face  ins

sexta 20 setembro 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
ALTERAÇÕES/AJUSTES NOS HORÁRIOS PARA O ANO LETIVO 24/25 12-09-2024
Informa-se toda a comunidade educativa que os...
OFERTAS DE EMPREGO (M/F) 03-09-2024
Informam-se todos os interessados que, nos...
RECEÇÃO E INÍCIO DAS ATIVIDADES LETIVAS 24/25 09-09-2024
Informa-se toda a comunidade educativa que a...
NOTA DE PESAR PELOS MILITARES DA GNR FALECIDOS 31-08-2024
O Agrupamento de Escolas Latino Coelho,...
LEVANTAMENTO DE MANUAIS ESCOLARES 24/25 30-08-2024
Informa-se toda a comunidade educativa que o...
PESAR PELO FALECIMENTO DA PROFESSORA CLARISSE PROENÇA 22-08-2024
É com grande pesar que a Comunidade...
ENTREGA DE MANUAIS ESCOLARES 2024/2025 12-08-2024
Informa-se toda a comunidade educativa que os...
ESCOLAS DO AGRUPAMENTO ENCERRAM DE 19 A 23 AGOSTO 08-08-2024
Informa-se toda a comunidade educativa que,...

KA 2 - ECO Echo

PROJETO ERASMUS+  KA2 "ECO Echo"

Projeto

PROJETO

O nome do nosso projeto é ECO Echo. Os países envolvidos são: Estónia (coordenador), Portugal, Espanha, Grécia e Turquia. As nossas preocupações são, essencialmente, ambientais e climáticas, reforçar o desenvolvimento de competências-chave, ambiente e alterações climáticas, saúde e bem-estar, cooperação internacional, relações internacionais e cooperação para o desenvolvimento. Acreditamos que as prioridades escolhidas no início do projeto estão intimamente ligadas aos objetivos e resultados que gostaríamos de alcançar.
Este projeto coincide com os objetivos da União Europeia em relação ás questões ambientais. No European Green Deal está escrito que um dos objetivos é “proteger a saúde e o bem-estar dos cidadãos dos riscos e impactos relacionados com o ambiente”.
Serve este projeto para nos reconciliar com a forma como consumimos e exploramos o nosso planeta. Foi esta uma das nossa motivações no sentido de ajudar as pessoas que estão envolvidas a desenvolver e a gerir o seu bem-estar educacional, físico e emocional.
Planeamos usar o método “the whole school approach” que permitirá envolver toda a comunidade escolar (alunos, professores, famílias) e reconhecerem o seu próprio estilo de vida saudável que poderá conduzir à tomada de consciência das questões globais e as suas consequências.

DURAÇÃO DO PROJETO
24 meses, a partir de 1 de setembro de 2020.

Objetivos

OBJETIVOS

1- Ajudar todos os participantes a proteger sua saúde e bem-estar dos riscos e impactos relacionados com o meio ambiente para desenvolver e gerir o seu bem-estar educacional, físico e emocional.
2- Consciencializar para o combate dos desafios ambientais.
3- Envolver o máximo de pessoas que pudermos nas atividades de ensino e formação e de aprendizagem.
4- Desenvolver conhecimento e consciência em relação às questões ambientais e de bem-estar.
5- Aprender novas competências para reforçar as competências-chave de alunos e professores.
6- Saber mais sobre os outros, a fim de comparar como diferentes pessoas e culturas estão a tentar alcançar os mesmos objetivos.

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO

Como o nosso principal grupo-alvo do projeto são alunos e professores, eles estarão ativamente envolvidos em todas as fases do projeto, organização das atividades e reuniões do projeto.
Alunos: A faixa etária dos alunos participantes é de 12 a 15 anos. Eles participarão ativamente em todas as atividades do projeto descritas na proposta do projeto. Os alunos irão preparar apresentações sobre a sua escola, cidade, país, sistema educacional, a importância das artes e da literatura na nossa vida, cidadania e literacia digital, experiências das suas atividades artísticas e literárias, etc. Eles serão responsáveis pela criação de recantos Erasmus na escola e envio de material produzido no Twinspace e na página web da escola Erasmus +. Ao participar ativamente de questionários de autoavaliação após cada LTTA, a eficácia de nosso projeto será testada regularmente. Eles serão incentivados a se envolver em todas as atividades realizadas para obter habilidades organizacionais e de resolução de problemas.
Professores: Eles são os organizadores das atividades do projeto junto com seus alunos. Irão, de acordo com a Agenda 2030, conceber as atividades do projeto e ajudar os seus alunos a adquirir as aptidões e competências listadas no projeto, bem como a aumentar as suas próprias competências e aptidões.
Pais: Eles colaborarão com a escola para ajudar nas atividades durante as reuniões do projeto para que façam parte dele. Eles ajudarão a promover o lado cultural durante os LTTA. Eles serão informados por professores em workshops e ajudarão com atividades de divulgação (brochuras, análises e anúncios). Os pais estarão envolvidos nas atividades do projeto, uma vez que os tópicos do projeto envolverão toda a vida dos alunos não apenas sua vida escolar. Além disso, os alunos receberão os seus colegas durante os LTTAs e os pais serão os principais apoiantes das atividades do nosso projeto.
As comunidades escolares irão participar através de seminários e workshops que iremos realizar, assim como especialistas na área da saúde, bem-estar e ambiente, uma vez que serão convidados a participar nos eventos do nosso seminário e visitar as nossas escolas durante os LTTs. Especialistas académicos serão convidados a ministrar seminários sobre questões ambientais, mudanças climáticas, bem-estar e/ou consumo. As autoridades locais serão informadas convidadas a participar dos eventos a serem realizados.

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

 - Construção de um website do projeto.
- Um vídeo de publicitação
- Uma coleção de mapas mentais, vídeos de entrevistas com colagens.
- Mapas das rotas históricas e ecológicas.
- Lembranças artesanais.
- Um canal do youtube promovendo os objetivos do projeto.
- Grupo FB proporcionando um público mais amplo.
- Consumidores mais esclarecidos.
- Pessoas mais integradas socialmente, alunos mais motivados, mais cidadãos capazes de neutralizar as mudanças climáticas e outros desafios ambientais.

Atividades

ATIVIDADES

Organizaremos intercâmbios de alunos de curto prazo em todas as escolas e países parceiros. Cada escola parceira selecionará os próprios alunos e professores. Os professores que participam no projeto são responsáveis por todo o tipo de atividades, incluindo organização e manutenção. Como a abordagem será da escola no seu todo, o apoio dos pais e das autoridades escolares/locais também é essencial. Antes destas atividades, estamos a planear organizar um trabalho preparatório e um evento de formação conjunta de curta duração durante o qual a plataforma eTwinning, o grupo FB, o website do projeto - https://erasmusecoecho2020.wixsite.com/meusite - cujo país responsável é Portugal (Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego) e o canal do Youtube serão criados e serão liderados durante todo o projeto e depois. Após cada fase do projeto iremos avaliar os nossos objetivos, avaliando os seguintes pontos: cronograma, qualidade, custo, satisfação dos participantes e desempenho dos alunos. Quanto à divulgação, haverá dois eventos de divulgação local a serem organizados por cada parceiro. A longo prazo, os participantes do projeto irão melhorar as aptidões e competências adquiridas. Gostaríamos que eles olhassem criticamente para o seu próprio estilo de vida e se tornassem cidadãos do mundo inteiro, responsáveis por questões globais, que estivessem prontos para reconciliar o seu estilo de vida com os desafios ambientais. Os resultados a mais longo prazo, depois de participar nas nossas atividades e promovê-las para um público mais vasto, todas as pessoas envolvidas no projeto serão cidadãos que podem proteger “a sua saúde e bem-estar dos riscos e impactos ambientais”.

Disciplinas

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

- Inglês (A1/A1+, A2)
- Ciências Naturais/Biologia
- História
- Geografia
- Educação Visual
- Educação Tecnológica
- Cidadania e Desenvolvimento
- Tecnologias de Informação e Comunicação
- Educação Musical
- Clube de Escrita Criativa
- Clube das Ciências
- Clube LEAR
Outros:
- Museu de Lamego
- Câmara Municipal de Lamego
- Museu da Máscara em Lalim
- UTAD e ESTGL

PARTICIPANTES
No caso dos projetos Erasmus+, KA229, os participantes são os alunos que, neste caso, serão aqueles que têm entre 12 e 15 anos de idade, do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego.
Para participarem nos encontros fora dos seus países, deslocar-se-ão sempre quatro (ou mais) alunos acompanhados por dois (ou mais) professores, de acordo com a disponibilidade financeira do projeto.
Os alunos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:
- possuírem o nível de proficiência em inglês, de acordo com o Quadro Europeu Comum das Línguas para estes níveis de ensino, A1 a A1+, A2;
- mostrar o melhor nível de proficiência apresentado oralmente e por escrito em inglês;
- cumprir com todas as tarefas que as escolas que integram o projeto decidirem desenvolver em tempo real ou online;
- estar inscrito na plataforma eTwinning e intervir atempadamente e sempre que houver atividades programadas pelo grupo de professores e de alunos dos países envolvidos;
- ter permissão para sair do país pelo seu Encarregado de Educação;
- aceitar ser recebido no país de acolhimento em casas de famílias e receber em sua casa aluno(a) europeu(europeia);
- revelar atitudes de interesse pela aprendizagem e respeito pelas regras do saber estar e de cidadania;
- revelar um comportamento exemplar.

KA 2 - Paseando entre estatuas

PROJETO ERASMUS+  KA2 "PASEANDO  ENTRE ESTATUTAS"
Cód. do projeto 2020-1-ES01-KA229-082251_3

Projeto

PROJETO

O projeto eTwinning “Paseando entre estatuas”, parte destas ideias: no nosso dia a dia, passeamos pelas cidades em que vivemos sem perceber que, à nossa volta, homens e mulheres construíram a sua história.
Realizamos esses passeios como uma forma de evasão ou simplesmente de forma rotineira, para realizarmos as nossas tarefas
diárias, mas as ruas das cidades albergam muito mais do que edifícios ou esculturas que fazem parte da nossa cultura e que nos remetem a diferentes épocas da história.
As línguas de comunicação escolhidas são o inglês e o espanhol, pois vamos desenvolver atividades nas duas línguas para que possamos promover a aprendizagem integrada de conteúdos e idiomas. Isto permitir-nos-á conhecer o património cultural, social e ambiental etrabalhar, ao mesmo tempo, a questão da participação democrática.
A utilização do TwinSpace permitirá melhorar as competênciasdigitais através de atividades colaborativas.
Temáticas mais importantes:
• Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras;
• Património/Herança cultural;
• TIC -Novas tecnologias -Competência digital;
• Partilha de práticas pedagógicas. 

DURAÇÃO DO PROJETO
24 meses

PLATAFORMA ETWINNING
https://twinspace.etwinning.net/134647/home

Objetivos

OBJETIVOS

Objetivos específicos do projeto:
- Conhecer o património histórico das cidades, de forma lúdica e através do desenvolvimento de conteúdos curriculares;
- Utilizar as TIC ao longo de todo o processo e para realizar o produto final;
- Melhorar a comunicação oral através da língua estrangeira;
- Desenvolver trabalho colaborativo;
- Fortalecer as competências dos discentes na utilização das novas tecnologias e das ferramentas informáticas;
- Promover a participação ativa dos alunos e a sua autonomia na aprendizagem de línguas estrangeiras;
- Fomentar a colaboração entre os diferentes centros escolares,
- Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico;
- Internacionalizar as escolas, estabelecendo contactos e relações de colaboração duradouros. 

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO

Etapas de trabalho:
1-Apresentação dos participantes.
2-Apresentação das escolas.
3-Criação e seleção do logótipo do projeto.
4-Pesquisa de informação e apresentação dos lugares e monumentos principais de cada cidade.
5- Pesquisa de informação e apresentação das festas mais emblemáticas de cada cidade.
6-Realização de tarefas relativas aos objetivos específicos do projeto.
7-Compilação dos materiais/produtos de aprendizagem.
8-Avaliação do projeto.
As direções das escolas do Projeto terão acesso ao projeto eTwinning para supervisionar a planificação e o cumprimento das atividades propostas 

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

- Realização de um plano de colaboração interdisciplinar entre todosos departamentos didáticos das escola na elaboração do projeto;
- Fomento da colaboração entre escolas mediante o uso de ferramentas TIC (para a comunicação entre escolas, alunos e
professores e para o desenvolvimento dos materiais).
- Criação de uma metodologia de trabalho para a seleção crítica de informações relevantes.
- Valorização dos homens e mulheres que foram relevantes na história e entender porque a sua imagem ou de alguma das suas  obras está presente na cidade.
- Preparação dos encontros nas escolas com atividades abertas à comunidade em geral e aos meios de comunicação, para dar
relevância e difusão, e apresentação das mesmas às autoridades locais e regionais.
- Projeto final: realização de um guia das cidades, no qual se evidenciem as principais esculturas trabalhadas, assim como o
património histórico da cidade. Esses guias serão o recurso que nos permitirá aproximar-nos ao conhecimento da história de cada uma das cidades, realçando a localização das esculturas dentro do plano. 

Atividades

ATIVIDADES

Tarefas principais:
P1
- Todas as escolas estabelecem contacto através da plataforma eTwinning;
- Definição de diferentes datas ao longo do mês para concretizar as  diferentes atividades a realizar no encontro;
- Seleção de professores de cada escola que participarão no encontro,
C1
- Reunião de coordenadores do projeto.
P3
Atividades prévias ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos em Lamego (Portugal):
- Comunicação às famílias sobre os métodos de seleção dos alunos para participarem no projeto.
- Realização de provas de seleção dos alunos que participarão no encontro em Portugal.
- Os professores comunicarão às famílias os alunos selecionados.
Selecionam-se os professores que que participarão no encontro em Portugal.
P2
Atividades posteriores ao evento conjunto de formação de curta duração para professores, em Lamego (Portugal):
- Os professores informarão o resto do corpo docente sobre as atividades e decisões tomadas, para difundir a informação. É
importante que esteja aqui presente o corpo docente.
- Ao mesmo tempo, encarregam-se de ir atualizando a plataforma Twinspace com as atividades realizadas.
P4
Atividades prévias à mobilidade em Portugal:
- Contacto entre os alunos selecionados para participar no encontro de Portugal. Planeamento e preparação das atividades a desenvolver no encontro. Partilha entre professores sobre o estado do projeto (eTwinning).
- Aprendizagem colaborativa e cooperativa, em cada escola, sobre o escritor Fausto Guedes Teixeira e o Bispo de Lamego D. Miguel de Portugal (Twinspace). Reflexão: Quem são estas personalidades? Que fizeram de relevante na vida? Porque devemos conhecer as suas vidas e obras?
- Atividades (Twinspace): Criação de um vídeo sobre Fausto Guedes Teixeira e o Bispo de Lamego D. Miguel de Portugal (perguntas). Gravação da leitura do poema “Cruzeiro do Sul”, do escritor Fausto Guedes Teixeira. Tradução do poema “Cruzeiro do Sul” paras as línguas maternas dos participantes. Criação de uma videoconferência para responder, online. Questionário criado pela escola portuguesa, sobre as duas personalidades.
P5
Atividades prévias ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Lamego (Portugal):
- Continuar o contacto dos alunos e professores que vão participar no encontro de Portugal através da plataforma eTwinning.
- Continuação da preparação das atividades a realizar no encontro que já se mencionaram no ponto anterior.
- Partilha entre professores sobre o estado do projeto através da plataforma eTwinning.
C2
- A Literatura entre estátuas.
P6
Atividades posteriores ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Lamego (Portugal):
- Avaliação do encontro através dos questionários realizados no início do projeto.
- Reflexão sobre a mobilidade nos fóruns do Twinspace.
- Exposição em cada escola das atividades realizadas no encontro.
- Partilha entre professores e alunos das repercussões que o projeto teve em cada escola.
- Apresentação ao resto das escolas participantes, quais as repercussões do projeto, relativamente às instituições locais da cidade onde se realizou o projeto.
P7
Atividades prévias ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Ailly sur Noye (França):
- Comunicação às famílias dos métodos de seleção dos alunos para participarem no encontro seguinte.
- Realização de provas de seleção dos alunos que participarão no encontro em França.
- Os professores comunicam às famílias os alunos selecionados.
- Decide-se quais os professores que participam no encontro em França.
C3
- Aproximamo-nos da arte.
P8
Atividades posteriores ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Ailly sur Noye (França):
- Avaliação do encontro através dos questionários realizados no início do projeto.
- Exposição em cada escola das atividades realizadas no encontro.
- Partilha entre professores e alunos das repercussões que o projeto teve em cada escola.
- Avaliação do primeiro ano do projeto através da plataforma eTwinning.
- Realização da memória do primeiro ano do projeto.
- Apresentação ao resto das escolas participantes, quais as repercussõesdo projeto, relativamente às instituições locais da cidade onde serealizou o projeto.
P9
- Atividades prévias ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Novi Sad (Sérvia):
- Novo contacto entre professores através da plataforma eTwinning para retomar o projeto depois do período de descanso de verão.
- Recordar o ponto em que ficou o projeto no final do último ano letivo.
- Comunicação às famílias dos métodos de seleção dos alunos para participarem no encontro seguinte.
- Realização de provas de seleção dos alunos que participarão no encontro na Sérvia.
- Os professores comunicam às famílias os alunos selecionados.
- Decide-se quais os professores que participam no encontro na Sérvia.
- Apresentação e início dos trabalhos sobre as atividades a desenvolver no encontro.
P10
Atividades prévias ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Novi Sad (Sérvia):
- Contacto entre os alunos selecionados para participar no encontro na Sérvia, através da plataforma eTwinning.
- Continuação das atividades a realizar no encontro, que se enunciam abaixo:
Preparação das atividades relacionadas com o Museu de Vojvodina y sobre a figura de Svetozar Miletic, um dos máximos representantes do direito sérvio, e preparação das atividades sobre o Teatro Nacional Sérvio y o fundador, ator y diretor de teatro Pera Dobrinovic, assimcomo de outros dramaturgos sérvios, como Jovan Sterija Popovic.
- Partilha entre professores sobre o estado do projeto através da plataforma eTwinning.
C4
- O teatro e a História.
P11
Atividades posteriores ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Novi Sad (Sérvia):
- Avaliação do encontro através dos questionários realizados no início do projeto.
- Exposição em cada escola das atividades realizadas no encontro.
- Partilha entre professores e alunos das repercussões que o projeto teveem cada escola.
- Apresentação ao resto das escolas participantes, quais as repercussões do projeto, relativamente às instituições locais da cidade onde se realizou o projeto.
P12
Atividades prévias ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Salamanca (Espanha):
- Comunicação às famílias dos métodos de seleção dos alunos para participarem no encontro seguinte.
- Realização de provas de seleção dos alunos que participarão no encontro na Sérvia.
- Os professores comunicam às famílias os alunos selecionados.
- Decide-se quais os professores que participam no encontro na Sérvia.
- Apresentação e início dos trabalhos sobre as atividades a desenvolver no encontro.
P13
Atividades prévias ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Salamanca (Espanha):
- Contacto entre os alunos selecionados para participar no encontro de Espanha, através da plataforma eTwinning.
- Continuação das atividades a realizar no encontro, que são as seguintes: Conhecimento do órgão como instrumento musical, para poder apreciar o órgão Francisco Salinas que está na Catedral de Salamanca, bem como da obra de Tomás Breton, músico salmantino de quem se possui os manuscritos das obras, ambos têm uma escultura na cidade (Património da Humanidad) e trabalho sobre figuras do desporto, como Dori Ruano y Vicente del Bosque, que são originários de Salamanca e são desportista de prestígio reconhecido e que também contam com esculturas na cidade.
- Partilha entre professores sobre o estado do projeto através da plataforma eTwinning.
C5
- Música e desporto, testemunhos vivos da nossa história.
P14
Atividades posteriores ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Salamanca (Espanha):
- Avaliação do encontro através dos questionários realizados no início do projeto.
- Exposição em cada escola das atividades realizadas no encontro.
- Partilha entre professores e alunos das repercussões que o projeto teve em cada escola.
- Recolha de toda a informação que tem cada escola para partilhar no último encontro do projeto.
- Apresentação ao resto das escolas participantes, quais as repercussões do projeto, relativamente às instituições locais da cidade onde se realizou o projeto.
C6
- Avaliação e encerramento do projeto.
P15
Atividades posteriores ao evento conjunto de formação de curta duração para professores, em Salamanca (Espanha):
- Partilha entre professores das repercussões que o projeto teve em cada centro.
- Elaboração da memória da segunda parte do projeto.
- Partilha da influência que o projeto teve nos diferentes setores, escolas, professores, alunos, famílias e instituições locais.
- Encerramento do projeto. 

