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terça 19 março 2024
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DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Coordenadora
Olga Maria da Conceição Silva Gomes Duarte

Critérios de avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação e a formação são componentes de um mesmo sistema e não sistemas separados. A avaliação implica interpretação, reflexão, informação sobre os processos de ensino/aprendizagem, tendo como principal função ajudar a promover a formação das crianças.
O currículo em educação de infância é concebido e desenvolvido pelo educador, através da planificação, organização e avaliação do ambiente educativo, bem como das atividades e projetos curriculares, com vista à construção de aprendizagens integradas. A organização do ambiente educativo, como suporte do trabalho curricular e da sua intencionalidade,  compreende a organização do grupo, do espaço e do tempo, a relação com os pais e outros parceiros educativos.
A avaliação da criança na educação pré-escolar assume uma dimensão marcadamente formativa, desenvolvendo-se num processo contínuo e interpretativo que procura tomar a criança protagonista da sua aprendizagem de modo a que vá tomando consciência do que já consegue, das dificuldades que vai tendo e como as vai ultrapassando.
A avaliação formativa é um processo integrado que implica o desenvolvimento de estratégias de intervenção adequadas às
características de cada criança e do grupo, incide preferencialmente sobre os processos, entendidos numa perspetiva de construção progressiva das aprendizagens e regulação da ação. Avaliar assenta na observação contínua
dos progressos das crianças, indispensável para a recolha de informação relevante, como forma de apoiar e sustentar a planificação e o reajustamento da ação educativa, tendo em vista a construção de novas aprendizagens.
Para ver os critérios clique aqui.

Docentes

DOCENTES
Ana Pinto Rodrigues dos Santos
Guilhermina Saraiva de Carvalho Graça Cruz
Helena Isabel Taveira Xavier Meireles
Isabel Maria Correia Dinis Rebelo
José Luís Tavares de Oliveira
Maria Adelaide Pereira Rodrigues
Maria Antónia de Carvalho Lourenço
Maria Antónia Taveira Pinto Guedes Neves de Almeida
Maria do Carmo Abreu Mós Mendes
Maria Helena Fernandes dos Santos
Maria João Ferreira Silva Oliveira
Maria João Santos Adrega Ferreira
Maria José Gonçalves Pinto
Maria Manuela Duarte Almeida
Maria Manuela Teixeira Pereira Pinto Marques
Olga Maria da Conceição Silva Gomes Duarte
Teresa Maria Santos Magalhães Vieira Cardoso Pinto

 

Atitudes para aprendizagem

ATITUDES PARA A APRENDIZAGEM
Critérios de avaliação das atitudes para a aprendizagem consulte aqui.

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