face  ins

quinta 28 março 2024
map-shadow

PROJETO ERASMUS+  KA2 "TRAS LOS RASTROS DE MITOS EN LA OSCURID@D DE HISTORIA"

Cód. do projeto 2019-1-PL01-KA229-065834_4

Projeto

PROJETO

No projeto eTwinning “Tras los rastros de mitos en la oscuridi@d de historia”, os discentes entram em contacto com alunos de outros países com o objetivo de refletir sobre a mitologia como una magnífica explicação do sentido da vida e da existência. A mitologia é um tema totalmente moderno porque não podemos viver sem mitos. Esses mitos oferecem-nos um sentido de identidade, de pertença, permitindo-nos saber quem somos.
Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos têm a oportunidade de interagir com idiomas estrangeiros, sobretudo a língua de Cervantes (o Espanhol é a língua de trabalho do Projeto) melhorando tanto as suas competências linguísticas como as sus capacidades sociais e pensamento crítico. Finalmente, graças à criação de alguns produtos digitais, os alunos podem adquirir novas competências digitais e autonomia na aprendizagem.
Temáticas mais importantes:
- Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras;
- Património/Herança cultural (Mitos);
- TIC -Novas tecnologias -Competência digital;
- Partilha de práticas pedagógicas. 

DURAÇÃO DO PROJETO
24 meses

PLATAFORMA ETWINNING
https://twinspace.etwinning.net/84365/home

Objetivos

OBJETIVOS

Objetivos específicos do projeto:
- Conhecer as mitologias do mundo, o seu papel na criação do património cultural e a evolução ao longo da história, na arte e na literatura;
- Salvar do esquecimento as várias mitologias;
- Desenvolver argumentos sobre a moralidade das decisões de um herói mítico;
- Melhorar a competência linguística em língua espanhola, inglesa e línguas nativas dos alunos;
- Desenvolver a destreza da expressão oral e escrita;
- Fortalecer as competências dos discentes na utilização das novas tecnologias e das ferramentas informáticas;
- Aumentar a motivação na aprendizagem graças ao contacto com materiais literários autênticos;
- Promover a participação ativa dos alunos e a sua autonomia na aprendizagem de línguas estrangeiras;
- Fomentar a colaboração entre os diferentes centros escolares,
- Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico;
- Contar uma história e criar una história digital;
- Internacionalizar as escolas, estabelecendo contactos e relações de colaboração duradouros. 

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO

Etapas de trabalho:
1-Introdução. Apresentação. Criação de perfil no TwinSpace. Foto de grupo. Elaboração de normas e uso do TwinSpace. Uso de fóruns com o objetivo de incentivar o diálogo e o debate: conhecimento dos colegas.
2-Distribuição dos alunos em grupos muito reduzidos e supranacionais. Através da exploração de material literário, os grupos escolhem um mito, manifestando as suas preferências pessoais nos fóruns, escolhendo as equipas, usando também o chat ou as videoconferências.
3-Cada equipa, através de diversas ferramentas colaborativas (Learning apps, Emaze, Scratch, Timeline, Mindvector etc. ), investiga o mito, prepara vários produtos sobre heróis mitológicos.
4-Oficina de guião cinematográfico e seleção de várias técnicas cinematográficas (imagens, vídeos, áudios, animação fotograma) para apresentar o mito selecionado por cada grupo.
5-Realização de narrativas digitais sobre mitos, em grupo, e posterior apresentação.
7-Miniconcurso de narrativas digitais.
8-Avaliação final.
As direções das escolas do Projeto terão acesso ao projeto eTwinning para supervisionar a planificação e o cumprimento das atividades propostas. 

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

- Criação de narrativas digitais sobre mitos;
- Criação de vários produtos como árvores genealógicas, histórias em vinhetas, provas, diários, etc....);
- Visitas guiadas mitológicas (virtuais e presenciais);
- Aperfeiçoamento da competência linguística e do uso das TIC;
- Publicação no TwinSpace dos produtos realizados em equipas internacionais.

