face  ins

quinta 28 março 2024
map-shadow

PROJETO ERASMUS+  KA2 "TELL ME A STORY, PLEASE"

Projeto

PROJETO

No nosso trabalho quotidiano de ensino, notamos que está cada vez mais difícil ter alunos interessados na leitura. Eles estão focados nas redes sociais e facilmente acessíveis para entretenimento. O objetivo deste projeto é motivar nossos alunos a ler mais livros.
A tendência de ler menos é algo que todas as escolas deste projeto percebem e é por isso que com este projeto poderemos ajudar a melhorar e a incrementar os hábitos de leitura. Acreditamos que os nossos alunos precisam recorrer a outros meios para descobrir novas ideias, países e culturas. A leitura “abre a mente” e constrói horizontes. Idealmente, os alunos ficarão mais motivados para ler ao terem a oportunidade de se encontrar com outros alunos, graças a este projeto. Autenticidade é um fator chave para a estimulação.
Vivemos num mundo global cada vez mais dinâmico, onde a tecnologia e a multiliteracia são as bases para a compreensão e o respeito, valores a serem enfrentados e praticados. As escolas são as principais instituições para desenvolver e implementar competências e capacidades nos alunos e outras pessoas interessadas em transformar o mundo.
Os estudos de Barret et al., 2014, Boix Mansilla & Jackson, 2011, Deardorff, 2009 e UNESCO, 2013, 2014a, 2016 no Quadro da OCDE - PISA (2018) afirma que os estudantes, hoje, vivem num mundo interconectado, diversificado e em rápida mudança. Os seus encontros interculturais ocorrem diariamente, base que apresenta uma oportunidade e um desafio.
Concluímos que agora, mais do que nunca, é importante promover estudantes democráticos e com pensamento crítico, algo que este estudo do PISA enfatiza. Os jovens de hoje precisam questionar a confiabilidade das informações que eles recebem. Ser um leitor confiante ajudará a evitar armadilhas de "notícias falsas". A leitura tem de interconectar todas as outras áreas de aprendizagem para refletir e agir na comunidade e no mundo. Não somente os alunos se tornarão leitores confiantes, mas também melhorarão as suas capacidades linguísticas e interculturais.
As escolas são intervenientes essenciais no desenvolvimento e promoção da leitura e promotoras da descoberta que um projeto como este é uma oportunidade extraordinária. Através da literatura, podemos ter acesso a um mundo diferente, viajar para novos lugares e conhecer novas pessoas. O problema é que os nossos alunos hoje em dia não leem muito e não aumentam os seus horizontes com a ajuda da literatura. Queremos usar os encontros presenciais como uma motivação para o desejo e vontade de ler.
Nos encontros, os nossos alunos conhecer-se-ão, em primeira mão, pela leitura de um livro, escolhido por cada um dos países participantes. Isso dará aos alunos uma ideia da cultura que estão a conhecer. Ao conhecer outras culturas e literatura, torná-los-á mais abertos e sentir-se-ão como cidadãos europeus

DURAÇÃO DO PROJETO
24 meses, a partir de 1 de setembro de 2019.

Nota importante: este projeto foi prolongado por mais um ano, ou seja, até agosto de 2022 (devido à pandemia de Covid 19), de acordo com Adenda aceite pelas agências Erasmus+ envolvidas e com o acordo de todos os países que integram o projeto. Foi também aprovada a Adenda para sessões online, que substituirão as mobilidades físicas, quando estas não se puderem realizar (COVID 19).

Objetivos

OBJETIVOS

O objetivo deste projeto não é apenas fomentar as competências de leitura dos nossos alunos, mas também encontrar novas e inovadoras formas de tornar a atividade de leitura atraente para os nossos alunos. Consideramos que a leitura é uma competência básica para os nossos alunos, para ajudá-los a serem mais autónomos, autoconfiantes e criativos, enquanto os ajudamos no seu processo de maturidade. Isso é ainda mais importante na nossa sociedade atual, onde a maioria dos adolescentes passa grande parte do tempo com telmóveis, tablets e laptops, lendo textos de baixa qualidade.Os objetivos específicos que queremos alcançar são os seguintes:

1. A cooperação
- Incentivar a cooperação com outros países. A ênfase no multilinguismo fortalecerá todos
os trabalhos com os alunos e também entre os professores. Juntos somos mais fortes. "O
Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação ”servirá como um kit de ferramentas para workshops, aulas, clubes, conferências, escrita criativa, participação em blogues, autores locais/regionais, reuniões, imprensa local e outras ferramentas interativas, planos e avaliação do trabalho.
- Incentivar a cooperação interdisciplinar: o projeto visa principalmente desenvolver a cooperação entre
professores no mesmo estabelecimento e cooperação entre professores em diferentes estabelecimentos.
- Partilhar metodologias entre os diferentes países, para melhorar as práticas na forma como a
literatura é ensinada e encontrar inspiração no que acreditamos serem abordagens diferentes da língua no
ensino / aprendizagem.
- Fomentar a cooperação com a comunidade local
- Comparar sistemas escolares e boas práticas entre escolas parceiras
- Fortalecer o intercâmbio com nossos parceiros no ensino superior. Eles vão contribuir com
pesquisas, palestras e sugestões de métodos adequados para melhorar o nosso ensino / aprendizagem. Através de pesquisas, as escolas melhorarão as suas competências e a colaboração do projeto fará parte da pesquisa ou trocar-se-ão ideias para pesquisas futuras no campo do ensino / aprendizagem da literatura.

2. Promoção da literatura
- Aumentar a consciencialização sobre a importância da leitura, incentivar a criatividade e promover
a literatura europeia.
- Fazer os alunos pensarem sobre suas atitudes em relação à leitura.
- conhecer as características distintivas de seu país sobre a literatura
- Descobrir a literatura europeia e autores locais em cada país
- Desenvolver a leitura por prazer, ser um bom leitor
- O uso de novas tecnologias para uma abordagem moderna e inovadora da literatura é uma boa maneira de motivar os alunos a ler.

3 . Desenvolver competências linguísticas
- Ler romances em inglês, conhecendo os parceiros do projeto na vida real. Através das diferentes plataformas os alunos irão melhorar suas habilidades de linguagem.

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO

Todos os países participantes deste projeto colaboraram na sua conceção, verificando se as atividades, os objetivos e se a sua avaliação foram bem estruturados. Cada país será responsável pela organização e qualidade das atividades a serem realizadas pelos seus alunos, ao darem hospedagem e organizar uma mobilidade multinacional e pela implementação do projeto dentro da sua própria comunidade escolar. Da mesma forma, eles serão responsáveis pela segurança dos alunos que viajam e por informar os pais de todos os aspetos relativos aos seus filhos. Dentro do projeto distribuímos algumas tarefas entre os diferentes países – Suécia (país coordenador do projeto), Itália, Roménia, Portugal, Espanha e França:
- Os professores da equipa de Portugal serão responsáveis pela execução e atualização do blogue do projeto, enviando informações, etc.
- A equipa francesa supervisionará os aspetos formais do projeto, prazos, comunicação, etc.
- A equipa italiana cuidará da plataforma eTwinning, organizando e distribuindo as atividades.
- A equipa sueca executará a gestão geral do projeto: aplicativos, relatórios, etc.
- A equipa romena verifica a organização da Drive do projeto.
- E a equipa espanhola assumirá a análise e a elaboração dos questionários.
A boa cooperação e comunicação entre os parceiros será assegurada por meio de:
comunicação fluente, usando um grupo whatsapp e a plataforma eTwinning,
- partilhando a documentação do projeto usando uma pasta da Drive,
- distribuindo as tarefas entre os parceiros.
O nosso projeto baseia-se na ideia de integrar a leitura, a escrita e a expressão oral no processo de
ensino e aprendizagem de outras disciplinas. Nas atividades locais, realizadas com o apoio da parte de Gestão e Implementação de projetos, focaliza-nos-emos na integração das artes, do drama, das TIC e línguas estrangeiras.
Os professores de cada escola irão desenvolver e implementar atividades especiais de aprendizagem, endereçadas a alunos entre os 11-19 anos pertencentes a conceitos ou conteúdos específicos, importantes no processo de aprendizagem do público-alvo, sempre ancorados nos objetivos da ONU (ODS) e nas competências
de leitura e de escrita. Custos particulares que será apoiado com a parte da concessão "Gestão e implementação do projeto":
1) criar e executar o projeto comum no espaço duplo e publicar os resultados do projeto;
2) exposição dos alunos às criações existentes:
- viagens educativas sobre o tema estudado
- apresentações na escola: equipamento de áudio e / ou vídeo;
3) atividades criativas incluídas nos módulos e atividades de aprendizagem:
- materiais e ferramentas necessárias para os alunos realizarem atividades artísticas e digitais
4) organização de exposições, peças teatrais, etc. apresentando os resultados do trabalho dos alunos para todo a
comunidade educativa;
5) organização das reuniões do projeto:
6) divulgação, publicidade e promoção do projeto e seus resultados e materiais
necessários.
Todos esses custos serão verificados pelo administrador da escola, mantendo um registro de todas as despesas e
o saldo do orçamento. 

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

Um acentuado declínio no tempo gasto pelos nossos alunos lendo obras de qualidade literária está provado em diferentes estudos em toda a Europa. Atualmente, os jovens preferem gastar uma grande
parte do tempo interagindo com colegas usando redes sociais e dispositivos tecnológicos modernos
como telemóveis ou tablets. Este é um sinal dos nossos tempos que veio para ficar, e por causa disso
a nossa preocupação não deve ser impedi-los de fazê-lo. Preferimos usar esses mesmos gadgets
para promover a criatividade dos nossos alunos usando-os enquanto se comunica com alunos com interesses semelhantes mas de diferentes origens. No entanto, mesmo se tentarmos incorporar esses dispositivos, também conseguiremos que os nossos alunos estejam em contato com material de leitura de qualidade para melhorar as suas competências linguísticas enquanto se distraem com o uso dos seus telemóveis ao mesmo tempo. Dessa forma, os nossos alunos também conhecerão o
legado cultural europeu, comparando as diferenças e semelhanças entre os diferentes países.
Um objetivo que temos em mente é desenvolver a proficiência em TIC dos nossos alunos usando outras plataformas como etwinning, youtube, blogue - https://erasmustellmeastory.blogspot.com/ - cujo país responsável é Portugal (Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego) etc. Por meio destas ferramentas os nossos alunos terão a oportunidade de
comunicar com alunos de outros países usando o inglês como língua de interação, mas
também será possível que eles se comuniquem usando outros idiomas, como o francês, o português ou
o espanhol, idiomas que eles estudam como segunda língua nas suas escolas. E isso será
portanto nos momentos em que eles visitarão países onde esses idiomas são os nativos. Um dos nossos
objetivos será proporcionar aos nossos alunos acesso a escritores literários e obras de diferentes
origens e países, a fim de enriquecer as suas perspetivas e conhecimentos culturais de
âmbito europeu. Esse conhecimento ocorrerá visitando locais relacionados com escritores e literatos específicos, trabalhando ou realizando atividades em conjunto com alunos de outros países e, graças a isso à interação e intercâmbios culturais, o processo de maturidade de nossos alunos se desenvolverá. Outro importante objetivo será promover a criatividade dos nossos alunos, pedindo-lhes que realizem atividades nas quais terão de produzir um resultado relacionado com literatura, por si ou com a colaboração de outros parceiros.
Por exemplo, eles serão solicitados a:
- escrever uma história curta sobre um tópico contemporâneo;
- desenhar a capa de um livro;
- fazer apresentações diferentes: da cidade, escola, biblioteca da escola, livraria…;
- criar um marcador ou mascote e um logótipo para o projeto;
- iniciar um clube internacional de leitura;
- escrever um diário fingindo ser um escritor famoso;
- recomende livros favoritos para outros parceiros lerem;
- fazer uma interpretação pessoal de um evento atual;
- executar um esboço de teatro.

Atividades

ATIVIDADES

Para a apresentação das atividades, será feita uma preparação cuidadosa em todos os países, mediante:
- Reunião com todos os professores envolvidos no projeto, planeando e estudando todas as variáveis e detalhes que possam ser levados em consideração.
- Informar os alunos participantes e suas famílias sobre todos os aspetos da atividade.
- Pedir aos participantes que executem tarefas diferentes, a fim de se prepararem para a mobilidade, em
relação às apresentações a serem feitas no país anfitrião ou à documentação necessária para viajar e
participar da atividade, assim como permissões dos pais, posse de cartões de cidadão, etc.
Os participantes serão escolhidos de acordo com:
- o seu envolvimento nas atividades propostas e no projeto;
- a sua aceitação para receber alunos quando visitarem seu próprio país;
- as suas qualificações académicas em geral, e na língua estrangeira em particular;
- a sua realização no tempo e na forma das atividades propostas.
Apoiaremos os participantes:
- dando-lhes todo o apoio disponível e necessário, como por exemplo, sobre a atividade a apresentar;
- proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para realizar as tarefas propostas;
- ajudando-os a cumprir os aspetos formais do envolvimento no projeto, como é o caso da documentação;
- informando as suas famílias sobre os requisitos do projeto e as atividades a desenvolver.
A segurança dos participantes será garantida para:
- cuidar bem de todos os requisitos legais (viajar para o exterior, permissão de seguro de saúde)
- contratar seguros pessoais enquanto viajam e também pelo tempo gasto no exterior;
- verificar quaisquer circunstâncias pessoais, como alergias ou prescrições. 

Disciplinas

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

- Inglês (A1/A1+, A2)
- Literaturas/Língua Materna de cada país
- Ciências Naturais
- História
- Geografia
- Educação Visual
- Educação Tecnológica
- Tecnologias de Informação e Comunicação
- Educação Musical
- Clube de Escrita Criativa
- Clube das Ciências
- Clube LEAR
Outros:
- Bibliotecas do Agrupamento e Municipal
- UTAD e ESTGL

PARTICIPANTES
No caso dos projetos Erasmus+, KA2, os participantes são os alunos que, neste caso, serão aqueles que têm entre 11 e 17 anos de idade, do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego.
Para participarem nos encontros fora dos seus países, deslocar-se-ão sempre quatro (ou mais) alunos acompanhados por dois (ou mais) professores, de acordo com a disponibilidade financeira do projeto.
Os alunos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:
- possuírem o nível de proficiência em inglês, de acordo com o Quadro Comum Europeu das Línguas para estes níveis de ensino, A1 a A1+, A2;
- mostrar o melhor nível de proficiência apresentado oralmente e por escrito em inglês;
- cumprir com todas as tarefas que as escolas que integram o projeto decidirem desenvolver em tempo real ou online;
- estar inscrito na plataforma eTwinning e intervir atempadamente e sempre que houver atividades programadas pelo grupo de professores e de alunos dos países envolvidos;
- ter permissão para sair do país pelo seu Encarregado de Educação;
- aceitar ser recebido no país de acolhimento em casas de famílias e receber em sua casa aluno(a) europeu(europeia);
- revelar atitudes de interesse pela aprendizagem e respeito pelas regras do saber estar e de cidadania;
- revelar um comportamento exemplar.

  logoAELC hor 600

Agenda

junho 2024
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação