No dia 22 de outubro, a Escola Básica de Cambres foi a Lamego participar numa atividade promovida pela Câmara Municipal, em colaboração com o Automóvel Clube de Portugal.
Esta atividade de educação rodoviária, alertou para os comportamentos que devemos ter na rua e para aquelas situações em que nunca pensamos, quando nos deslocamos. Através da simulação do ambiente rodoviário, experimentamos como atravessar corretamente a rua, qual a importância da colocação do cinto de segurança, compreendemos o significado dos sinais de trânsito e ficamos a saber porque nunca devemos correr atrás da bola em direção à estrada.
Aprendemos a atravessar a rua, com e sem passadeira, a circular na via pública, como peões ou com bicicleta, a andar num automóvel em segurança, a respeitar os sinais na estrada, a usar o colete refletor e a utilizar a cadeira ou o assento para crianças.
Gostamos muito desta atividade e aprendemos mais e melhor.
No âmbito da disciplina de Inglês, sob a coordenação das professoras Susana Aleixo e Sofia Gouveia, as turmas A do 3.º ano e D do 4.º ano, da Escola Básica n.º1 de Lamego, estão a participar no projeto europeu eTwinning intitulado "Animal Mode".
Este projeto permitirá, ao longo deste ano letivo, a colaboração e aprendizagem colaborativa entre diferentes alunos da Europa. Os discentes explorarão o mundo real enquanto aprendem inglês, mobilizando também conhecimentos adquiridos em Estudo do Meio e Cidadania e Desenvolvimento. Os alunos serão participantes ativos e poderão compartilhar as suas ideias com base nos temas propostos pela equipa e, além disso, desenvolver competências do século XXI, incluídas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória: pensamento crítico, criatividade, colaboração, inovação e comunicação. Ao trabalhar neste projeto, alunos e professores aumentam a sua competência linguística, incentivam o pensamento crítico e, acima de tudo, são convidados a expressar-se de forma criativa. Todas as tarefas do projeto promovem a colaboração e integração entre os parceiros do projeto, a saber: Portugal, Espanha, França, Croácia, Turquia e Polónia.
A primeira tarefa, concretizada com muito entusiasmo, consistiu na realização de uma apresentação individual, que será incluída num ebook, para que todos os alunos participantes no projeto se conheçam melhor.
Para saber mais informações visite https://school-education.ec.europa.eu/en/etwinning/projects/animal-mode/twinspace.
Para ver mais fotos clique aqui.
Informam-se todos os interessados quais os procedimentos necessários para proceder ao desbloqueio do computador do programa escola digital e procedimento para o computador não voltar a bloquear", para as situações em que aparece o ecrã azul ao ligar o equipamento.
Mais se informa que este bloqueio é alheio ao Agrupamento e irá acontecer em todos os computadores entregues a todos os estabelecimentos de ensino do país no âmbito do programa Escola Digital.
O CUCo é uma tecnologia de segurança exclusiva para computadores, tablets e smartphones, que vem pré-instalada em todos os computadores entregues. Esta possibilita que um dispositivo realize um autoteste de conformidade que possibilita o respetivo bloqueio remoto, desbloqueio e localização.
Para aceder aos procedimentos de como debloquear o CUCo clique aqui.
Mais uma vez, o Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego foi distinguido pela Direção-Geral da Educação (DGE) e pelo Serviço Nacional de Apoio eTwinning com dois Selos de Qualidade Nacional, reconhecendo a excelência do trabalho colaborativo europeu desenvolvido.
Os selos foram atribuídos a duas professoras e aos seus alunos, pelos projetos:
- “Voyage à travers la culture et l’histoire de nos pays grâce à l’intercompréhension entre les langues romanes (français, italiano, español, catalán, português, româna)”, desenvolvido pela professora Alzira Gomes com os alunos do 3.º ano dos Cursos Profissionais de Técnico de Multimédia e Técnico de Audiovisuais.
- SEI – Somos “erbitas” ibéricas, desenvolvido pela professora Marisa Marado, desenvolvido com os alunos da Educação Especial.
O Selo Nacional de Qualidade é uma forma de afirmação pública da dedicação da escola na qualidade e abertura do trabalho colaborativo europeu e é concedido pela Organização Nacional de Apoio (NSO) a projetos eTwinning considerados excelentes, de acordo com cinco critérios: colaboração entre escolas parceiras; utilização do digital em contexto educativo; abordagens pedagógicas; integração curricular; resultados e documentação. Este Selo Nacional de Qualidade é um incentivo para a escola continuar a participar em projetos eTwinning e um reconhecimento do trabalho desenvolvido.
Para ver mais fotos clique aqui.
Informa-se toda a comunidade que se encontram abertas as inscrições para ações de educação e formação de adultos para conclusão dos ensinos básico, equivalente ao 9º ano de escolaridade, e secundário, equivalente ao 12º ano de escolaridade.
Informamos ainda que também disponibilizamos um conjunto de formações modulares certifidadas, através de unidades de formação de curta duração, de 25 ou 50 horas e ainda a formação em Português Lingua de Acolhimento (estrangeiros).
As inscrições devem ser efetuadas através do Centro Qualidica do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, na antiga "Caso do Reitor", sita na Avevida das Acácias, ou através do te. 254094823 ou ainda pelo e-mail
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
.
Para ver a lista de ofertas das formações modulares clique aqui e de Português Lingua de acolhimento clique aqui.
O teu futuro tem saída, qualifica-te connosco!
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023 fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/
e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.