face  ins

terça 23 abril 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
EVENTO CULTURAL "A MUSA TERRA" 23-04-2024
No âmbito da “Semana da...
AULA YOGA NA TURMA DO 7.º D, NA ESCOLA BÁSICA DE LAMEGO 23-04-2024
No dia 22 de abril, decorreu uma atividade de...
ABRIL AZUL: PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA 23-04-2024
Durante o mês de abril, o Agrupamento...
EXPOSIÇÃO "EVOCANDO ABRIL, VOZES MIL..." 23-04-2024
Ao longo da semana de 22 a 26 de abril, a...
EARTH DAY – THERE’S NO PLANET B 22-04-2024
No âmbito da 1ª...
VISITA DE ESTUDO A SERRALVES E AO MUSEU SOARES DOS REIS 22-04-2024
No dia 12 de abril os alunos das turmas...
LI E GOSTEI "UM MURO E UMA CERCA" 22-04-2024
  “Um Muro e uma Cerca”, da...
(DES)ENCONTROS DE SABERES ENTRE COMUNIDADES 22-04-2024
Nos dias 15 e 16 de abril, os alunos da turma...

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

dia internacional da mulher 6

O Diretor do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, José Martins Rocha, felicita todas as mulheres que trabalham neste Agrupamento.
Recordamos que o Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente a 8 de março. A data recorda as conquistas das mulheres que, ao longo da história, lutam pelos seus direitos e contra o preconceito.
Em 1910, a criação de um dia das mulheres foi proposta por Clara Zetkin, uma feminista alemã, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas.
Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
Publicamos um vídeo alusivo a este dia realizado por alunos do 12.º C, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Para ver o vídeo clique aqui.

ERASMUS+ "PASSEANDO ENTRE ESTATUAS"

fr 01

Na mobilidade a França, a Ailly-sur-Noye, no âmbito do Projeto ERASMUS+ KA229 "Paseando entre estatuas", o Agrupamento de Escolas LatinoCoelho, Lamego fez-se representar por um grupo de três adultos (duas professoras e a Presidente da Associação de Pais) e 10 alunos, que partiram na madrugada do dia 04 de março e regressam na noite do dia 11 de março.
Primeiro dia - A chegada
O dia correu dentro das expectativas, a viagem correu bem, o avião a horas e, na chegada ao colégio William Henri Classen, estavam à nossa espera todos os alunos envolvidos no Projeto assim como os respetivos professores. O dia serviu para conhecer a escola, os restantes alunos, os professores e o Diretor . Na escola, o almoço foi um prato típico francês « La blanquette de veau » e, no final da refeição, cada aluno assumiu a responsabilidade de limpar os seus pratos (separando o lixo orgânico do outro lixo) e colocou os seus pratos, talheres e copo em tabuleiros distintos para seguirem diretamente para a máquina de lavar . A saída da escola aconteceu entre as 15h00 e as 17h00 e cada aluno acompanhou o seu co-responsável para casa .
Segundo dia – Baie de Somme
O dia foi longo e intenso. Visitou-se a Reserva Natural da Baía do Somme, acompanhados por dois guias, e, à tarde, a vila medieval Saint Valery sur Somme. A Baía do Somme é um grande estuário na região da Picardia. Esta baía drena seis rios para o Canal da Mancha, principalmente o rio Somme, e cobre uma área total de 72 Km². A baía é conhecida pela sua riqueza ornitológica (mais de 300 espécies de aves) e por uma paisagem singular. Quando a maré sobe, rapidamente as dunas se cobrem de água e, com sorte, pode-se observar algumas focas. Foi muito enriquecedor conhecer a fauna e a flora daquela região, até houve a oportunidade de provar uma planta de nome « obione » que era salgada . Esta planta halófila é comestível mas não é uma alga. A « obione » cresce entre o mar e o rio, logo , é banhada pela água salgada e pela água doce. Atualmente, muitos Chefs de cozinha utilizam esta planta na confeção de alguns pratos, substituindo-se assim o sal.
Durante a tarde, foi tempo de percorrer a vila de Saint Valery sur Somme, conhecer o comércio local, a arquitetura típica desta região do Norte de França e visitar o bairro dos pescadores.
Terceiro dia – Dia em família
No Domingo, cada aluno passou o dia com a respetiva família de acolhimento ERASMUS. Apesar de afastados, a interação digital foi uma constante. Assim, foi possível saber que foram ao Jardim Zoológico ; ao Estádio de França do Paris-Saint Germain e ao Estádio de Lille ; ao castelo de Pierrefonds em Folleville ; à « La Cité Souterraine » usada como enfermaria britânica durante a 1 Guerra Mundial ; etc. Paralelamente, divertiram-se ou no Bowling , ou na pista de patinagem em gelo , ou em passeios pelos parques naturais, entre muitas outras atividades de lazer.
Quarto dia - Colégio de Ailly sur Noye : Receção dos alunos e distribuição de tarefas
Após a receção levada a cabo pelo Sr. Diretor do Colégio e pela Vereadora da Educação e depois de um bom pequeno almoço com a doçaria tradicional, foi tempo de trabalhar e de preparar a visita a Amiens para o dia seguinte. Na sala de informática, através da ferramenta informática Padlet, no TwinSpace, os alunos pesquisaram informação sobre as estátuas de Julio Vernes, o relógio Dewailly com a « Marie sans chemise », a catedral de Notre Dame de Amiens e suas estátuas.
Para ver mais fotos clique aqui.

