face  ins

segunda 29 abril 2024

Artigos

img LG 2

É com muita alegria que anunciamos que a participação no projeto “Leituras para todos – Li e gostei” está a aumentar, portanto, a partir deste momento, haverá duas publicações semanais. Hoje, as partilhas de leitura incidirão sobre “A cidade do medo”, de Pedro Garcia Rosado, e “Noites no sótão”, de Maria Teresa Gonzalez.
Para continuar a ler clique aqui.

25EPL 01

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, os formandos do Curso de Educação para Adultos, nível básico (3º ciclo), do Estabelecimento Prisional de Lamego, realizaram diversas atividades de forma a relembrar a importância deste momento histórico.
Ao longo de toda a semana, os formandos, sob a orientação dos formadores Sandra Ribeiro, Susana Vaz, Fernando Cameira, Mónica Lima e João Carvalho, construíram réplicas de carros de combate, com materiais reciclados, de forma a contribuir para as exposições realizadas na Escola Secundária Latino Coelho e na Escola Básica de Lamego. Elaboraram também um mural da liberdade na sala de convívio com cartazes, poemas e mensagens alusivos ao 25 de Abril.
Na tarde de 24 de abril, com a participação da professora Edite Castro, foi dinamizada uma oficina de leitura com o tema “50 anos de Liberdade”.
No final, formandos, professores, guardas prisionais e elementos da administração juntaram-se no átrio e partilharam poemas e músicas alusivos à liberdade, com todos os reclusos.
Ao som das músicas de Zeca Afonso e de Paulo de Carvalho, juntaram-se todas as vozes, assim como o povo se juntou há 50 anos, para gritar “Viva o 25 de Abril!”. 
Paea ver mais fotos clique aqui.

PbIO 01

No âmbito do projeto Projeto de Educação para a Saúde e enquadrada na a 1.ª edição das "Escolas em Movimento”, decorreu, nos dias 23 e 24 de abril, na Escola Básica de Lamego, uma ação de educação ambiental e bem-estar animal em parceira com o Parque Biológico e com o Abrigo Animal de Lamego, para todos os alunos de 5.º e 6.º anos.
Esta atividade contou com a participação de dois biólogos e de uma veterinária do Parque Biológico de Lamegoi.
O Diretor, José Martins Rocha, agradece toda a colaboração dos técnicos do Parque Biológico nesta atividade.
Para ver mais fotos clique aqui.

queSEu 01

Realizou-se no dia 15 de abril, a segunda rubrica: “Quem sou eu!”, no âmbito da 1.ª edição das “Escolas em Movimento”, dinamizada pelo professor Paulo Lourenço e contou com a participação dos alunos da Escola Básica de Lamego.
A segunda personalidade da rubrica “Quem sou eu!”, foi o famoso criador da obra de Mona Lisa, o ilustre Leonardo da Vinci, que realizava o seu 572.º aniversário. Leonardo da Vinci era um polímata, nascido em Itália, a 15 de abril de 1452. Foi uma figura importante do Alto Renascimento, que se destacou nas áreas da ciência, da matemática e da engenheira. Foi inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.
O seu primeiro trabalho importante foi uma parte da tela “O Batismo de Cristo”, de Verrocchio. Em 1482, com 30 anos, transferiu-se para Milão e ofereceu seus serviços a Ludovico Sforza, o duque de Milão, apresentando-se como engenheiro, arquiteto e pintor. Em 1495, deu início aos preparativos para pintar A Última Ceia, um fresco de dimensões consideráveis, 9 metros de largura e 4,20 m de altura, numa parede do refeitório do Convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão. Em 1502, em Florença, foi nomeado Engenheiro Militar e acompanhou César Bórgia nos seus empreendimentos de guerra. Em 1507, foi nomeado pintor e engenheiro na corte de Luís XII da França. Levou consigo o quadro inacabado da Mona Lisa e nesse mesmo ano, terminou a obra que mais tarde se tornou o quadro mais célebre da pintura ocidental, que hoje está no Museu do Louvre, em Paris, como a principal atração turística. Faleceu no Castelo de Cloux, Amboise, França, no dia 2 de maio de 1519.
A vencedora do prémio deste segundo lançamento da rubrica “Quem sou eu!” foi para a aluna número dezassete, Rita Sousa, do 6.º E.
Para ver mais fotos clique aqui.

DoQ 01

No âmbito das comemorações do IV Centenário da morte de Miguel de Cervantes, apresentamos uma exposição itinerante sobre uma das obras literárias mais emblemáticas da história: "Don Quijote de la Mancha".
A exposição, intitulada "El Quijote, de la ilustración al arte", estará patente, até ao dia 3 de maio, na Biblioteca da Escola Secundária Latino Coelho, e pode ser visitada por toda a comunidade educativa.
Com um total de 87 quadros, a exibição apresenta uma variedade de ilustrações, pinturas, traduções, cartazes e mensagens publicitárias relacionadas com "El Quijote", mostrando como a obra tem sido interpretada e celebrada ao longo dos séculos. Os quadros, com dimensões de 32 x 23 cm, oferecem uma visão abrangente e envolvente da riqueza cultural, literária e artística desta obra-prima da literatura espanhola.
Esta iniciativa, dinamizada pelas professoras de Espanhol Sílvia Assunção e Susete Ramalho, em articulação com a Consejería de Educación da Embaixada de Espanha em Portugal, visa não só celebrar a genialidade de Cervantes e a universalidade e atemporalidade da sua obra, mas também promover o interesse pela literatura e pela cultura espanhola entre a comunidade educativa.
É uma oportunidade imperdível para todos mergulharmos no fascinante mundo de "Don Quijote" e explorarmos o universo criado pelo célebre autor espanhol.
Para ver mais fotos clique aqui.

Subcategorias

Pág. 1 de 179

  logoAELC hor 600

Agenda

julho 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação