face  ins

quinta 25 abril 2024

Artigos

vea 01

No passado dia 16 de fevereiro, as turmas A, B, D, E, G e H do 9.º ano saíram da Escola Secundária de Latino Coelho, rumo a Aveiro e Ílhavo, para efetuarem uma visita guiada ao Museu Maritimo de Ílhavo e Visitarem a Fábrica Ciência Viva em Aveiro. No total eram 129 alunos e os professores: Teresa Faustino, Carlos Almeida, Luísa
Oliveira, Marina Valle, Isabel Saavedra, Maria Isabel Saavedra, Maria Adélia Queijo, Súzel Reis, Salete Cabral, ílvia Assunção, Elisabete Franco, Jorge Caridade mais assistente operacional, D. Cecilia Martinho.
No Museu Marítimo de Ílhavo puderam efetuar a Visita intitulada Bacalhau um Peixe com Cabeça. Nesta visita guiada foi dado a conhecer aos alunos como era a vida dos marinheiros que partiam para as água distantes do nosso país em busca da pesca do Bacalhau. Para além de documentos fotográficos e escritos que relatavam a vida e faina dos marinheiros. Os alunos puderam entar dentro de uma embarcação construída dentro do Museu à escala real, onde tiveram a oportuniudade de aprender as diferentes fases pelas quais passava o Bacalhau depois de pescado até estar pronto para ser salgado, tudo isto passado dentro da embarcação.
Poderam ainda observar algumas das rotinas diárias que ocorriam dentro da embarcação. Foi com curiosidade que os alunos observaram que a pesca do Bacalhau era feita em embarcações de 5 metros, denominada de Dóris manobrada apenas por um marinheiro, o qual só regressava à embarcação no final do dia depois da faina concluída. Puderam ainda observar um aquário que continha vários bacalhaus, tendo sido explicado aos alunos as particularidades deste peixe.
Na fábrica Ciência Viva os alunos puderam envolver-se em tarefas mais práticas organizadas por temáticas a saber: Holografia 3 D; Cozinha Plasticina Condutora; Oficina de Robôs; Laboratório Pós sob investigação. Em cada uma destas "Salas" os alunos tiveram a oportunidade de experiênciar várias atividades, devidamente orientadas. No" Laboratório Pós sob Investigação" os alunos tiveram que, recorrendo as reagentes químicos descobrir qual dos vários suspeitos que tinham cometido um assalto estava a mentir; Na "Oficina de Robôs" os alunos tiveram a oportunidade de construir, com legos, um robô, seguindo as indicações que o computador lhes dava e no final ligavam essa construção ao computador e ele inciava a realização de movimentos. Na sala da "Holografia 3D", foi explicado aos alunos o que era uma Holografia, qual o processo que se utilizada para a sua realização e no final cada grupo pode construir a sua holografia, a qual trouxeram para casa. No atelier "Cozinha Plasticina Condutora" os alunos poderam fazer a sua própria plasticina e construir vários circuitos elétricos.

  logoAELC hor 600

Agenda

abril 2024
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação