MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS
Coordenadora: Helena Batriz Pinto
A NOSSA HISTÓRIA
O museu de Ciências Naturais da Escola Secundária de Latino Coelho – Lamego (antigo Liceu de Lamego) existe desde a construção do atual edifício (1931 – 1937), sendo algum do seu espólio, dessa década. Existem, no entanto, exemplares mais antigos como, por exemplo, um herbário de 1890, sementes datadas de 1903 e recolhidas no Jardim do Campo (em frente ao Edifício da Câmara Municipal) e os exemplares adquiridos no ano letivo de 1910-1911, para o então Gabinete de História Natural e que consta do anuário do Liceu.
Possui o mobiliário inicial desenhado pelo autor do projeto do edifício, o arquiteto Cotinelli Telmo, inovador para a época, ao conjugar a madeira com o metal e o vidro.
As coleções existentes no Museu de Ciências traduzem a importância dada à classificação, nomeadamente de espécies provenientes das antigas colónias, da Europa e do resto do mundo (coleções adquiridas em França e na Alemanha). O visitante poderá, assim, apreciar, na secção de Mineralogia e Geologia, amostras de minerais e amostras de rochas, e uma curiosa coleção de 20 compostos químicos cristalinos.
Na secção de Paleontologia podem apreciar-se 223 amostras de fósseis.
A secção de Zoologia compreende 428 espécimes que se encontram organizados segundo a divisão do Reino Animal, em nove Filos, destacando-se no Filo Artrópodes, a coleção de Coleópteros com 90 exemplares e, no Filo Moluscos, a coleção de conchas com 248 exemplares, representantes de 70 famílias de Gastrópodes e Bivalves.
O Filo Cordados está também representado por 100 exemplares característicos das diferentes Classes.
Na secção de Botânica, ressalta-se a coleção de 70 produtos vegetais oferecida à escola, em 1939, pelo, à época, Museu Agrícola Colonial de Lisboa.
Está ainda em exposição diverso material didático utilizado no ensino experimental das Ciências Naturais, destacando-se a coleção de modelos, mapas e microscópios que ilustra bem a evolução destes instrumentos ao longo do tempo.
COTTINELLI TELMO
José Ângelo Cottinelli Telmo autor do projeto de construção do Liceu Latino Coelho, Lamego 1931-1937, obra promovida pela Junta Administrativa do Empréstimo para o Ensino Secundário, Ministério da Instrução Pública. José Ângelo Cottinelli Telmo (1897-1948), arquiteto e cineasta, foi uma figura multifacetada e a sua obra abarcou uma enorme diversidade de áreas, destacando-se não apenas na arquitetura e cinema, mas também na escrita, poesia, desenho, música, banda desenhada. Pertenceu à geração de pioneiros do modernismo na arquitetura em Portugal.
A opção pelos grandes espaços interiores e a ausência de compartimentação, o ritmo dos alçados e a posição das fenestrações conferem aos edifícios que projetou uma amplitude difícil de encontrar noutras obras portuguesas anteriores.
Para saber mais sobre Cottinelli Telmo clique aqui.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023 fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/
e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.