face  ins

quinta 28 março 2024
map-shadow

PROJETO ERASMUS+  KA2 "ECO Echo"

Projeto

PROJETO

O nome do nosso projeto é ECO Echo. Os países envolvidos são: Estónia (coordenador), Portugal, Espanha, Grécia e Turquia. As nossas preocupações são, essencialmente, ambientais e climáticas, reforçar o desenvolvimento de competências-chave, ambiente e alterações climáticas, saúde e bem-estar, cooperação internacional, relações internacionais e cooperação para o desenvolvimento. Acreditamos que as prioridades escolhidas no início do projeto estão intimamente ligadas aos objetivos e resultados que gostaríamos de alcançar.
Este projeto coincide com os objetivos da União Europeia em relação ás questões ambientais. No European Green Deal está escrito que um dos objetivos é “proteger a saúde e o bem-estar dos cidadãos dos riscos e impactos relacionados com o ambiente”.
Serve este projeto para nos reconciliar com a forma como consumimos e exploramos o nosso planeta. Foi esta uma das nossa motivações no sentido de ajudar as pessoas que estão envolvidas a desenvolver e a gerir o seu bem-estar educacional, físico e emocional.
Planeamos usar o método “the whole school approach” que permitirá envolver toda a comunidade escolar (alunos, professores, famílias) e reconhecerem o seu próprio estilo de vida saudável que poderá conduzir à tomada de consciência das questões globais e as suas consequências.

DURAÇÃO DO PROJETO
24 meses, a partir de 1 de setembro de 2020.

Objetivos

OBJETIVOS

1- Ajudar todos os participantes a proteger sua saúde e bem-estar dos riscos e impactos relacionados com o meio ambiente para desenvolver e gerir o seu bem-estar educacional, físico e emocional.
2- Consciencializar para o combate dos desafios ambientais.
3- Envolver o máximo de pessoas que pudermos nas atividades de ensino e formação e de aprendizagem.
4- Desenvolver conhecimento e consciência em relação às questões ambientais e de bem-estar.
5- Aprender novas competências para reforçar as competências-chave de alunos e professores.
6- Saber mais sobre os outros, a fim de comparar como diferentes pessoas e culturas estão a tentar alcançar os mesmos objetivos.

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO

Como o nosso principal grupo-alvo do projeto são alunos e professores, eles estarão ativamente envolvidos em todas as fases do projeto, organização das atividades e reuniões do projeto.
Alunos: A faixa etária dos alunos participantes é de 12 a 15 anos. Eles participarão ativamente em todas as atividades do projeto descritas na proposta do projeto. Os alunos irão preparar apresentações sobre a sua escola, cidade, país, sistema educacional, a importância das artes e da literatura na nossa vida, cidadania e literacia digital, experiências das suas atividades artísticas e literárias, etc. Eles serão responsáveis pela criação de recantos Erasmus na escola e envio de material produzido no Twinspace e na página web da escola Erasmus +. Ao participar ativamente de questionários de autoavaliação após cada LTTA, a eficácia de nosso projeto será testada regularmente. Eles serão incentivados a se envolver em todas as atividades realizadas para obter habilidades organizacionais e de resolução de problemas.
Professores: Eles são os organizadores das atividades do projeto junto com seus alunos. Irão, de acordo com a Agenda 2030, conceber as atividades do projeto e ajudar os seus alunos a adquirir as aptidões e competências listadas no projeto, bem como a aumentar as suas próprias competências e aptidões.
Pais: Eles colaborarão com a escola para ajudar nas atividades durante as reuniões do projeto para que façam parte dele. Eles ajudarão a promover o lado cultural durante os LTTA. Eles serão informados por professores em workshops e ajudarão com atividades de divulgação (brochuras, análises e anúncios). Os pais estarão envolvidos nas atividades do projeto, uma vez que os tópicos do projeto envolverão toda a vida dos alunos não apenas sua vida escolar. Além disso, os alunos receberão os seus colegas durante os LTTAs e os pais serão os principais apoiantes das atividades do nosso projeto.
As comunidades escolares irão participar através de seminários e workshops que iremos realizar, assim como especialistas na área da saúde, bem-estar e ambiente, uma vez que serão convidados a participar nos eventos do nosso seminário e visitar as nossas escolas durante os LTTs. Especialistas académicos serão convidados a ministrar seminários sobre questões ambientais, mudanças climáticas, bem-estar e/ou consumo. As autoridades locais serão informadas convidadas a participar dos eventos a serem realizados.