Atividades

ATIVIDADES

Tarefas principais:
P1
- Criação das equipas nacionais Erasmus (professores e alunos);
- Apresentação do Projeto à Comunidade Educativa;
- Realização de videoconferências entre parceiros para início dos trabalhos;
- Preparação de concurso para escolha de logotipo;
- Organização das tarefas na plataforma eTwinning.
C1
- Mobilidade de professores (Portugal): formação em “Ferramentas digitais no ensino de mitos na aula de língua estrangeira”.
P2
- Programação de atividades usando a ferramenta “Timetoaster”;
- Alunos e professores usam os fóruns para discutir a criação de documentos (infografias, pósteres). Os alunos sobem para a plataforma TwinSpace fotos de grupo e apresentações individuais através de “avatars”.
- Através das aplicações “Bubble” ou “Mindmeister”, os alunos criam questionários sobre mitologia e estabelecem comparações com as suas vidas pessoais.
P3
- Os alunos leem mitologias gregas e romanas, simplificando e adaptando o vocabulário, criando depois uma representação gráfica dos acontecimentos e do processo de trabalho através da aplicação “RWT Timeline”.
C2
- Realização de trabalhos sobre Mitologia Grega e Romana.
P4
- Os alunos trabalham a lenda de “Don Juan”. Adaptação do mito para teatro pelos alunos franceses.
C3
- Trabalhos sobre “Mitos Tradicionais na Sociedade Moderna”.
P5
- Os alunos que participam nas mobilidades a Itália e França preparam apresentações teatrais e partilham os seus conhecimentos com a comunidade educativa; criam histórias digitais baseadas nas suas novas aprendizagens; e avaliam as atividades realizadas até ao momento.
P6
- Nas aulas de Espanhol, os alunos discutem as figuras mitológicas na literatura e na arte modernas.
P7
- Os alunos investigam a coleção fraseológica derivada das mitologias estudadas e constroem um dicionário online de palavras mitológicas usando o site “voicethread.com”. Os discentes preparam ainda a apresentação de livros, filmes ou canções nacionais baseados ou contendo histórias mitológicas, através de “Prezzi” ou “Emaze”.
P8
- Comemoração da Hispanidade ou Dia de Colombo, com o objetivo de enobrecer a importância da língua e cultura espanholas no mundo.
Os docentes fazem um evento na plataforma eTwinning, para esta atividade, convidando outras escolas a participar e colaborar.
C4
- Trabalhos sobre “Mitologia na arte, música, língua e literatura”: construção de um guião.
P9
- Os discentes investigam respostas para questões sobre mitos, com o objetivo da criação de diários sobre personagens mitológicas, usando a aplicação “Flipgrid”.
C5
- Trabalhos sobre Mitologia Lusitana.
P10
- Os discentes partilham com a comunidade educativa experiências e conhecimentos adquiridos nas mobilidades a Espanha e Portugal. Os alunos trabalham em grupos nacionais com o objetivo de preparar uma história digital sob a forma de banda desenhada.
P11
- Usando a aplicação “Animoto”, os alunos constroem, com as suas fotos e vídeos, um filme sobre as suas experiências na mobilidade a Portugal ou outros países.
P12
- Visitas virtuais a locais mitológicos. Comemoração do Dia do Livro e do Autor.
C6
- Trabalhos sobre mitologia norueguesa.
P13
- Trabalhos em grupos nacionais para preparação de guiões de visitas virtuais; criação de uma história digital baseada nos mitos preferidos dos discentes.
C7
- Trabalhos sobre mitologia eslava.
P14
- Comemoração do Dia da Línguas.
P15
- Avaliação e relatório finais, através de questionários e encontro online (apresentação e avaliação de trabalhos dos alunos). Resultados finais.

Disciplinas

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

Nas atividades do projeto estarão envolvidos diretamente mais de 200 alunos entre os 14 e os 18 anos de idade. Todos participarão nas atividades, porque estas estarão integradas nas planificações das escolas envolvidas. Os alunos participarão nas atividades do projeto no TwinSpace e nos seis intercâmbios. Cerca de 4000 estudantes serão beneficiados indiretamente, assistindo aos eventos e atos; terão acesso aos resultados obtidos pelo projeto e terão a possibilidade de aproveitálos para a sua própria aprendizagem.
Mais de 20 docentes participarão diretamente no projeto, dinamizando os trabalhos e assessorando os alunos. Farão parte do projeto professores de diferentes disciplinas, desta forma, podemos potenciar os efeitos dos trabalhos e os resultados terão maior qualidade.
Aproximadamente 200 professores serão beneficiados indiretamente: durante os eventos e encontros terão a oportunidade de conhecer colegas das escolas do projeto, conhecendo os seus sistemas educativos. Terão também acesso aos resultados e produtos do projeto.
Poderão observar e avaliar a implicação dos métodos e recursos inovadores durante as aulas de portas abertas.
As direções serão parte ativa nas atividades de controlo, avaliação e reconhecimento dos resultados obtidos, apoiando os participantes relativamente à logística e organização. Aproximadamente 20 diretores e equipas diretivas estarão envolvidos no projeto.
Cerca de 40 famílias participarão diretamente, acolhendo em suas casas os alunos de outros países. As famílias que não participem diretamente conhecerão o projeto durante as reuniões de Pais/EE, nas Jornadas de “Puertas Abiertas” e nas páginas web das escolas. Assim esperamos reforçar a repercussão e dar mais projeção às escolas.
Uma vez que o projeto se baseia numa abordagem multidisciplinar e interdisciplinar e que o mesmo se encontra a ser implementado ao nível do Conselho de Turma, em 6 turmas do Ensino Secundário (10.º C, D e F e 11.º A, C e E) que têm em comum a disciplina de Espanhol, todas as disciplinas do currículo das respetivas turmas participantes poderão dar o seu contributo, a saber: Espanhol, Filosofia, Cidadania, História, Português, Matemática, Geografia, Biologia, Desenho.

Seleção de participantes
Critérios de seleção para os professores:
- Ser detentor de formação em eTwinning;
- Equilíbrio entre os professores com / sem experiência em projetos europeus;
- Implicação em processos de inovação;
- Domínio da língua de trabalho;
-Relação entre as necessidades detetadas na escola e as mobilidades propostas.

Critérios de seleção para alunos:
A seleção de alunos para as mobilidades será da responsabilidade de cada escola que criará a sua Comissão de Seleção. O processo de seleção será equitativo, transparente e documentado com:
- Reunião de apresentação do Projeto Erasmus KA229;
- Aceitação das condições de participação no Projeto Erasmus KA229;
- Avaliação obtida na Carta de Motivação apresentada no âmbito do Projeto Erasmus KA229;
- Entrevista aos candidatos.
Considerar-se-á o perfil, o compromisso assumido, a participação prévia no projeto eTwinning, tendo sempre em consideração as dificuldades de índole económica, social ou física. 

  logoAELC hor 600

Agenda

março 2022
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação