmentos da obra e participará em atividades linguísticas, intituladas “La Bondad”. A atividade será gravada num Podcast e fará parte do produto final;
- Um passeio pela Sevilha cervantina: Alunos e professores participarão conjuntamente na organização e realização de um passeio literário pelos lugares da cidade de Sevilha que aparecem
documentados nas diferentes obras de Cervantes;
-“El Quijote en el cine universal”- apresentação que inclui fragmentos de filmes, a cargo da equipa búlgara;
-“Los personajes de “El Quijote” - apresentação dos 4 posters digitais que servirão como material de difusão do projeto.;
-Recolha de testemunhos e fotos para um “Diario de viaje”;
-“Las @venturas del saber” - Criação de vídeos para promover a convivência na escola e evitar o abandono escolar;
-Colocação e armazenamento de todos os materiais no TwinSpace;
-Realizar o resumo informativo da mobilidade.

C3
- “Nuestro colegio, región y país” - apresentação a cargo do IBB "Miguel de Cervantes", anfitrião da reunião;
- “Día Erasmus” - evento para apresentar as escolas à comunidade escolar;
- “Las aventuras de Cervantes”: entre 1575 e 1580. - Dedicação às armas. Batalha de Lepanto. Cativeiro em Argel. - Apresentação a cargo do anfitrião;
- Oficina literária: "Don Quijote, símbolo de la perseverancia" - cada grupo fará uma leitura dramatizada de fragmentos da obra e participará em atividades linguísticas, intituladas “La Perseverancia-“El hombre de la Mancha”
- Representação de fragmentos de El Quijote tendo por base o musical de José Sacristán. Atuarão estudantes das 3 escolas. Prevemos propiciar um encontro impossível com Miguel de Cervantes. Este hipotético e maravilhoso encontro dará lugar a diálogos imaginários sobre a vida e a obra do ilustre escritor.
- “Cervantes tiene quien le escriba” -Concurso de obras literárias: relatos breves, ensaios ou poemas, escritos a partir de una fotografia ou um desenho de temática cervantinos. Posteriormente, realizar uma coleção digital que servirá de base para o produto final;
- Visita guiada - alunos e professores participarão conjuntamente na organização e realização de um passeio literário pelos lugares emblemáticos de Sofia;
- Visita ao Museu arqueológico de Sofia e entrevista com especialistas em restauração;
-“Las @venturas del saber” - Criação de vídeos para promover a convivência na escola e evitar o abandono escolar;
-Colocação e armazenamento de todos os materiais no TwinSpace;
-Realizar o resumo informativo da mobilidade.

C4
- “Nuestro colegio, región y país” - apresentação a cargo do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, anfitrião da reunião;
-“Día Erasmus”- evento para apresentar as escolas à comunidade escolar;
-“Las aventuras de Cervantes”: desde 1580 hasta 1616.- Dedicação às letras. Período criador. Desengano. - Apresentação a cargo do anfitrião;
- Oficina literária: "Don Quijote, símbolo de la honestidad" - cada grupo fará una leitura dramatizada de fragmentos da obra e participará em atividades linguísticas, intituladas “La Honestidad”;
-“El Quijote en la pintura universal” - Jogo didático. O protótipo será proposto pela equipa búlgara;
- “Cancioneiro Cervantino” -Canções tipo "rap", inspiradas nos personagens, criadas e interpretadas pelos estudantes;
-“Las @venturas del saber” - Criação de vídeos para promover a convivência na escola e evitar o abandono escolar;
-Colocação e armazenamento de todos os materiais no TwinSpace;
-Realizar o resumo informativo da mobilidade.

C5
Fórum de experiências, dedicado ao uso da abordagem de aprendizagem integrada de conteúdos e línguas estrangeiras (AICLE) no ensino - aprendizagem da herança cultural e histórica. El IBB realizará este fórum, já que a AICLE se utiliza tradicionalmente nas escolas bilingues. Professores da escola anfitriã que lecionam diferentes disciplinas em espanhol partilharão as suas experiências. Os participantes poderão assistir às aulas abertas e conhecer o plano de estudos das disciplinas. Durante este evento elencar-se-ão as vantagens deste enfoque para o ensino linguístico e o estudo do meio cultural. O objetivo é demonstrar com os resultados do projeto que a AICLE e o estudo da herança cultural se complementam mutuamente e isto pode ser una estratégia didática útil e eficaz para favorecer o desenvolvimento de capacidades de compreensão e de análise histórica e para entender o passado e agir no presente.
2. Sessão de gestão na qual se abordarão os seguintes temas:
- Comprovar os resultados do projeto comparando a situação de partida com a realidade a posteriori;
- Traçar as estratégias para difundir, integrar e partilhar os resultados a nível nacional e europeu;
- Desenvolver ideias para una futura cooperação entre as instituições associadas;
- Contactar com meios e autoridades educativas;
- Internacionalização das escolas.

Disciplinas/participantes

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

Disciplinas envolvidas
Nas atividades do projeto estarão envolvidos diretamente mais de 200 alunos entre os 14 e os 16 anos de idade. Todos participarão nas atividades, porque estas estarão integradas nas planificações das escolas envolvidas. Os alunos participarão nas atividades do projeto no TwinSpace do projeto e nos três intercâmbios. Cerca de 4000 estudantes serão beneficiados indiretamente, assistindo aos eventos e atos; terão acesso aos resultados obtidos pelo projeto e terão a possibilidade de aproveitá-los para a sua própria aprendizagem.
Mais de 20 docentes participarão diretamente no projeto, dinamizando os trabalhos e assessorando os alunos. Farão parte do projeto professores de diferentes disciplinas, desta forma, podemos potenciar os efeitos dos trabalhos e os resultados terão maior qualidade. Aproximadamente 200 professores serão beneficiados indiretamente: durante os eventos e encontros terão a oportunidade de conhecer colegas das escolas do projeto, conhecendo os seus sistemas educativos. Terão também acesso aos resultados e produtos do projeto. Poderão observar e avaliar a implicação dos métodos e recursos inovadores durante as aulas de portas abertas.
As direções serão parte ativa nas atividades de controlo, avaliação e reconhecimento dos resultados obtidos, apoiando os participantes relativamente à logística e organização. Aproximadamente 20 diretores e equipas diretivas estarão envolvidos no projeto.

Participantes
Cerca de 40 famílias participarão diretamente, acolhendo em suas casas os alunos de outros países. As famílias que não participem diretamente conhecerão o projeto durante as reuniões de Pais/EE, nas Jornadas de “Puertas Abiertas” e nas páginas web das escolas. Assim esperamos reforçar a repercussão e dar mais projeção às escolas.
Uma vez que o projeto se baseia numa abordagem multidisciplinar e interdisciplinar e que o mesmo se encontra a ser implementado ao nível do Conselho de Turma, em 5 turmas do 3.º CEB (8.º F, 8.ºG, 9.ºE, 9.º F e 9.º G) e duas do Ensino Secundário (10.º E e 10.ºC) que têm em comum a disciplina de Espanhol, todas as disciplinas do currículo das respetivas turmas participantes poderão dar o seu contributo, a saber: Espanhol, Filosofia, Cidadania, História, Português, Matemática, Ciências, Educação Tecnológica e Educação Visual.

  logoAELC hor 600

Agenda

agosto 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação