face  ins

sexta 29 março 2024

Artigos

GABINETE DE APOIO AO ALUNO E FAMÍLIA (GAAF)

No âmbito do PNPSE, foi criado o Gabinete de Apoio ao Aluno e Família (GAAF), um espaço de acompanhamento dos alunos e família, que se encontram em risco social e/ou situação de desfavorecimento socioeconómico, bem como potenciar a sua capacitação e autonomia para que sejam sujeitos ativos no seu projeto de vida.

Projeto

PROJETO

O GAAF, Gabinete de Apoio ao Aluno e Família tem como principais objetivos: prevenir/combater situações de absentismo, abandono e insucesso escolar; promover o envolvimento parental no percurso escolar do aluno; prevenir/sinalizar situações de risco; fomentar o trabalho articulado entre serviços da comunidade escolar e a rede de parceiros; colaborar com as estruturas diretivas do agrupamento na identificação e definição de estratégias de intervenção.
A função da Assistente Social no Agrupamento de Escolas Latino Coelho, visa sobretudo promover a relação entre a escola, a família e a comunidade assim como atenuar ou prevenir situações de risco como o abandono e/o absentismo escolar e acompanhar alunos com dificuldades económicas e em risco de exclusão social, entre outros indicadores de colaborar com as estruturas diretivas do agrupamento na identificação e definição de estratégias de intervenção. 

Medida: Criação de um Gabinete de Apoio ao Aluno e Família

Nome do Agrupamento: Agrupamento de Escola Latino Coelho, Lamego

Destinatários: Comunidade Educativa e a famílias

Técnico Especializado: Arlete Maria Correia Gomes, Assistente Social

Intervenção

INTERVENÇÃO DA ASSISTENTE SOCIAL

A intervenção social em contexto escolar, com indivíduos em vulnerabilidade, debate-se com um contraste de realidades sociais, que por vezes contribui para o afastamento dos seus atores sociais. Neste sentido, a Assistente Social pretende com o seu trabalho, mediar as diferenças culturais, fomentando o respeito e o direito à diferença, fazendo da parceria base de intervenção. É desta forma que se procura, continuamente, um envolvimento efetivo capaz de potenciar o sucesso educativo e social dos alunos e seus familiares.
A intervenção da Assistente Social centra-se no objetivo de promover o direito ao ensino e debelar as situações que obstaculizem a frequência das atividades letivas, realizando contactos diretos com o aluno e com os encarregados de educação, muitas vezes na presença do diretor de turma, por forma a identificar os fatores de desmotivação em contexto escolar e identificar os possíveis fatores familiares e socioeconómicos que contribuam para a situação escolar em que se encontram.
A intervenção desenvolve-se em dois níveis: a dimensão micro, o acompanhamento social dos casos que se traduz no contacto com as famílias e alunos e a equipa dos técnicos especializados: as psicólogas, a assistente social, os professores, a terapeuta da fala e a direção. A dimensão meso, a articulação com os parceiros locais da comunidade envolvente.
O seguinte esquema norteia em que consiste a intervenção.

arlete

Atividades

ATIVIDADES EDUCATIVAS/INFORMATIVAS

Prospeto
Criação e divulgação de um prospeto explicativo das funções da Assistente Social, bem como do GAAF, Gabinete de Apoio ao aluno e família.
A criação deste prospeto tem como objetivo identificar o gabinete, missão, a quem se destina, os objetivos, o local, horário e contactos do Gabinete.

Distribuição do leite escolar durante a pausa letiva extraordinária
Durante a pausa letiva extraordinária devido à situação pandémica, e no cumprimento das orientações recebidas sobre a distribuição do leite escolar às crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo, durante a suspensão das atividades letivas, a Assistente Social colaborou com o Agrupamento de Escolas Latino Coelho, na elaboração de cabazes e entrega do leite escolar correspondente a cada aluno. A Assistente Social colaborou ainda, com a elaboração de uma notícia da ação divulgada na página do Agrupamento de Escolas.

Folheto pausa letiva extraordinária
Durante a pausa letiva extraordinária devido á situação pandémica, foi elaborado pela Assistente Social do Agrupamento um folheto educativo para os alunos, com o objetivo de os sensibilizar para a necessidade de não perderem o foco nas atividades letivas, uma vez que esta interrupção não estava prevista.

Sessão sobre os apoios Sociais no ensino Superior
A educação e o ensino superior, em particular, constituem elementos chave para o desenvolvimento pessoal e social. Daí a importância de um sistema de apoios sociais que permita a todos os cidadãos, independentemente da sua origem socioeconómica, ter a oportunidade de usufruir dos seus múltiplos benefícios. Neste sentido a Assistente Social do Gabinete de Apoio ao Aluno, realizou uma ação concretizando um documento onde informa sobre os apoios sociais no Ensino Superior.

Ação Técnicas Ativas de Procura de Emprego
No âmbito da ação de procura ativa de emprego, o GAAF, Gabinete de Apoio ao Aluno e Família, do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, dinamizou uma ação formativa de técnicas ativas de Emprego, em parceria com o Gabinete de Inserção Social (GIP).
Esta sessões destinam-se a formandos finalistas do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia e do curso de Educação e Formação de Adultos que pretendem aprofundar as diferentes técnicas de procura ativa de emprego, em particular o desenvolvimento de competências e atitudes empreendedoras face à procura de emprego, tendo como oradora a técnica do GIP, Dr.ª Mara Cardoso.
Com esta ação visamos proporcionar um espaço de partilha, num contexto descontraído, refletir sobre o mundo do trabalho e técnicas disponíveis para a procura ativa de emprego.

Apoios Sociais Escolares e Prova Escolar
A Acão Social Escolar é uma das principais medidas de apoios às famílias, que visa comparticipar nas despesas escolares de alunos pertencentes a famílias com baixos recursos, objetivando a exclusão social e o abandono escolar, promovendo a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino. Para o efeito, inclui medidas que passam pela comparticipação económica destinada, nomeadamente, à alimentação, aquisição de material escolar, visitas de estudo, subsídio de transporte, suplementação alimentar e bolsas de mérito. Neste sentido, a Assistente Social do Agrupamento de Escolas Latino Coelho realizou um guia prático, onde informa de todos estes apoios. Neste guia menciona ainda, a Prova Escolar, onde discrimina o que é, como se realiza, para que serve, datas limite de submissão e quem tem que a fazer.

  logoAELC hor 600

Agenda

janeiro 2021
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação