Na mobilidade a França, a Ailly-sur-Noye, no âmbito do Projeto ERASMUS+ KA229 "Paseando entre estatuas", o Agrupamento de Escolas LatinoCoelho, Lamego fez-se representar por um grupo de três adultos (duas professoras e a Presidente da Associação de Pais) e 10 alunos, que partiram na madrugada do dia 04 de março e regressam na noite do dia 11 de março.
Primeiro dia - A chegada
O dia correu dentro das expectativas, a viagem correu bem, o avião a horas e, na chegada ao colégio William Henri Classen, estavam à nossa espera todos os alunos envolvidos no Projeto assim como os respetivos professores. O dia serviu para conhecer a escola, os restantes alunos, os professores e o Diretor . Na escola, o almoço foi um prato típico francês « La blanquette de veau » e, no final da refeição, cada aluno assumiu a responsabilidade de limpar os seus pratos (separando o lixo orgânico do outro lixo) e colocou os seus pratos, talheres e copo em tabuleiros distintos para seguirem diretamente para a máquina de lavar . A saída da escola aconteceu entre as 15h00 e as 17h00 e cada aluno acompanhou o seu co-responsável para casa .
Segundo dia – Baie de Somme
O dia foi longo e intenso. Visitou-se a Reserva Natural da Baía do Somme, acompanhados por dois guias, e, à tarde, a vila medieval Saint Valery sur Somme. A Baía do Somme é um grande estuário na região da Picardia. Esta baía drena seis rios para o Canal da Mancha, principalmente o rio Somme, e cobre uma área total de 72 Km². A baía é conhecida pela sua riqueza ornitológica (mais de 300 espécies de aves) e por uma paisagem singular. Quando a maré sobe, rapidamente as dunas se cobrem de água e, com sorte, pode-se observar algumas focas. Foi muito enriquecedor conhecer a fauna e a flora daquela região, até houve a oportunidade de provar uma planta de nome « obione » que era salgada . Esta planta halófila é comestível mas não é uma alga. A « obione » cresce entre o mar e o rio, logo , é banhada pela água salgada e pela água doce. Atualmente, muitos Chefs de cozinha utilizam esta planta na confeção de alguns pratos, substituindo-se assim o sal.
Durante a tarde, foi tempo de percorrer a vila de Saint Valery sur Somme, conhecer o comércio local, a arquitetura típica desta região do Norte de França e visitar o bairro dos pescadores.
Terceiro dia – Dia em família
No Domingo, cada aluno passou o dia com a respetiva família de acolhimento ERASMUS. Apesar de afastados, a interação digital foi uma constante. Assim, foi possível saber que foram ao Jardim Zoológico ; ao Estádio de França do Paris-Saint Germain e ao Estádio de Lille ; ao castelo de Pierrefonds em Folleville ; à « La Cité Souterraine » usada como enfermaria britânica durante a 1 Guerra Mundial ; etc. Paralelamente, divertiram-se ou no Bowling , ou na pista de patinagem em gelo , ou em passeios pelos parques naturais, entre muitas outras atividades de lazer.
Quarto dia - Colégio de Ailly sur Noye : Receção dos alunos e distribuição de tarefas
Após a receção levada a cabo pelo Sr. Diretor do Colégio e pela Vereadora da Educação e depois de um bom pequeno almoço com a doçaria tradicional, foi tempo de trabalhar e de preparar a visita a Amiens para o dia seguinte. Na sala de informática, através da ferramenta informática Padlet, no TwinSpace, os alunos pesquisaram informação sobre as estátuas de Julio Vernes, o relógio Dewailly com a « Marie sans chemise », a catedral de Notre Dame de Amiens e suas estátuas.
Para ver mais fotos clique aqui.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023 fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/
e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.