PROJETO ERASMUS+ "FORMAR E INOVAR NA DIMENSÃO EUROPEIA"
INFORMAÇÃO
Projeto
As competências linguísticas e científicas adquiridas pelos professores, assim como as suas experiências de trabalho colaborativo, serão fundamentais para o desenvolvimento estratégico do agrupamento de escolas, na articulação entre diferentes áreas disciplinares e diferentes estabelecimentos de ensino, recentemente agregados. Os docentes participantes deverão dinamizar atividades curriculares em línguas estrangeiras, atividades extracurriculares e extraletivas transdisciciplinares, intercâmbios internacionais e visitas de estudo, de forma a implementar a consciência europeia, a multiculturalidade e o plurilinguismo. Espera-se o desenvolvimento, nos docentes, da necessidade de utilização das tecnologias de informação e comunicação, integrando redes internacionais, e antecipando a necessária modernização tecnológica, principalmente da escola-sede de agrupamento.
Os docentes envolvidos nas ações deverão constituir "clusters" catalisadores de atividades com as características identificadas nas necessidades do AELC, e adquirir competências que possibilitem ao agrupamento participar significativamente em projetos nacionais e internacionais, que envolvam alunos, tais como, as atividades relacionadas com o facto de ser escola piloto nos projetos: Open Discovery Space e Inspiring Science Education.Participantes no projeto
Os participantes são professores de quadro/além-quadro em exercício de funções no agrupamento, de diferentes áreas disciplinares, científica, linguística e humanidades, que têm formação específica nas suas áreas de especialidade e pedagógico/didática, licenciados e mestres. Existe a necessidade de formação ao nível de competências em línguas estrangeiras, consolidação de competências científicas, pedagógicas e didáticas, principalmente em áreas científicas transversais que possibilitem articulação e trabalho colaborativo entre professores de diferentes áreas disciplinares, para a elaboração de projetos com alunos de âmbito europeu, com o objetivo de melhorar a vivência no AELC, proporcionar novas experiências formativas em regime colaborativo e de projeção internacional e objetivo último, melhorar os resultados escolares dos alunos.Equipa de coordenação do projeto
Presidente da Comissão
José António Fernandes Martins Rocha
Adjunto do Presidente e responsável pelo tratamento dos dados e contactos
Nuno Manuel Oliveira Ribeiro
Professores coordenadores
Manuel Augusto Costa da Silva
Isabel de Lurdes Pereira do Cabo
Elemento do Conselho Administrativo
Filomena MateusEquipa de seleção de candidatos
Os participantes no projeto de mobilidade serão selecionados por uma entidade autónoma que será constituída pela Diretora do Centro de Formação de Professores (CEFOP-LART) que inclui o AELC, um elemento da direção do Agrupamento, um representante de Pais e Encarregados de Educação com assento no Conselho Geral, e dois professores promotores, diretamente envolvidos na conceção do projeto: dois professores do departamento de línguas, um da secção de línguas estrangeiras e um professor de língua materna; um professor do departamento de matemática e ciências experimentais.
Presidente da Equipa
José António Fernandes Martins Rocha
Adjunto do Presidente e responsável pelo tratamento dos dados e contactos
Nuno Manuel Oliveira Ribeiro
Diretora do CEFOP-LART
Maria Otelinda Costa
Representante dos Pais e Encarregados de Educação
Luís Monteiro
Professores da equipa de coordenação do projeto
Manuel Augusto Costa da Silva
Isabel de Lurdes Pereira do Cabo
Professores do Departamento de Línguas
Isilda Maria C. M. Lourenço Afonso
Maria Júlia Sanchez Ferreira da Silva
Professor do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais
Maria Elisabete SequeiraCandidatura
Plataforma e-Twinning
Pretende-se utilizar o e-Twinning, em conjugação com o projeto, na(o):
- troca de experiências formativas e educativas com escolas dos países de acolhimento;
- troca de correspondência e materiais, entre alunos e professores das escolas intervenientes;
- promoção da escola e região através da produção de conteúdos multimédia;
- utilização on-line de línguas europeias;
- utilização desta plataforma como espaço de encontro, para a interação dos participantes;
- colaboração em projetos existentes e iniciar novos;
- desenvolvimento de competências digitais.
Para mais informações visite o sitio eletrónico www.etwinning.net.Europass
OBJETIVOS DO EUROPASS?
Para aceder ao sítio oficial o Europass clique aqui.
MOBILIDADE DO REINO UNIDO
CULTURA
Grande potência resultante da união política de quatro países – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte - , cada um conservando os seus elementos distintivos das tradições, costumes e simbolismo. Conhecido mundialmente por UK (United Kingdom), o Reino Unido é governado por um sistema parlamentar, cuja sede está localizada na cidade de Londres, e por uma monarquia constitucional, que tem a Rainha Isabel II como Chefe de Estado.
É a sétima economia do mundo, tendo sido a Revolução Industrial responsável por este desenvolvimento.
Beatles, Rolling Stones e Oasis são três grupos musicais que têm origem nesta terra e que vendem discos nos quatro cantos do mundo. Na literatura, o dramaturgo William Shakespeare é um dos compositores mais famosos do mundo; também muito célebres são as irmãs Brontë, Agatha Christie, George Orwell, Charles Dickens, J. K. Rowling, Enid Blyton e J.R.R. Tolkien.
TRADIÇÕES
O chá das 5, chamado Five O'clock Tea, é muito apreciado pelos ingleses.
Foram também eles que inventaram o futebol e são fanáticos pelo cricket, desporto que utiliza bola e tacos e inspirado no rudimentar jogo rural medieval chamado stoolball.
Os ingleses são bastante disciplinados e esquisitos com as boas maneiras. Dão grande importância à saudação na vida quotidiana.
GASTRONOMIA
Entre os pratos tradicionais do Reino Unido está o famoso Fish and Chips (peixe com batatas fritas).
Quando se fala de bebidas, o chá fica claramente em primeiro lugar, embora os ingleses também bebam café, cerveja amarga, whisky e vinho. Os locais onde os ingleses se reúnem mais frequentemente com os amigos para beber uns copos são os public houses, mais conhecidos por pubs.
PARTICIPANTES
Os professores que participaram na mobilidade do Reino Unido foram:
- Manuela Mariano
- Manuel Augusto
- Ana Paula Pinto
- Ana Tavares
MOBILIDADE DE ESPANHA
ESPANHA
TRADIÇÕES
GASTRONOMIA
CÁCERES
PARTICIPANTES
Os professores que participaram na mobilidade de Cáceres foram:
- Isabel Cabo
- Manuel Augusto
- Lídia Valadares
- Paula Montenegro
- Paulo TaveiraSALAMANCA
PARTICIPANTES
Os professores que participaram na mobi lidade de Salamanca foram:
- Júlia Batista
- João Pedro Melo
- Sandra Coelho
- Nuno RibeiroVALÊNCIA
PARTICIPANTES
Os professores que participaram na mobi lidade de Valência foram:
- Maria Antónia Carvalho
- João Nuno Carvalho
- Olga Duarte
- Isabel Rebelo
- Albertina Santos
- Maria José Pinto
- Regina Santos
MOBILIDADE DA HOLANDA
CULTURA
A Holanda afirma-se como um reino próspero e densamente povoado em que um sexto do território foi conquistado ao mar através da drenagem dos campos e da construção de diques, canais e represas. A agricultura que emprega uma pequena percentagem da mão-de-obra, é intensiva e científica, produzindo lacticínios e explorando enormes áreas de estufas e campos de tulipas. A Holanda é o país que exporta maior quantidade de queijo. Esta nação foi uma das principais.do século VII. O queijo Gouda, tido como um dos melhores do mundo, representa 60% da produção queijeira holandesa. O comércio trouxe prosperidade a Amesterdão, a capital, embora a sede do Governo seja Haia. O porto de Roterdão é um dos maiores do mundo. Maastricht, onde foi assinado em 1992 o importante Tratado da União Europeia, é uma cidade deste país.
A Holanda teve grandes pintores como Van Eysk, Frans Hals, Rembrandt, Vermeer e Van Gogh.
TRADIÇÕES
Tamancos de madeira, tulipas, moinhos de vento e queijo são ícones tradicionais da Holanda.
Podemos também falar da tradição do Sinter Klaas ou Sint Nicolaas (S. Nicolau) de final do ano.
GASTRONOMIA
Os holandeses não têm uma tradição culinária típica e costumam fazer apenas uma refeição quente ao dia, tradicionalmente à noite. Habitualmente, ao pequeno-almoço comem pão com queijo, frios e/ou geleia. A maioria das pessoas almoça uma sanduíche, às vezes acompanhada por uma sopa ou uma salada.
Tradicionalmente o jantar é uma combinação de batatas e vegetais com carne ou peixe. Um dos pratos típicos da Holanda é o Rijsttafel, ou seja, um prato à base de arroz com diversos acompanhamentos, tais como legumes, carne picada e aves, pescado, etc. No inverno, também se come stamppot (puré de batata com verdura).
PARTICIPANTES
Os professores que participaram na mobilidade da Holanda foram:
- Teresa Faustino
- Vítor Leonardo
- Maria Isabel Saavedra
- Virgílio Silva
- Manuela Mariano
- Luís Cunha
MOBILIDADE DA GRÉCIA
CULTURA
A Grécia moderna tem as suas raízes na civilização da Grécia Antiga, considerada o berço de toda a civilização ocidental.
Na Antiguidade, os poetas desta terra inventaram o nome da Europa e os filósofos, a democracia. O espírito científico contribuiu para o desenvolvimento da História, da Matemática e da Medicina.
Na Arquitetura, os gregos foram inovadores porque criaram normas e padrões próprios, que serviram como modelos para as civilizações que se lhes seguiram. No campo das Artes Plásticas, eram excelentes escultores, pois procuravam retratar o corpo humano na sua perfeição. Músculos, vestimentas, sentimentos e expressões eram retratados pelos escultores gregos.
Atualmente, a Grécia é um país democrático e desenvolvido e com um índice de desenvolvimento humano considerado alto pelas Nações Unidas.
TRADIÇÕES
A Grécia é um dos poucos países do mundo onde as danças populares são praticadas hoje com o mesmo entusiasmo com que eram antigamente. A dança tem lugar por uma infinidade de motivos, desde expressar sentimentos e celebrar festas religiosas e vitórias bélicas, até garantir a fertilidade, superar a depressão e curar doenças. A dança é considerada uma das mais elevadas formas de arte.
Uma das maiores comemorações gregas é o Carnaval, conhecido como Apokries.
GASTRONOMIA
A gastronomia grega contemporânea é tipicamente mediterrânica e utiliza de forma recorrente o azeite, os cereais, o vinho, os peixes, o queijo, o presunto e diversos tipos de carnes, incluindo aves e coelho. Pratos com carne bovina são raros. Um dos pratos típicos gregos (que leva beringela, carne picada e especiarias) é a mouzaka. Comer fora sempre foi prática corrente no país.
PARTICIPANTES
Os professores que participaram na mobilidade da Grécia foram:
- Palmira Santos
- João Pedro Melo
- Isabel Esteves
- Dulce Ferreira
MOBILIDADE DE MALTA
ILHA DE MALTA
TRADIÇÕES
GASTRONOMIA
SLIEMA
LA VALLETTA
ST. JULIAN´S
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023 fax. (+351) 254 655 323
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