LATINO COELHO PARTICIPA NO ERASMUS+ EM NÁPOLES, ITÁLIA

n2 01

Um grupo de 7 alunos e 3 professores, da Escola Secundária de Latino Coelho, Lamego, participa esta semana, de 28 de fevereiro a 06 de março, numa mobilidade a Nápoles, Itália, no âmbito do Projeto ERASMUS+ “Tras Los Rastros de Mitos en La Oscurid@D de Historia”.
Quarto dia (03/03/2022) – Nápoles
Durante a manhã, os participantes no projeto foram presenteados, na Escola (Istituto Superiore Statale Gentileschi), com o espetáculo “Caravaggio e i Caravaggeschi”, da Companhia “Teatri 35”, que alia a técnica de “pinturas vivas” à música. No final alguns alunos puderam também realizar a sua performance e transformar-se, igualmente, em “pinturas vivas”.
A tarde foi reservada à continuação da descoberta da cidade de Nápoles: visita ao Castelo “Sant'Elmo”, uma estrutura militar quinhentista que oferece uma vista soberba sobre a cidade e visita ao Palácio Real, um imponente edifício barroco, onde é fácil imaginar a vida luxuosa da antiga monarquia napolitana, dado que os diferentes espaços se encontram perfeitamente conservados com a decoração original.
Quinto dia (04/03/2022) – Nápoles
Neste último dia, a manhã começou com as apresentações dos trabalhos efetuados pelos alunos dos países participantes, subordinados ao tema “a mitologia nas artes: música, cinema e literatura”. De seguida foi dinamizado um pequeno “workshop” sobre a aplicação “Izi.Travel”, que permite a criação de “áudio-guias”. A manhã terminou com a realização de trabalhos de grupo internacionais sobre as aprendizagens efetuadas na mobilidade.
À tarde, depois da reunião dos professores participantes, onde se preparou a próxima mobilidade do projeto, que terá como destino a Polónia, os alunos e os professores receberam os diplomas de participação e, entre despedidas emotivas, deu-se por terminada mais uma mobilidade no âmbito do projeto Erasmus “Tras los rastros de mitos en la oscuridi@d de historia”.
Para ver mais fotos clique aqui.

  logoAELC hor 600

Agenda

abril 2024
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

SHAREPOINT - PROFESSORES

SharePoint 6

INOVAR +

inovarmais

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação