A Galeria “Metaphora” da Escola Secundária Latino Coelho, Lamego, apresenta, de 20 a 26 de maio, uma exposição, intitulada “Li e Gostei – Geometria na Pintura”, de trabalhos realizados pelos alunos das turmas 9ºA, 9ºB, 9ºE, 8º C, 8º D e 11ºD.
Durante o 2º e o 3º períodos, a leitura, pilar central de aprendizagens, foi convocada em diversas disciplinas das turmas acima mencionadas em torno da temática “Geometrismo na Pintura”. Assim, numa dinâmica de interdisciplinaridade fomentadora da integração de saberes, nas disciplinas de Educação Visual, Português, Francês, Inglês, Matemática, História, Desenho A e História da Cultura das Artes das turmas já referidas, desenvolveram-se atividades de leitura, análise e interpretação de textos, mas também de pinturas, referentes ao Cubismo. A análise baseada no entendimento formal e na interpretação da mensagem das obras “lidas” foi vertida para textos escritos.
Posteriormente, as turmas elaboraram a componente prática: uma Colagem com referência ao Cubismo Sintético, na disciplina de Educação Visual, com as turmas do 9º Ano, e a representação de três objetos, segundo diferentes pontos de vista, combinados para se apresentarem com uma certa fragmentação, remetendo para o estudo inicial que tiveram sobre o Cubismo, na disciplina de Desenho, com a turma 11º D.
A beleza e a riqueza dos trabalhos desenvolvidos no âmbito deste projeto espelham o gosto e a dedicação que envolveram todo o processo e testemunham a força que a articulação das disciplinas pode ter na compreensão das especificidades das linguagens utilizadas em cada uma delas, bem como na construção de sentidos e de aprendizagens significativas, logo, apaixonantes e envolventes.
Para ver mais fotos clique aqui.
No dia 13 de Maio, os formandos dos Cursos Profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde 2 e Técnico de Turismo Ambiental e Rural 2, visitaram Óbidos e a linda Quinta dos Machados, com 4 séculos de história. São várias as lendas que ganham vida nesta Quinta. A começar pela linda roseira Bela Dama Portuguesa, que dá nome a tratamentos, bebidas e produtos únicos da Quinta, até às “machadinhas” deixadas nos quartos, onde os hóspedes escrevem os sonhos na esperança de estes se realizarem.
Os nossos formandos tiveram o privilégio de conhecer os diferentes quartos e espaços de SPA, conhecer os diferentes tratamentos realizados, percorrer os “Percursos Sensoriais” e aprender como se faz o pão de Mafra, pela voz da cozinheira chefe. Os nossos formandos foram ainda presenteados com um belo lanche e acompanhados pelo cão chamado Café.
Para ver mais fotos clique aqui.
No seguimento da atividade promovida pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento Latino Coelho (APEEALC), durante a 1.ª edição das “Escolas em Movimento”, a Diretora de Turma do 11.º D convidou a Presidente da APEEALC, a Senhora Arquiteta Tânia Borges, e o designer gráfico, Filipe Peixoto, para dinamizar uma ação de orientação profissional para os alunos do 11º ano de Artes Visuais, no passado dia 8 de maio. Tal foi motivado pelo facto de muitos alunos ainda manifestarem dúvidas relativamente ao seu futuro escolar e profissional. Deste modo, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir sobre as experiências académicas e profissionais dos dois palestrantes, assim como esclarecer eventuais dúvidas sobre as possíveis saídas profissionais que o curso de Artes Visuais possibilita.
De destacar o elevado interesse dos alunos manifestado pela qualidade e pertinência das questões colocadas, assim como agradecer o contributo e disponibilidade dos dois oradores.
Para ver mais fotos clique aqui.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023 fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/
e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.