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quinta 22 fevereiro 2024
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PROJETO ERASMUS+  KA1 “VACCINES THEN AND NOW”

Cód. do projeto 2022-1-PT01-KA122-SCH-00007943

Projeto

PROJETO

“O Erasmus+ é o Programa europeu para a educação, formação, juventude e desporto para o período 2021 a 2027 e visa potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os cidadãos, para o reforço da identidade europeia, do crescimento sustentável, da coesão social e da empregabilidade das pessoas. (…) fomenta a partilha de conhecimento e a inovação nas áreas da educação, formação, juventude e desporto.” in https://erasmusmais.pt
Foi com vista ao desenvolvimento destas competências nos nossos alunos, preparando-os para se tornarem futuros cidadãos envolvidos/integrados numa sociedade europeia, que lançamos uma candidatura a um projeto Erasmus+. O projeto com o título “Vaccines Then and Now”, Ação-Chave 1, de Mobilidade Individual, para fins de aprendizagem, será executado em 18 meses, com início a 01 de outubro de 2022 e conclusão a 31 de março de 2024. Terá como escola de acolhimento o Instituto de Educación Secundaria N1 (IES) Ordes, Galicia, Spain.

DURAÇÃO DO PROJETO
18 meses

BLOG DO PROJETO
Vaccines then and now

Objetivos

OBJETIVOS

Os objetivos deste projeto prendem-se, essencialmente, com o desenvolvimento de competências na área da saúde e bem-estar, cooperação internacional, relações internacionais e cooperação para o desenvolvimento, que vão ao encontro de alguns dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), da ONU, nomeadamente o objetivo número três, Saúde de qualidade, número quatro, Educação de qualidade e número dez, Reduzir as desigualdades. Com este projeto os alunos poderão compreender a importância das vacinas na saúde individual e coletiva; adquirir conhecimentos que contribuem para uma educação mais rica e de maior qualidade e compreender que o acesso às vacinas não é igual para todos, a nível mundial.
Além destes objetivos, pretende-se, ainda, reconhecer a importância do desenvolvimento científico e da partilha de conhecimentos/informação a nível mundial no controle e combate à pandemia que mudou o nosso mundo, a nossa forma de viver, a forma de nos relacionarmos, de trabalharmos, de nos divertirmos e a nossa forma de aprender/ensinar. Compreender que foi essa partilha que acelerou o aparecimento de uma vacina de combate e controle da pandemia, que, por sua vez, contribuiu para reduzir o período de aplicação de medidas restritivas que condicionaram a vida de todo o mundo. Tudo isto nos confirma que não somos apenas cidadãos de um país, mas sim, cidadãos do mundo. É da responsabilidade da Escola abrir esse caminho aos mais novos e mostrar-lhes a responsabilidade individual no bem-estar coletivo.

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO/ATIVIDADES

As atividades a desenvolver serão: pesquisas sobre a evolução das vacinas e a sua importância no controle das pandemias; sessão de esclarecimento, com profissionais de saúde, sobre o contributo das vacinas na para a saúde pública; debates sobre as vantagens e desvantagens da vacinação para a saúde pública e, sobretudo, o direito individual de decidir pela toma ou não das vacinas; visionamento de vídeos de opinião para serem analisados e criticados.
Neste contexto, proporcionar-se-ão momentos de convívio e de partilha de experiências entre os estudantes dos diferentes países para se Implementarem atividades de articulação de diferentes áreas do saber e artísticas. Na concretização destas atividades promover-se-á o desenvolvimento das competências digitais a par das linguísticas, no âmbito da Língua Inglesa.

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

Com as atividades previstas, pretende-se que os alunos conheçam a importância das vacinas no controle das pandemias e na proteção individual e coletiva; que reconheçam a responsabilidade individual pelo bem-estar coletivo; que aprendam que o direito à decisão individual pode pôr em causa o bem-estar coletivo; que compreendam as vantagens de ser cidadão da União Europeia em tempo de calamidade. Esperamos desenvolver um relacionamento próximo com os elementos do projeto, bem como com elementos de outros países e desenvolver um trabalho colaborativo de aprendizagem

Disciplinas/participantes

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

Ciências Naturais, Português, Inglês, Matemática, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual, Educação Tecnológica, História e TIC

Critérios de seleção
O processo de seleção dos participantes, com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos, incidirá num conjunto de critérios que respeitarão o interesse de qualquer aluno em participar. No entanto, as desvantagens económicas, sociais e físicas serão alguns dos fatores de ponderação na seleção dos mesmos. Além da situação de desvantagem, serão tidos em consideração fatores que incluem:

  • o interesse e participação dos alunos neste projeto, o quão envolvidos eles estão;
  • a quantidade e qualidade do trabalho por eles realizado como preparação antes da mobilidade;
  • o histórico académico do aluno.
  • o seu comportamento e atitude cívica na sua relação com a restante comunidade escolar.

O grau de proficiência ao nível da Língua Inglesa será, também, um dos critérios de seleção, uma vez que os alunos terão necessidade de comunicar e de se expressar através da mesma.

 

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