DEPARTAMENTO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (1.º CEB)
Coordenador
Elisabete Maria Figueiredo Martins
RESPONSÁVEIS POR ANO
1.º ano
Responsável:
2.º ano
Responsável:
3.º ano
Responsável:
4.º ano
Responsável:
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa, permitindo uma recolha sistemática de informações que, uma vez analisadas, apoiam a tomada de decisões adequadas à promoção da qualidade do sucesso educativo dos alunos.
A avaliação incide sobre os conhecimentos e capacidades adquiridos pelos alunos, em cada ano de escolaridade, nas diversas áreas disciplinares e sobre as atitudes para a aprendizagem por eles demonstradas.
- 1.º CEB consulte aqui
- Inglês 3.º ano | 4.º ano
PERFIL DE APRENDIZAGENS DOS ALUNOS
DOCENTES
Grupo 110
Arminda Maria da Fonseca Pereira
Cármen Sílvia Sarmento Cabral Duarte
Celina Guerra de Carvalho Miranda
Clarisse Maria Proença Pereira
Cristina Maria Gonçalves C.Neves Aguiar Peixoto
Elisabete Maria Figueiredo Martins
Gustavo Ferreira Teixeira
Isabel Cristina de Lamas Ferreira Cardoso Santos
João Pedro Ferreira Santos Melo
José Augusto Taveira Ferreira
José Carlos Antunes Moreira
José Júlio Moreira Duarte
Lúcia Maria Lamelas Pereira de Oliveira
Lúcia Maria Pinheiro Teixeira Pinto
Maria de Lurdes Almeida Duarte Mesquita
Maria dos Anjos Lemos Ferreira
Maria Florinda Martinho da Cunha Laranjo
Maria Goreti dos Santos Oliveira
Maria Lourdes da Costa Luís Cardoso Pinto
Maria Manuel Duarte Esperanço
Maria Margarida Duarte Amaro Carvalhais dos Santos
Maria Natália Leandro Rebelo Seixas
Maria Piedade Matias Rolo Pereira
Maria Socorro Almeida Ferreira
Grupo 120
Sofia Margarida de Carvalho Gouveia
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
Coordenadora
Olga Maria da Conceição Silva Gomes Duarte
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação e a formação são componentes de um mesmo sistema e não sistemas separados. A avaliação implica interpretação, reflexão, informação sobre os processos de ensino/aprendizagem, tendo como principal função ajudar a promover a formação das crianças.
O currículo em educação de infância é concebido e desenvolvido pelo educador, através da planificação, organização e avaliação do ambiente educativo, bem como das atividades e projetos curriculares, com vista à construção de aprendizagens integradas. A organização do ambiente educativo, como suporte do trabalho curricular e da sua intencionalidade, compreende a organização do grupo, do espaço e do tempo, a relação com os pais e outros parceiros educativos.
A avaliação da criança na educação pré-escolar assume uma dimensão marcadamente formativa, desenvolvendo-se num processo contínuo e interpretativo que procura tomar a criança protagonista da sua aprendizagem de modo a que vá tomando consciência do que já consegue, das dificuldades que vai tendo e como as vai ultrapassando.
A avaliação formativa é um processo integrado que implica o desenvolvimento de estratégias de intervenção adequadas às
características de cada criança e do grupo, incide preferencialmente sobre os processos, entendidos numa perspetiva de construção progressiva das aprendizagens e regulação da ação. Avaliar assenta na observação contínua
dos progressos das crianças, indispensável para a recolha de informação relevante, como forma de apoiar e sustentar a planificação e o reajustamento da ação educativa, tendo em vista a construção de novas aprendizagens.
Para ver os critérios clique aqui.
DOCENTES
Ana Margarida de Almeida Cardoso Roçado
Ana Pinto Rodrigues dos Santos
Guilhermina Saraiva de Carvalho Graça Cruz
Isabel Maria Ribeiro Teixeira
José Luís Tavares de Oliveira
Maria Adelaide Pereira Rodrigues
Maria Antónia de Carvalho Lourenço
Maria Antónia Taveira Pinto Guedes Neves de Almeida
Maria Isabel Correia de Albuquerque
Maria João Ferreira Silva Oliveira
Maria João Santos Adrega Ferreira
Maria José Gonçalves Pinto
Maria Manuela Teixeira Pereira Pinto Marques
Maria Teresa Rosa Alves Pereira
Olga Maria da Conceição Silva Gomes Duarte
Rosalina Maria Andrade Guedes
Teresa Carla Félix da Silva Oliveira Rocha
Teresa Maria Santos Magalhães Vieira Cardoso Pinto
ATITUDES PARA A APRENDIZAGEM
Critérios de avaliação das atitudes para a aprendizagem consulte aqui.
CONSELHO PEDAGÓGICO
O Conselho Pedagógio é constituido pelos seguintes elementos:
Presidente
José António Fernandes Martins Rocha
Departamento Educação Pré-Escolar
Olga Maria da Conceição Silva Gomes Duarte
Departamento 1.º Ciclo do Ensino Básico
Elisabete Maria Figueiredo Martins
Departamento de Línguas
Carlos Alberto Areias Duarte
Departamento de Ciências Sociais e Humanas
Maria de Fátima da Silva Garcia Teixeira
Departamento de Matemática e Ciências Experimentiais
Manuel Augusto Costa da Silva
Departamento de Expressões
António José Ferreira Mendes Dias
Departamento Educação Especial
Lúcia Maria da Silva Gonçalves Pinto
Coordenação de Ciclo do Ensino Básico
Paulo Jorge Branco Pinto Taveira
Coordenador de Ciclo do Ensino Secundário
Vítor Nuno Gomes dos Santos
Coordenador do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE)
João Nuno da Silva Soeiro de Carvalho
Coordenação das Bibliotecas Escolares
Ana Paula Fernandes de Sousa
Representante dos Serviços Especializados de Apoio Educativo
Rosa Maria Duarte Tomás Moura Gomes
Coordenador do Plano 21/23 Escola +
Helena Beatriz Rebelo Pinto
Coordenador de Projetos
António Luís Carrpa Sarmento
Coordenador da equipa de acompanhamento do Ensino Profissional
Teresa Paula Faustino da Silva
Representante do Ensino de Adultos
Ana Paula dos Santos Pereira Pinto
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023 fax. (+351) 254 655 323
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