A sociedade global em que vivemos depende das qualidades e atitudes (morais, cívicas) de todos os seus cidadãos, implicando uma educação/formação para a cidadania na escola. A socialização do jovem vai dotá-lo de conhecimentos, competências, habilidades e valores que lhe são exigidos para a inserção na sociedade. Na inter-relação de aprendizagens consolida-se a sua personalidade, imersa num ambiente, que simultaneamente promove uma aprendizagem para a convivência.
A escola, com as suas parcerias, abre-se à comunidade local, por meio de projetos, ou programas associados ao seu projeto educativo, na dinamização de atividades de aprendizagem e de intercâmbio de experiências. Em suma, não é possível pensar na mudança social de qualquer país sem considerarmos as realidades culturais.
O Projeto Erasmus+ é algo que promove a cultura, o intercâmbio, a aprendizagem ao longo da vida, preocupando-se com os jovens de cada país do espaço europeu numa perspetiva de cultura cidadã.
No Projeto Erasmus+, K2, "The Young Knights of the Round European Table", agora iniciado no ano letivo 2018-19, tem por objetivo o conhecimento de várias culturas e saberes de países da UE, nomeadamente tradições, crenças, gastronomia, música, etc., que estarão em estudo e em análise para que alunos, professores e comunidade local, nacional e europeia se deem a conhecer e se conheçam mutuamente, partilhando e acolhendo o outro.
Os países deste projeto são: Portugal (AELC), Itália, Polónia e Letónia. Entre 22 e 26 de outubro foi o primeiro encontro em Itália, país coordenador, em Corato-Bari. Nestes dias foram apresentados os parceiros, locais de origem, tradições e trabalho de equipa que preparou todas as fases do projeto, ao nível de conteúdos, atividades e avaliação, previstos no projeto e aprovado pela Comissão Europeia. Os alunos diretamente envolvidos neste projeto serão da faixa etária dos 10 aos 13 anos, e que terão de desenvolver atividades em sala de aula e extracurricular, em língua inglesa, mas numa perspetiva inter, multi e transdisciplinar.
Recriar a cultura na escola é viver a cultura, é reproduzi-la de forma concreta. As atividades previstas proporcionarão aos alunos satisfação, promoverão a criatividade, desenvolverão a inteligência crítica e social e os mecanismos de indagação, numa articulação com o indicado no Perfil do Aluno.
O conhecimento e a compreensão da cultura própria e de outras culturas constituem um elemento básico que facilita o respeito, a valorização do diferente, a possibilidade de dialogar e propor outras alternativas de convivência
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023 fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/
e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.