face  ins

quinta 29 setembro 2022
map-shadow

LI E GOSTEI! LEITURA(S) PARA TODOS

img LG 1 1

O Projeto “Leitura(s) para todos – Li e gostei” está de volta! Sempre renovado e empenhado na promoção da leitura, tendo em conta o relevante contributo deste domínio no sucesso escolar, social e pessoal dos alunos.
Certos da importância da leitura para o desenvolvimento de saberes e competências em todas as áreas disciplinares, contamos, agora, com a dinâmica de cada Conselho de Turma, envolvendo várias disciplinas neste projeto. Pode-se e deve-se ler em todas as disciplinas. Também se pode partilhar com os pares o que se leu (um livro, uma página, uma notícia, uma imagem…) e aquilo de que se gostou. Li e gostei! E o gosto pela leitura vai crescendo. E as conquistas vão-se fazendo. E o sucesso vai acontecendo…
Serão publicados quatro trabalhos em cada semana, nos blogues das bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego e na página da Associação de Pais e Encarregados de Educação do mesmo Agrupamento. As publicações terão início esta semana. 

07FEV22
A Fera do Palácio  |  A incrível fuga do meu avô  |  Isamel e Chopin  |  A terra será redonda?

11FEV22
A lua de Joana  |  Contos exemplares  |  História de uma baleia branca  |  O Cavaleiro da Dinamarca

21FEV22
Zara e Pirata dos Açores  |  Contos de Grimm  |  A música dos ossos  |  O menino-estrela

28FEV22
- A Peste | A Campânula de Vidro | “O Sentimento de um Ocidental” | Por Quem os Sinos Dobram

07MAR22
O Cavaleiro da Dinamarca | O meu livro tem bicho | Uma Aventura em Macau | Três histórias de amor

14MAR22
- O Diário de Anne Frank | “O Longo Caminho para a Igualdade” | O Segredo do Rio | Robinson Crusoé

21MAR22
- A ovelhinha preta | A Rapariga rebelde: aventuras na escola | Robinson Crusoé | Rosa, minha irmã Rosa

28MAR22
1924  |  Admirável Mundo Novo  |  Fahrenheit 451  |  Águas de Verão

04ABR22
- O grande capo de futebol  |  As Gémeas no Colégio de Santa Clara | Uma aventura no Verão | Uma Aventura nas Férias de Natal

19ABR22
Chamo-me José Saramago | A culpa é das estrelas | Chamo-me Eusébio | História de um gato e de um rato que se tornaram amigos

26ABR22
- “E a ilha desconhecida fez-se ao mar...” | E a viagem continua... | O conto da ilha desconhecida | “É necessário sair da ilha para ver a ilha...”

02MAI22
- Chamo-me … Amália, de Maria Inês Almeida | Chamo-me... Anne Frank, de Carmen Gil Martínez | Contos Gregos | Uma questão de Cor, de Ana Saldanha

09MAI22
 ANNE FRANK: A menina que o mundo ouviu | Brites e Joane vão de aventura na corte de D. Manuel | Uma Aventura no Inverno | Nem pato nem cisne, de Ana Saldanha

23MAI22
O mundo em que vivi”; “O Tatuador de Auschwitz”; “1984” e “O livro que só queria ser lido

13JUN22

O meu pé de laranja lima  |  História Breve da Lua

27JUN22

MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS

Coordenadora: Helena Batriz Pinto

A NOSSA HISTÓRIA
O museu de Ciências Naturais da Escola Secundária de Latino Coelho – Lamego (antigo Liceu de Lamego) existe desde a construção do atual edifício (1931 – 1937), sendo algum do seu espólio, dessa década. Existem, no entanto, exemplares mais antigos como, por exemplo, um herbário de 1890, sementes datadas de 1903 e recolhidas no Jardim do Campo (em frente ao Edifício da Câmara Municipal) e os exemplares adquiridos no ano letivo de 1910-1911, para o então Gabinete de História Natural e que consta do anuário do Liceu.
Possui o mobiliário inicial desenhado pelo autor do projeto do edifício, o arquiteto Cotinelli Telmo, inovador para a época, ao conjugar a madeira com o metal e o vidro.
As coleções existentes no Museu de Ciências traduzem a importância dada à classificação, nomeadamente de espécies provenientes das antigas colónias, da Europa e do resto do mundo (coleções adquiridas em França e na Alemanha). O visitante poderá, assim, apreciar, na secção de Mineralogia e Geologia, amostras de minerais e amostras de rochas, e uma curiosa coleção de 20 compostos químicos cristalinos.
Na secção de Paleontologia podem apreciar-se 223 amostras de fósseis.
A secção de Zoologia compreende 428 espécimes que se encontram organizados segundo a divisão do Reino Animal, em nove Filos, destacando-se no Filo Artrópodes, a coleção de Coleópteros com 90 exemplares e, no Filo Moluscos, a coleção de conchas com 248 exemplares, representantes de 70 famílias de Gastrópodes e Bivalves.
O Filo Cordados está também representado por 100 exemplares característicos das diferentes Classes.
Na secção de Botânica, ressalta-se a coleção de 70 produtos vegetais oferecida à escola, em 1939, pelo, à época, Museu Agrícola Colonial de Lisboa.
Está ainda em exposição diverso material didático utilizado no ensino experimental das Ciências Naturais, destacando-se a coleção de modelos, mapas e microscópios que ilustra bem a evolução destes instrumentos ao longo do tempo.

COTTINELLI TELMO
José Ângelo Cottinelli Telmo autor do projeto de construção do Liceu Latino Coelho, Lamego 1931-1937, obra promovida pela Junta Administrativa do Empréstimo para o Ensino Secundário, Ministério da Instrução Pública. José Ângelo Cottinelli Telmo (1897-1948), arquiteto e cineasta, foi uma figura multifacetada e a sua obra abarcou uma enorme diversidade de áreas, destacando-se não apenas na arquitetura e cinema, mas também na escrita, poesia, desenho, música, banda desenhada. Pertenceu à geração de pioneiros do modernismo na arquitetura em Portugal.
A opção pelos grandes espaços interiores e a ausência de compartimentação, o ritmo dos alçados e a posição das fenestrações conferem aos edifícios que projetou uma amplitude difícil de encontrar noutras obras portuguesas anteriores.
Para saber mais sobre Cottinelli Telmo clique aqui.

PROCEDIMENTO CONCURSAL PRÉVIO À ELEÇÃO DO DIRETOR 2021-2025

Nos termos do artigo 22.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, torna -se público que se encontra aberto concurso para provimento do lugar de Diretor do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, pelo prazo de 10 dias úteis a contar do dia seguinte ao da publicação do presente Aviso no Diário da  epública.
Os requisitos de admissão ao concurso são os previstos nos números 3, 4 e 5 do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de  Julho.

GABINETE DE APOIO AO ALUNO E FAMÍLIA (GAAF)

No âmbito do PNPSE, foi criado o Gabinete de Apoio ao Aluno e Família (GAAF), um espaço de acompanhamento dos alunos e família, que se encontram em risco social e/ou situação de desfavorecimento socioeconómico, bem como potenciar a sua capacitação e autonomia para que sejam sujeitos ativos no seu projeto de vida.

Projeto

PROJETO

O GAAF, Gabinete de Apoio ao Aluno e Família tem como principais objetivos: prevenir/combater situações de absentismo, abandono e insucesso escolar; promover o envolvimento parental no percurso escolar do aluno; prevenir/sinalizar situações de risco; fomentar o trabalho articulado entre serviços da comunidade escolar e a rede de parceiros; colaborar com as estruturas diretivas do agrupamento na identificação e definição de estratégias de intervenção.
A função da Assistente Social no Agrupamento de Escolas Latino Coelho, visa sobretudo promover a relação entre a escola, a família e a comunidade assim como atenuar ou prevenir situações de risco como o abandono e/o absentismo escolar e acompanhar alunos com dificuldades económicas e em risco de exclusão social, entre outros indicadores de colaborar com as estruturas diretivas do agrupamento na identificação e definição de estratégias de intervenção. 

Medida: Criação de um Gabinete de Apoio ao Aluno e Família

Nome do Agrupamento: Agrupamento de Escola Latino Coelho, Lamego

Destinatários: Comunidade Educativa e a famílias

Técnico Especializado: Arlete Maria Correia Gomes, Assistente Social

Intervenção

INTERVENÇÃO DA ASSISTENTE SOCIAL

A intervenção social em contexto escolar, com indivíduos em vulnerabilidade, debate-se com um contraste de realidades sociais, que por vezes contribui para o afastamento dos seus atores sociais. Neste sentido, a Assistente Social pretende com o seu trabalho, mediar as diferenças culturais, fomentando o respeito e o direito à diferença, fazendo da parceria base de intervenção. É desta forma que se procura, continuamente, um envolvimento efetivo capaz de potenciar o sucesso educativo e social dos alunos e seus familiares.
A intervenção da Assistente Social centra-se no objetivo de promover o direito ao ensino e debelar as situações que obstaculizem a frequência das atividades letivas, realizando contactos diretos com o aluno e com os encarregados de educação, muitas vezes na presença do diretor de turma, por forma a identificar os fatores de desmotivação em contexto escolar e identificar os possíveis fatores familiares e socioeconómicos que contribuam para a situação escolar em que se encontram.
A intervenção desenvolve-se em dois níveis: a dimensão micro, o acompanhamento social dos casos que se traduz no contacto com as famílias e alunos e a equipa dos técnicos especializados: as psicólogas, a assistente social, os professores, a terapeuta da fala e a direção. A dimensão meso, a articulação com os parceiros locais da comunidade envolvente.
O seguinte esquema norteia em que consiste a intervenção.

arlete

Atividades

ATIVIDADES EDUCATIVAS/INFORMATIVAS

Prospeto
Criação e divulgação de um prospeto explicativo das funções da Assistente Social, bem como do GAAF, Gabinete de Apoio ao aluno e família.
A criação deste prospeto tem como objetivo identificar o gabinete, missão, a quem se destina, os objetivos, o local, horário e contactos do Gabinete.

Distribuição do leite escolar durante a pausa letiva extraordinária
Durante a pausa letiva extraordinária devido à situação pandémica, e no cumprimento das orientações recebidas sobre a distribuição do leite escolar às crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo, durante a suspensão das atividades letivas, a Assistente Social colaborou com o Agrupamento de Escolas Latino Coelho, na elaboração de cabazes e entrega do leite escolar correspondente a cada aluno. A Assistente Social colaborou ainda, com a elaboração de uma notícia da ação divulgada na página do Agrupamento de Escolas.

Folheto pausa letiva extraordinária
Durante a pausa letiva extraordinária devido á situação pandémica, foi elaborado pela Assistente Social do Agrupamento um folheto educativo para os alunos, com o objetivo de os sensibilizar para a necessidade de não perderem o foco nas atividades letivas, uma vez que esta interrupção não estava prevista.

Sessão sobre os apoios Sociais no ensino Superior
A educação e o ensino superior, em particular, constituem elementos chave para o desenvolvimento pessoal e social. Daí a importância de um sistema de apoios sociais que permita a todos os cidadãos, independentemente da sua origem socioeconómica, ter a oportunidade de usufruir dos seus múltiplos benefícios. Neste sentido a Assistente Social do Gabinete de Apoio ao Aluno, realizou uma ação concretizando um documento onde informa sobre os apoios sociais no Ensino Superior.

Ação Técnicas Ativas de Procura de Emprego
No âmbito da ação de procura ativa de emprego, o GAAF, Gabinete de Apoio ao Aluno e Família, do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, dinamizou uma ação formativa de técnicas ativas de Emprego, em parceria com o Gabinete de Inserção Social (GIP).
Esta sessões destinam-se a formandos finalistas do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia e do curso de Educação e Formação de Adultos que pretendem aprofundar as diferentes técnicas de procura ativa de emprego, em particular o desenvolvimento de competências e atitudes empreendedoras face à procura de emprego, tendo como oradora a técnica do GIP, Dr.ª Mara Cardoso.
Com esta ação visamos proporcionar um espaço de partilha, num contexto descontraído, refletir sobre o mundo do trabalho e técnicas disponíveis para a procura ativa de emprego.

Apoios Sociais Escolares e Prova Escolar
A Acão Social Escolar é uma das principais medidas de apoios às famílias, que visa comparticipar nas despesas escolares de alunos pertencentes a famílias com baixos recursos, objetivando a exclusão social e o abandono escolar, promovendo a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino. Para o efeito, inclui medidas que passam pela comparticipação económica destinada, nomeadamente, à alimentação, aquisição de material escolar, visitas de estudo, subsídio de transporte, suplementação alimentar e bolsas de mérito. Neste sentido, a Assistente Social do Agrupamento de Escolas Latino Coelho realizou um guia prático, onde informa de todos estes apoios. Neste guia menciona ainda, a Prova Escolar, onde discrimina o que é, como se realiza, para que serve, datas limite de submissão e quem tem que a fazer.

140.º ANIVERSÁRIO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE LATINO COELHO

banner140 6

Escola Secundária de Latino Coelho, Lamego comemora o seu 140.º aniversário no dia 8 de novembro.
Atendendo aos constrangimentos impostos pela evolução da pandemia COVID-19, o Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego propõe-se assinalar a efeméride organizando um conjunto de atividades - 14 décadas, 14 eventos - divulgadas através dos canais digitais de comunicação da instituição, concretamente no sítio eletrónico, no Facebook e na Latino TV.
Esta iniciativa tem início no dia 8 de novembro às 15h00 e prolonga-se até 30 de novembro
O alinhamento irá integrar a sessão de abertura, testemunhos de antigos alunos, o lançamento do selo postal, da medalha comemorativa e de um álbum fotográfico, a apresentação de um vídeo sobre as obras de requalificação e modernização da Escola Secundária de Latino Coelho, Lamego e a divulgação do Mérito na Escola 2019/2020.
- Bradas tu e brado eu,
- VIVA O NOSSO LICEU!


Sessão de abertura das comemorações

Sessão de abertura das comemorações 140.º aniversário da Escola Secundária de Latino Coelho, escola-sede do Agupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego.
Diretor do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego
  José António Fernandes Martins Rocha
Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento Latino Coelho, Lamego
  Luís Filipe Gonçalinho Monteiro
Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego
  João Paulo Campos da Fonseca
Presidente da Câmara Municipal de Lamego
  Ângelo Manuel Mendes Moura


Antigos Alunos do Liceu de Lamego

- António Guimarães
  Presidente da Associação dos Antigos Alunos do Liceu de Lamego e Médico
- Orlando Lourenço
  Presidente do Conselho de Administração das Caves da Raposeira e das Caves da Murganheira
- José Carlos Noronha
 Médico Ortopedista, Cirurgião do Futebol Clube do Porto e Diretor Clínico da Unidade de Saúde e Performance da Federação Portuguesa de Futebol
- Joaquim Melo
   Professor e Inspetor da Inspeção-Geral da Educação e Ciência
- Helena Sarmento
  Artista
- Gonçalo Santos
  Jogador de futebol do “Ethiknos Achnas”, Chipre
- Vítor Assunção
  Comandante do Comando Territorial da GNR de Viseu

- Alexandra Falcão
  Diretora do Museu de Lamego
- João Avelino
  Ex-militar da Guarda Nacional Republicana
- Ângelo Moura
  Presidente da Câmara Municipal de Lamego
- Raúl Matias 
  Comandante do Centro de Tropas de Operações Especiais


Antigos Alunos do Liceu de Lamego e atuais professores da Escola Secundária de Latino Coelho

- Alfredo Ferreira
  Professor de Educação Física
- Helena Beatriz
  Professora de Biologia/Geologia
- João Paulo Lázaro
  Professor de Educação Física
- Leonor Pereira Pinto
  Professora de Filolofia
- Carlos Manuel Almeida
  Professor de Educação Física
- Lúcia Lucena
  Professora de Português
- Adelaide Pereira
  Professora de Matemática


Antigos Alunos do Liceu de Lamego / Escola Secundária de Latino Coelho e atuais Alunos Universitáros

- Mónica Trigo Carvalho
  Antiga aluna e atual estudante do 2.º ano do mestrado integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

- Maria Elisa Carvalho
  Antiga aluna e atual estudante do 2.º ano do mestrado integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

- Inês da Silva Ribeiro
  Antiga aluna e atual do 2.º ano de Criminologia em The University of Sheffield, no Reino Unido.

Tiago Raposo Correia
  Antigo Aluno e atual estudante do 3.º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Jéssica Cardoso e Marta Luísa Santos
  Antigas Alunas e atuais estudantes do 2.º ano de Enfermagem, na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), e do 2.º ano do Curso de Direito, na Universidade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC).

- Margarida Óscar Pinto
  Antiga aluna e atual estudante do 2.º ano do Mestrado Integrado em Medicina, na Universidade da Beira Interior (UBI).

  logos2

Agenda

setembro 2022
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

n logos 2

Autenticação