“Os 5 R’s da Tradição: Recuperar, Reutilizar, Reinventar, Recriar e Reciclar – Lenços dos Namorados”
Conscientes de que as tradições de um povo constituem a sua identidade e são uma mais-valia para o seu desenvolvimento, este projeto da Escola Básica de Lamego visou dar a conhecer aos alunos uma tradição ancestral do nosso país, apelando à criatividade e ao desenvolvimento de relações interpessoais, bem como consciencializando para a sustentabilidade, regras de segurança e bem-estar.
Este projeto envolveu 13 professores que dinamizaram atividades em 16 turmas dos diferentes níveis de ensino (5.º 6.º e 7.º anos), sendo de registar que em algumas houve um trabalho interdisciplinar. Os Encarregados de Educação também foram envolvidos, nomeadamente um criou uma canção intitulada “A amizade”.
A intenção inicial era os trabalhos realizados fossem expostos no “Dia dos Namorados”. Porém, o confinamento obrigou a que o prazo para a realização e a exposição dos mesmos fosse adiado. A exposição iniciou-se em abril, durante a Semana da Leitura, com os trabalhos que os alunos realizaram durante as aulas online e foi sendo enriquecida durante o terceiro período, tendo contribuindo para, neste tempo de pandemia, dar vida/alegria à escola! Para além, da exposição foi criado um paddlet com trabalhos do 7.º ano divulgado no blogue da Biblioteca.
Tendo presente a frase: “Além das aptidões e das qualidades herdadas, é a tradição que faz de nós aquilo que somos.” de Albert Einstein, este será um projeto a que se poderá dar continuidade no próximo ano letivo.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023 fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/
e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.