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

 - Construção de um website do projeto.
- Um vídeo de publicitação
- Uma coleção de mapas mentais, vídeos de entrevistas com colagens.
- Mapas das rotas históricas e ecológicas.
- Lembranças artesanais.
- Um canal do youtube promovendo os objetivos do projeto.
- Grupo FB proporcionando um público mais amplo.
- Consumidores mais esclarecidos.
- Pessoas mais integradas socialmente, alunos mais motivados, mais cidadãos capazes de neutralizar as mudanças climáticas e outros desafios ambientais.

Atividades

ATIVIDADES

Organizaremos intercâmbios de alunos de curto prazo em todas as escolas e países parceiros. Cada escola parceira selecionará os próprios alunos e professores. Os professores que participam no projeto são responsáveis por todo o tipo de atividades, incluindo organização e manutenção. Como a abordagem será da escola no seu todo, o apoio dos pais e das autoridades escolares/locais também é essencial. Antes destas atividades, estamos a planear organizar um trabalho preparatório e um evento de formação conjunta de curta duração durante o qual a plataforma eTwinning, o grupo FB, o website do projeto - https://erasmusecoecho2020.wixsite.com/meusite - cujo país responsável é Portugal (Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego) e o canal do Youtube serão criados e serão liderados durante todo o projeto e depois. Após cada fase do projeto iremos avaliar os nossos objetivos, avaliando os seguintes pontos: cronograma, qualidade, custo, satisfação dos participantes e desempenho dos alunos. Quanto à divulgação, haverá dois eventos de divulgação local a serem organizados por cada parceiro. A longo prazo, os participantes do projeto irão melhorar as aptidões e competências adquiridas. Gostaríamos que eles olhassem criticamente para o seu próprio estilo de vida e se tornassem cidadãos do mundo inteiro, responsáveis por questões globais, que estivessem prontos para reconciliar o seu estilo de vida com os desafios ambientais. Os resultados a mais longo prazo, depois de participar nas nossas atividades e promovê-las para um público mais vasto, todas as pessoas envolvidas no projeto serão cidadãos que podem proteger “a sua saúde e bem-estar dos riscos e impactos ambientais”.

Disciplinas

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

- Inglês (A1/A1+, A2)
- Ciências Naturais/Biologia
- História
- Geografia
- Educação Visual
- Educação Tecnológica
- Cidadania e Desenvolvimento
- Tecnologias de Informação e Comunicação
- Educação Musical
- Clube de Escrita Criativa
- Clube das Ciências
- Clube LEAR
Outros:
- Museu de Lamego
- Câmara Municipal de Lamego
- Museu da Máscara em Lalim
- UTAD e ESTGL

PARTICIPANTES
No caso dos projetos Erasmus+, KA229, os participantes são os alunos que, neste caso, serão aqueles que têm entre 12 e 15 anos de idade, do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego.
Para participarem nos encontros fora dos seus países, deslocar-se-ão sempre quatro (ou mais) alunos acompanhados por dois (ou mais) professores, de acordo com a disponibilidade financeira do projeto.
Os alunos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:
- possuírem o nível de proficiência em inglês, de acordo com o Quadro Europeu Comum das Línguas para estes níveis de ensino, A1 a A1+, A2;
- mostrar o melhor nível de proficiência apresentado oralmente e por escrito em inglês;
- cumprir com todas as tarefas que as escolas que integram o projeto decidirem desenvolver em tempo real ou online;
- estar inscrito na plataforma eTwinning e intervir atempadamente e sempre que houver atividades programadas pelo grupo de professores e de alunos dos países envolvidos;
- ter permissão para sair do país pelo seu Encarregado de Educação;
- aceitar ser recebido no país de acolhimento em casas de famílias e receber em sua casa aluno(a) europeu(europeia);
- revelar atitudes de interesse pela aprendizagem e respeito pelas regras do saber estar e de cidadania;
- revelar um comportamento exemplar.

  logoAELC hor 600

Agenda

setembro 2024
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação