face  ins

domingo 29 junho 2025
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
"5ª NA AVENIDA" MOSTRA DO ENSINO PROFISSIONAL 26-06-2025
O Agrupamento de Escolas Latino Coelho,...
OFERTA FORMATIVA PARA O ANO LETIVO 2025/2026 03-06-2025
O Agrupamento de Escolas Latino Coelho,...
LATINO COELHO PROMOVE ATIVIDADE "9.º ANO E AGORA?..." 20-06-2025
O Agrupamento de Escolas Latino Coelho,...
JOVENS PROMOTORES DE SAÚDE NO "CANTINHO JPS" 24-06-2025
No dia 13 de junho, os formandos do 1.º...
TEATRO BILINGUE NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO 24-06-2025
No dia 12 de junho, no âmbito da...
ATIVIDADE "QUANTO MAIS DOU MAIS RICO ESTOU" 24-06-2025
No dia quinze de maio, pela quarta vez, a...
ATIVIDADE "MISSÃO: PUBERDADE EM AÇÃO!" 24-06-2025
Os alunos do 6.º ano, da Escola...
MATEMÁTICA PARA TODOS NA ESPLANADA DA CIDADE 24-06-2025
No dia 11 de junho, a comunidade educativa de...

CONVERSAS À SOLTA: MEMÓRIAS DA GUERRA COLONIAL

FRL 01

No dia 30, na Escola Secundária de Latino Coelho, decorreu a conferência “Conversas à solta: Memórias da Guerra Colonial”, contando com o testemunho de Fernando Reis Lima, ex-militar e combatente na guerra em Angola, conceituado médico cirurgião, que desempenhou vários cargos no Hospital S. João, do Porto, e autor de vários livros publicados, desde memórias a poesia. Estiveram presentes duas turmas do 9º ano (C e D) e duas turmas do 12º ano (D e E), do Curso Científico-Humanístico de Humanidades, acompanhados pela professora de Português e pela professora de História, respetivamente.
A sessão iniciou com a apresentação do trailer do filme Cartas da Guerra, de Ivo Ferreira, e a leitura de duas cartas da obra Cartas da Guerra, de António Lobo Antunes, por dois alunos do 12º ano.
A seguir, numa conversa agradável e entusiasmante, o Dr. Fernando Reis Lima partilhou recordações da Guerra Colonial em Angola e episódios da sua ação como médico junto dos seus companheiros, o que explicou grandes momentos de tensão e de desespero vividos por parte dos soldados. Este testemunho veio ao encontro das leituras realizadas pelos alunos da já referida obra de António Lobo Antunes, que também falou, nas cartas à sua esposa, da sua experiência enquanto soldado e médico, retratando também o lado horrível e injusto de uma guerra.
No final, alguns alunos do 9º ano colocaram questões ao Dr. Fernando Reis Lima, que abordaram aspetos da guerra e da sua profissão enquanto médico. Deste modo, os alunos puderam contactar com uma pessoa que esteve presente neste momento marcante da História do nosso país, conheceram também o Sr. Afonso Sorrilha, o porta-estandarte da Liga dos Combatentes e foram esclarecidos pelo Coronel Valdemar Lima acerca da ação e representação da Liga dos Combatentes de Lamego.
Para ver mais fotos clique aqui.

  logoAELC hor 600

Agenda

junho 2025
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

SHAREPOINT - PROFESSORES

SharePoint 6

INOVAR +

inovarmais

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

PESSOAS2030 BarraCofinan Designacao Ass White 2744px

Autenticação