Disciplinas/participantes

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

Disciplinas envolvidas
Nas atividades do projeto estarão envolvidos diretamente mais de 200 alunos entre os 12 e os 15 anos de idade. Todos participarão nas atividades, porque estas estarão integradas nas planificações das escolas envolvidas. Os alunos participarão nas atividades do projeto no TwinSpace e nos quatro intercâmbios. Cerca de 4000 estudantes serão beneficiados indiretamente, assistindo aos eventos e atos; terão acesso aos resultados obtidos pelo projeto e terão a possibilidade de
aproveitá-los para a sua própria aprendizagem.
Mais de 20 docentes participarão diretamente no projeto, dinamizando os trabalhos e assessorando os alunos. Farão parte do projeto professores de diferentes disciplinas, desta forma, podemos potenciar os efeitos dos trabalhos e os resultados terão maior qualidade.
Aproximadamente 200 professores serão beneficiados indiretamente: durante os eventos e encontros terão a oportunidade de conhecer colegas das escolas do projeto, conhecendo os seus sistemas educativos. Terão também acesso aos resultados e produtos do projeto.
Poderão observar e avaliar a implicação dos métodos e recursos inovadores durante as aulas de portas abertas.
As direções serão parte ativa nas atividades de controlo, avaliação e reconhecimento dos resultados obtidos, apoiando os participantes relativamente à logística e organização. Aproximadamente 20 diretores e equipas diretivas estarão envolvidos no projeto.
Cerca de 40 famílias participarão diretamente, acolhendo em suas casas os alunos de outros países. As famílias que não participem diretamente conhecerão o projeto durante as reuniões de Pais/EE, nas Jornadas de “Puertas Abiertas” e nas páginas web das escolas. Assim esperamos reforçar a repercussão e dar mais projeção às escolas.
Uma vez que o projeto se baseia numa abordagem multidisciplinar e interdisciplinar e que o mesmo se encontra a ser implementado ao nível do Conselho de Turma, em 4 turmas do 3.º Ciclo do Ensino Básico (7.º E e F e 9.º F e G) que têm em comum a disciplina de Espanhol, todas as disciplinas do currículo das respetivas turmas participantes poderão dar o seu contributo, a saber: Espanhol, Inglês, Cidadania, História, Português, Matemática, Geografia, Ciências Naturias, FísicoQuímica, Educação Visual e Educação Musical, TIC.

Participantes
Critérios de seleção para os professores:
- Ser detentor de formação em eTwinning;
- Equilíbrio entre os professores com / sem experiência em projetos europeus;
- Implicação em processos de inovação;
- Domínio da língua de trabalho;
- Relação entre as necessidades detetadas na escola e as mobilidades propostas.
Critérios de seleção para alunos:
A seleção de alunos para as mobilidades será da responsabilidade de cada escola que criará a sua Comissão de Seleção. O processo de seleção será equitativo, transparente e documentado com:
- Reunião de apresentação do Projeto Erasmus KA229;
- Aceitação das condições de participação no Projeto Erasmus KA229;
- Avaliação obtida na Carta de Motivação apresentada no âmbito do Projeto Erasmus KA229;
- Entrevista aos candidatos.
Considerar-se-á o perfil, o compromisso assumido, a participação prévia no projeto eTwinning, tendo sempre em consideração as dificuldades de índole económica, social ou física.

KA 2 - La huerta de los deseos sostenibles

PROJETO ERASMUS+  KA2 “LA HUERTA DE LOS DESEOS SOSTENIBLES”

Cód. do projeto 2019-1-IT02-KA229-063226_5

Projeto

PROJETO

O projeto “La Huerta de los deseos sostenibles” tem como ponto de partida as seguintes ideias:
- “desejar significa projetar o futuro”;
- "se desejas algo de verdade, lutas por isso".
Desta forma, pensamos que se queremos "cultivar", com os nossos alunos, a importância de alcançar um de entre os objetivos mundiais do desenvolvimento sustentável propostos pela UNESCO (Saúde e bem-estar; Cidades sustentáveis; Vida dos ecossistemas terrestres;
Produtores e consumidores responsáveis), estes "desejos" transformar-se-ão em necessidades e cumprir-se-ão no futuro.
A língua de comunicação escolhida é o espanhol, uma vez que vamos, no desenvolvimento das atividades, fomentar a aprendizagem integrada de conteúdos e línguas.
As atividades permitirão conhecer o património cultural, social e ambiental e ainda trabalhar o tema da participação democrática.
O uso do TwinSpace permitirá melhorar as competências digitais através de atividades colaborativas e inovadoras tanto no uso das TICS como na sua metodologia.
Temáticas mais importantes:
• Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras;
• Desenvolvimento sustentável;
• Cidadania Responsável;
• Meio ambiente e alterações climáticas;
• Responsabilidades sociais / ambientais das instituições educativas;
• TIC -Novas tecnologias -Competência digital;
• Partilha de práticas pedagógicas 

DURAÇÃO DO PROJETO
24 meses

PLATAFORMA ETWINNING
https://twinspace.etwinning.net/85614/home

Objetivos

OBJETIVOS

Objetivos específicos do projeto:
- Melhorar as competências linguísticas e digitais dos participantes (alunos e professores);
- Conhecer o património cultural, social e ambiental dos participantes,
- Fomentar a aprendizagem integrada da língua e conteúdo;
- Sensibilizar os alunos para a importância de alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável;
- Inovar os processos de ensino-aprendizagem;
- Favorecer a aprendizagem autónoma dos alunos;
- Incentivar para os valores democráticos e para a importância da participação ativa e democrática de forma a melhorar as competências sociais e o pensamento crítico dos alunos;
- Promover o estudo da língua e da cultura espanholas;
- Difundir os projetos Erasmus+ eTwinning;
- Utilizar as TIC para facilitar o trabalho, favorecer a interação e a comunicação, alcançar os objetivos didáticos e motivar os alunos com maior eficácia.
- Internacionalizar as escolas, estabelecendo contactos e relações de colaboração duradouros 

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO

O projeto terá a duração de dois anos letivos e os participantes colaborarão em todas as fases.
Os participantes com maior experiência no eTwinning prestarão ajuda aos restantes durante as atividades virtuais; os dois centros educativos espanhóis partilharão material didático na língua de
Cervantes; serão desenvolvidas atividades presenciais e on-line, através do TwinSpace.
Atividades realizadas em equipas internacionais terão preferência, atividades inovadoras tanto pelo uso das TICS como pelas metodologias implementadas.
Serão feitas videoconferências entre os participantes a cada dois/três meses.
Etapas de trabalho:
- Apresentação dos alunos, dos centros educativos e das localidades;
- Concurso de logotipos;
- Por cada objetivo do desenvolvimento sustentável: tratamento livre do tema; atividades que permitam estabelecer os direitos/deveres do Homem relacionados com o objetivo tratado; pesquisa de soluções; questionários em linha; criação de um decálogo de conselhos para alcançar o objetivo tratado; atividades presenciais; e avaliação final.
As direções das escolas do Projeto terão acesso ao projeto eTwinning para supervisionar a planificação e o cumprimento das atividades propostas. 

