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quinta 22 fevereiro 2024
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CERTIFICAÇÃO DE ALINHAMENTO COM O EQAVET

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (Quadro EQAVET), consagrado pela Recomendação de 18 de junho de 2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de Ministros da União Europeia, foi concebido para melhorar o Ensino e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida.
O EQAVET é um instrumento a adotar de forma voluntária, que permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso, estabelecendo critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP, e evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de EFP. 

EQAVET

EQAVET

Relatório final clique aqui
Selo de conformidade com o EQAVET clique aqui

DOCUMENTOS

- Documento Base SGQ consulte aqui
- Plano de Ação SGQ consulte aqui
- Relatório de operador SGQ final consulte aqui

Rel 19/20

RELATÓRIOS 2019/2020

  • Relatório de satisfação das entidades empregadoras dos diplomados do triénio 2016-2019 do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores consulte aqui
  • Relatório de satisfação dos Diplomados do triénio 2016-2019 do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, utomação e Computadores consulte aqui
  • Relatório de Satisfação face ao Curso Profissional escolhido pelos alunos para o Triénio 2019-2022 consulte aqui
  • Relatório indicadores de monitorização do ano letivo 2019/2020 consulte aqui
  • Relatório de satisfação relativo ao Curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos 2017-2020 consulte aqui
  • Relatório de satisfação relativo ao curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos 2014-2017 consulte aqui
  • Relatório de revisão do Plano de Melhoria ano letivo 2019/2020 consulte aqui

Rel 20/21

RELATÓRIOS 2020/2021

  • Relatório de satisfação face ao curso profissional escolhido pelos alunos para o triénio 2020-2023 consulte aqui
  • Relatório de revisão trimestral - 1.º período consulte aqui
  • Relatório de revisão trimestral - 2.º período consulte aqui
  • Relatório de Satisfação dos alunos a frequentar cursos profissionais no Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego - Ano letivo 2020-2021 - 1.º Período consulte aqui 
  • Relatório de Satisfação dos alunos a frequentar Cursos Profissionais, 1º e 2º ano, no Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego no ano letivo 2020-2021 - 3º Período consulte aqui
  • Grau de satisfação dos alunos, das empresas e dos professores do Curso Profissional Técnico de Multimédia 2018 - 2021 consulte aqui
  • Grau de satisfação dos diplomados e das empresas (pós-curso em 2021) consulte aqui
  • Relatório de Revisão Plano de Melhoria do ano letivo 2020/2021 consulte aqui
  • Relatório de progresso anual 20-21 consulte aqui

Rel 21/22

RELATÓRIOS 2021/2022

  • Expetativas dos alunos que ingressaram nos cursos profissionais (novembro 2021) consulte aqui
  • Relatório trimestral consulte aqui
  • Análise de resultados do 1.º período consulte aqui
  • Resultados os inquéritos dos alunos consulte aqui
  • Análise de resultados do 2.º período consulte aqui
  • Resultados os inquéritos dos alunos consulte aqui
  • Relatório de Conclusão -alunos 3.º ano consulte aqui
  • Relatório de Revisão/Melhoria consulte aqui
  • Grau de satisfação dos ex-alunos e das empresas onde trabalham alguns ex-alunos do Curso Profissional de Técnico/a de Multimédia consulte aqui
  • Relatório de progresso anual n.º 2 consulte aqui
  • Expectativas dos alunos que ingressaram nos cursos profissionais (novembro 2021) consulte aqui
  • Relatório de satisfação - 1.º ano vf2 consulte aqui
  • Relatório de satisfação de alunos CP - 3º período consulte aqui
  • Relatório de concusão - 3.º ano FCT consulte aqui
  • Relatório de satisfação de diplomado - empresas consulte aqui

Rel 22/23

RELATÓRIOS 2022/2023

  • Relatório de revisão trimestral - 1º Período consulte aqui
  • Relatório de satisfação face ao curso profissional escolhido pelos alunos para o triénio 2022-2025 consulte aqui
  • Relatório de revisão - melhoria consulte aqui
  • Relatório de progresso anual (ANQEP) consulte aqui
  • Relatório de diplomados (6 meses) consulte aqui
  • Relatório de satisfação de alunos CP (3.º ano consulte aqui
  • Relatório de satisfação de alunos (3.º ano) consulte aqui
  • Relatório de revião trimenstral - 2.º período consulte aqui
  • Relatório de satisfação face ao curso profissional escolhido pelos alunos para o triénio 2023-2026 consulte aqui

FAQ

FAQ - FREQUENTLY ASKED QUESTION

1. O que são cursos profissionais?

Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo empresarial e que concedem dupla certificação (ensino secundário e curso profissional). Tendo em conta o perfil pessoal dos alunos, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial.

2. Qual a duração dos cursos profissionais?

Os cursos profissionais estão organizados ao longo de três anos do ciclo de formação, equivalendo ao ensino secundário. Tem uma carga horária que pode oscilar entre as 3200h e as 3440h.

3. Qual é o plano de formação dos cursos profissionais?

Os cursos profissionais possuem um plano de estudos que inclui três componentes de formação: Sociocultural; Científica e Tecnológica, A componente de formação Tecnológica inclui obrigatoriamente uma formação em contexto de trabalho. Para uma informação detalhada sugerimos a consulta em ANQEP.

4. Qual o tipo de formação proporcionada nos cursos profissionais?

Os Cursos Profissionais são um percurso do nível secundário de educação com uma vertente de ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho. A aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local.

5. Tenho acesso a subsídios num curso profissional?

Aos alunos que frequentam cursos profissionais pode ser atribuído subsídio de alimentação, subsídio de transporte, bolsa de material de estudo e bolsa de profissionalização, de acordo com a legislação em vigor.

6. Estou abrangido por algum seguro?

Está abrangido por um seguro, na modalidade de seguro escolar, subscrito para o efeito. Durante o período de Formação em Contexto de Trabalho, o aluno encontra-se abrangido por um seguro de Acidentes de Trabalho

7. Quais são as condições de admissão?

As condições de admissão são: possuir a certificação do 9º ano de escolaridade, ter idade inferior a 20 anos à data no início do ano letivo.

8. Qual é a vantagem de ter um curso profissional?

O diploma do curso profissional confere uma dupla certificação: 12º na de escolaridade e certificação profissional. Para além disso, permite ainda o prosseguimento de estudos/formação num Curso de Especialização Tecnológica ou o acesso ao ensino superior, mediante o cumprimento dos requisitos previstos no regulamento de acesso ao ensino superior.

9. Qual é a certificação atribuída pela conclusão de um curso profissional?

A conclusão com aproveitamento de um Curso Profissional, confere ao diplomado o 12º ano de escolaridade e ainda uma certificação profissional de nível IV do Quadro Nacional de Qualificações (para mais informações, clique aqui (a ideia é a hiperligação para o catalogo da ANQEP)

10. O que significa dizer que o curso profissional é de nível de qualificação IV?

Significa que o aluno concluiu o ensino secundário obtido por percursos de dupla certificação, ou ensino secundário vocacionado para o prosseguimento de estudos a nível superior acrescido de estágio profissional. (para mais informações, clique aqui ligação à anqep)

11. Porque é que o curso profissional é de dupla certificação?

Porque os cursos profissionais conferem, em simultâneo, uma certificação escolar e uma certificação profissional

12. Se interromper um percurso de formação profissional em determinado período, posso retomá-lo nos países da União Europeia?

Sim, através do sistema europeu de créditos- ECVETS (para mais informação clique aqui)

13. O que é o ECVETS?

É um sistema europeu que permite ao cidadão prosseguir no seu percurso de aprendizagem, num quadro de mobilidade a partir dos resultados da aprendizagem.

14. Um aluno com o 12º ano de escolaridade completo, pode matricular-se num curso profissional?

Sim, desde que não tenha 20 anos de idade, (de acordo com a legislação atual).

15. Quando é que um aluno concluiu o curso e obtém o diploma final de curso

A conclusão com aproveitamento de um curso profissional obtém-se pela aprovação em todas as disciplinas, na FCT e na PAP (artº 26º nº 1 da Portaria 235-A/2018 de 23 de agosto)

16. Com um curso profissional posso candidatar-me ao ensino superior (ES)?

Sim. A conclusão de um Curso Profissional permite o prosseguimento de estudos/formação num Curso Técnico Superior Profissional ou o acesso ao ensino superior, mediante o cumprimento dos requisitos previstos no regulamento de acesso ao ensino superior

17. Porque se diz que os cursos profissionais funcionam por módulos e UFCD? O que é um módulo? E uma UFCD?

Nos cursos profissionais, todas as disciplinas estão organizadas por módulos. Os módulos são Unidades de Aprendizagem autónomas, mas integradas num todo, interligadas e completas em si mesmo, que permitem aos alunos/grupos/turmas adquirir um conjunto de capacidades/competências/ conhecimentos, através de experiências ou atividades de aprendizagem. As Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) são conjuntos estruturados de conteúdos, com a duração de 25h ou 50h, com sequência pedagógica que visam a aquisição de um conjunto de competências.

18. O que é a FCT?

A formação em contexto de trabalho (FCT) visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir, que se realiza numa empresa/instituição de acolhimento, orientada por um professor da escola, que complementa as aprendizagens que o aluno foi desenvolvendo na escola, tendo assim o primeiro contacto com o mundo real do trabalho.

19. O que é a PAP?

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) é um projeto, apresentada no final do curso, perante um júri tripartido, em que o aluno demonstra os saberes e as competências desenvolvidas, ao longo da formação.

20. Se interromper o percurso escolar posso voltar?

Sim, se na escola ainda estiver em funcionamento o curso profissional. Neste caso faz-se a integração do aluno acionando-se os meios de prosseguimento de estudos.

21. Qual o limite de faltas nos cursos profissionais?

A assiduidade do aluno não pode ser inferior a 90 % da carga horária de cada disciplina nas componentes de formação sociocultural e científica; não pode ser inferior a 90 % da carga horária do conjunto das UFCD da componente de formação tecnológica; e a assiduidade do aluno na FCT não pode ser inferior a 95 % da carga horária prevista

22. Quando o aluno justifica as faltas como pode recuperar as aprendizagens?

Se o excesso de faltas ocorreu na disciplina, haverá o desenvolvimento de mecanismos de recuperação tendo em vista o cumprimento dos objetivos de aprendizagem. Se o excesso de faltas ocorreu no âmbito de FCT, haverá lugar ao prolongamento da FCT a fim de permitir o cumprimento do número de horas estabelecido no plano curricular.

23. Há lugar a retenções?

Não, o aluno pode transitar de ano sem ter realizado todos os módulos previstos para esse ano letivo. No entanto, terá de realizar exames caso não consiga acabar o curso profissional no respetivo triénio.

24. O aluno pode continuar a frequentar uma disciplina se não obteve aprovação a um módulo?

Pode. Além disso o aluno pode requerer a todo o momento, em conformidade com o previsto no Regulamento Interno dos cursos profissionais da AELC, a avaliação dos módulos não realizados.
 

 

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