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sexta 21 junho 2024
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PROJETO ERASMUS+  KA122  "TURISMO SUSTENTÁVEL: NOS TRILHOS DA NATUREZA E DA HISTÓRIA"

Cód. do projeto 

Programa Erasmus+ - Ação-Chave 1 - Setor Ensino Escolar: KA122-SCH-000146198

Projeto

PROJETO

Com este projeto pretende-se que os jovens desenvolvam estilos de vida saudáveis, reforçando o relacionamento interpessoal, o contacto com a natureza e o património histórico como fator identitário nacional e europeu.

É uma oportunidade para os participantes viajarem para diferentes países europeus e aprenderem novas culturas e maneiras de viver, promovendo a mobilidade internacional, a compreensão intercultural e a defesa dos valores democráticos.

Pretende-se que os jovens participantes conheçam, partilhem e experimentem abordagens pedagógicas com recurso a metodologias ativas associadas ao conhecimento do turismo sustentável, gestão ambiental, ensino experimental das ciências, práticas de educação inclusiva e sistemas educativos europeus, para promover uma educação de qualidade.

Pretende-se, ainda, estabelecer redes e parcerias com escolas europeias envolvidas no turismo sustentável e na preservação do meio ambiente, que podem ajudar a promover a troca de informações e boas práticas entre organizações e países.

A participação neste projeto Erasmus+ permitirá incrementar um melhor conhecimento da dimensão europeia: cidadania ativa, intervenção social e conhecimento da União Europeia.

Pretende-se dinamizar atividades em diferentes espaços ao ar livre, em território nacional e no estrangeiro, nomeadamente realizar percursos turísticos e etapas/caminhos históricos de relevância efetuados no espaço europeu, produzir audiovisuais multilingues sobre a preservação do património natural e edificado.

 

DURAÇÃO DO PROJETO

16 outubro de 2023 a 15 de abril 2025 (duração de 18 meses)

 

BLOG DO PROJETO

Objetivos

OBJETIVOS

Objetivos gerais
– Desenvolver a dimensão europeia e intercultural ao nível das aprendizagens;
– Dinamizar atividades que promovam a saúde mental e física, associadas ao património natural e cultural;
– Conhecer e partilhar práticas pedagógicas inovadoras.

Objetivos específicos
– Participar em atividades ao ar livre que envolvam interação com o meio ambiente e que não causem impactos negativos;
- Explorar a história e a cultura de uma região, valorizando e preservando o seu património.

 

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO/ATIVIDADES

O turismo sustentável é uma forma de explorar a natureza, a história e a cultura de uma região de forma responsável, promovendo a conservação ambiental e o bem-estar das comunidades locais e valorizando a sua história e a cultura. Assim pretende-se concretizar atividades ao ar livre que envolvam interação com o meio ambiente e que não causem impactos negativos como:
- Ecoturismo - esta atividade incluirá caminhadas em trilhos e passeios de bicicleta, observação de aves, mergulho ecológico, passeios de barco, entre outras. O objetivo é proporcionar uma experiência única e enriquecedora, além de consciencializar os alunos para a importância da preservação ambiental.
- Turismo de aventura - uma atividade que combine desporto com o contacto com a natureza. O objetivo é proporcionar uma experiência emocionante e desafiadora, mas sempre com a preocupação de preservar o meio ambiente.
- Projetos de voluntariado: Dar um contributo à florestação plantando uma árvore no país de acolhimento aderindo ao projeto "Life Terra".

Pretende-se, ainda, explorar a história e a cultura de uma região, valorizando e preservando o seu património. Essa forma de turismo procura promover a sustentabilidade ao mesmo tempo que valoriza o património histórico e cultural de uma região. Neste sentido, pretende-se realizar as seguintes ações:
- Visita a monumentos e sítios históricos: A visita a monumentos e sítios históricos é uma forma de aprender e valorizar a história e a cultura de uma região.
- Roteiros turísticos: Elaboração de roteiros turísticos como forma de conhecer a história e a cultura de uma região.
- Gastronomia Local: Conhecer e valorizar a gastronomia típica da dieta mediterrânica a incluir nos roteiros a elaborar
- Tecnologia e inovação: o uso de tecnologia para promover a aprendizagem e a preservação do património material e imaterial com o uso de recursos digitais, elaborando pequenos documentários alusivos ao património histórico e gastronómico, assim como a elaboração dos roteiros turísticos em formato digital.

 

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

Os resultados que são expectáveis prendem-se com novas experiências e aprendizagens que se podem considerar de âmbito global. A este nível destacamos as seguintes:
- Desenvolvimento de áreas do saber ao nível da literacia europeia, do domínio linguístico, de competências digitais e de atividades práticas em torno da problemática da sustentabilidade;
- Inclusão de um maior número de jovens com menos oportunidades, em diversas atividades.

Resultados pretendidos nas diferentes mobilidades:
Jobshadowing (observação de práticas letivas por docentes)
- Realização de atividades com recurso a novas metodologias no âmbito do ensino experimental das ciências e da educação inclusiva;
- Sessões de partilha de experiências/ atividades laboratoriais/ práticas pedagógicas.

Mobilidade de alunos (curta duração)
- Aquisição de novas competências (linguísticas e digitais) e desenvolvimento de uma consciência ambiental direcionada para a sustentabilidade; capacidade de intervenção na comunidade;
- Realização de atividades de Natureza como percursos/trilhos, atividades desportivas e jogos tradicionais;
- Sessões de partilha de experiências ou testemunhos;
- Desenvolvimento de atividades de aprendizagem colaborativa;
- Produção de vídeos e de roteiros turísticos digitais;
- Campanhas de florestação ou recolha de lixo.

Mobilidade de alunos (longa duração)
- Desenvolvimento da sociabilidade, das relações interculturais e promoção de um sentimento de identidade europeia;
- Contacto com novos sistemas educativos;
- Novas oportunidades formativas e experiências europeias;
- Melhorar as habilidades linguísticas: domínio básico e intermédio da língua espanhola;
- Conhecimento do património cultural de Espanha.

 

Disciplinas/participantes

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

- Instituto de Educación Secundaria Martín Rivero (Ronda) – Espanha;
- Instituto de Educación Secundaria Padre Luis Coloma (Jerez de la Frontera) – Espanha;
- CDPC Ciudad de Almeria – Espanha;
- Instituto de Educación Secundaria Guadarrama – Espanha;
- Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego. 

Critérios de seleção dos alunos
1 – Motivação para participar no projeto (entrevista e carta de motivação);
2 – Participação em atividades do clube Erasmus;
3 – Promoção de uma escola inclusiva (pelo menos 20% de alunos são abrangidos por apoio: do ASE; da Educação Especial; da EMAEI);
4 – Menor número de participações em projetos Erasmus.

 

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AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
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