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

- Por cada objetivo do desenvolvimento sustentável escolhido: criação de vários produtos como listas de direitos/deveres do Homem em relação ao tema; questionários em linha, criação de um decálogo de conselhos para resolver um problema e alcançar um objetivo;
- Conhecimento do património cultural, social e ambiental dos participantes;
- Aperfeiçoamento da competência linguística e do uso das TIC nas didáticas;
- Difusão de projetos eTwinning e da língua espanhola.
- Publicação no TwinSpace dos produtos realizados em equipas internacionais

Atividades

ATIVIDADES

Tarefas principais:
P1
- Apresentação dos participantes através dos fóruns do TwinSpace;
- Apresentação das localidades e escolas através de Canva ou Adobe.
P4
- Candidatura a “Ecoschools”.
C1
- “ODS Educação / Formação de Qualidade” a cargo do Agrupamento de Escolas latino Coelho, Lamego.
P2
- Concurso para eleição do logotipo do projeto.
P3
- Videoconferências a cada 2/3 meses.
C3
- “ODS Vida Submarina”.
C5
- “ODS Saúde e Bem-estar”.
C6
- “ODS Vida dos Ecossistemas Terrestres”.
C4
- “ODS Produção e Consumo Responsáveis”.
C2
- “ODS Cidades e Comunidades Sustentáveis”.

Disciplinas/participantes

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

Disciplinas envolvidas
Nas atividades do projeto estarão envolvidos diretamente mais de 200 alunos entre os 12 e os 14 anos de idade. Todos participarão nas atividades, porque estas estarão integradas nas planificações das escolas envolvidas. Os alunos participarão nas atividades do projeto no TwinSpace e nos três intercâmbios. Cerca de 4000 estudantes serão beneficiados indiretamente, assistindo aos eventos e atos; terão acesso aos resultados obtidos pelo projeto e terão a possibilidade de aproveitálos para a sua própria aprendizagem.
Mais de 20 docentes participarão diretamente no projeto, dinamizando os trabalhos e assessorando os alunos. Farão parte do projeto professores de diferentes disciplinas, desta forma, podemos potenciar os efeitos dos trabalhos e os resultados terão maior qualidade.
Aproximadamente 200 professores serão beneficiados indiretamente: durante os eventos e encontros terão a oportunidade de conhecer colegas das escolas do projeto, conhecendo os seus sistemas educativos. Terão também acesso aos resultados e produtos do projeto.
Poderão observar e avaliar a implicação dos métodos e recursos inovadores durante as aulas de portas abertas.
As direções serão parte ativa nas atividades de controlo, avaliação e reconhecimento dos resultados obtidos, apoiando os participantes relativamente à logística e organização. Aproximadamente 20 diretores e equipas diretivas estarão envolvidos no projeto.

Participantes
Critérios de seleção para os professores:
- Ser detentor de formação em eTwinning;
- Equilíbrio entre os professores com / sem experiência em projetos europeus;
- Implicação em processos de inovação;
- Domínio da língua de trabalho;
-Relação entre as necessidades detetadas na escola e as mobilidades propostas.
Critérios de seleção para alunos:
A seleção de alunos para as mobilidades será da responsabilidade de cada escola que criará a sua Comissão de Seleção. O processo de seleção será equitativo, transparente e documentado com:
- Reunião de apresentação do Projeto Erasmus KA229;
- Aceitação das condições de participação no Projeto Erasmus KA229;
- Avaliação obtida na Carta de Motivação apresentada no âmbito do Projeto Erasmus KA229;
- Entrevista aos candidatos.
Considerar-se-á o perfil, o compromisso assumido, a participação prévia no projeto eTwinning, tendo sempre em consideração as dificuldades de índole económica, social ou física.

Pág. 10 de 39

  logoAELC hor 600

Agenda

fevereiro 2025
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

SHAREPOINT - PROFESSORES

SharePoint 6

INOVAR +

inovarmais

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

PESSOAS2030 BarraCofinan Designacao Ass White 2744px

Autenticação