É objetivo de todos nós, Escola, após dois anos de confinamento, minimizar os efeitos da pandemia nas nossas crianças, adolescentes e adultos, unindo, incluindo, desenvolvendo o sentido de pertença e reatando a ligação com a comunidade!
“A Primavera traz…Saúde e Bem-estar!” é um projeto integrador de várias dinâmicas que irão decorrer de 18 de março a 8 de abril, respondendo aos domínios do Plano 21|23 Escola+ Promover o sucesso – recuperar experimentando e + Inclusão e Bem-Estar – Atividade física e bem-estar; + Incluído + Feliz + Resiliente.
No projeto estão integradas também diversas atividades organizadas no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, como Ser voluntário é ser cidadão (11.º B) Quem sou Eu? (11.º A); Segue os sinais (11.º A, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte); Cuidar do Planeta é ser Cidadão (11.º A, em parceria com a Resinorte).
Contribuindo para os objetivos referidos, está também incluída a ação Combater a Ansiedade e o Stress proposta pelo Projeto de Educação Para a Saúde, do Agrupamento com a intervenção da Unidade de Cuidados à Comunidade de Lamego (UCCL).
De referir ainda o conjunto de ações de (in)formação intituladas Socorrer… é ser Cidadão, da responsabilidade das alunas do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, dirigidas a todos os ciclos de ensino: 1º; 2º, 3º CEB e Ensino Secundário.
Finalmente, é importante salientar a ação dos alunos dos Cursos Profissionais de Audiovisuais e Multimédia que, aplicando a suas competências e aprendizagens, colaboram em toda a vertente de som e imagem.
Até ao momento, são notórias a responsabilidade e a alegria colocadas na participação de todos os alunos nas dinâmicas em que estão envolvidos, pelo que o sentimento é de que a Escola está a fazer o seu papel na promoção de aprendizagens significativas, da inclusão e da saúde e bem-estar.
Os alunos do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Instalações Elétricas realizaram, entre os dias 9 e 11 de março, uma visita a Lisboa, o que lhes permitiu contactar com inúmeras empresas da área das instalações elétricas e conhecer/rever alguns espaços culturais.
Pretendeu-se com esta visita de estudo que os alunos melhorassem, enriquecessem e partilhassem os conhecimentos técnicos inerentes ao curso que frequentam, nomeadamente percebessem o funcionamento de um parque eólico de uma Central Termoelétrica e de uma Central Hidroelétrica, reconhecendo a importância da eletricidade na sociedade atual. Paralelamente, foi também nosso objetivo que os alunos aprofundassem o seu conhecimento sobre a história e o Património Cultural de Portugal, através da visita ao Convento de Cristo, em Tomar, ao Mosteiro dos Jerónimos, à Torre de Belém e ao Palácio de Queluz.
Para ver mais fotos clique aqui.
Estamos no final de março, com um trabalho interdisciplinar já iniciado em outubro deste ano letivo, 2021/2022, no âmbito de um Domínio de Autonomia Curricular (DAC). Está, portanto, na hora de se fazer um ponto de situação. Nas disciplinas de Português, Educação Visual, Educação Tecnológica, Inglês e História e Geografia de Portugal, já foram dinamizados trabalhos, embora possa ainda haver colaboração destas disciplinas. Neste momento, estamos a desenvolver o trabalho em Matemática e Ciências. Aceitámos o desafio da nossa professora de elaborarmos problemas de Matemática, tendo os jarrões como contexto. Como estávamos a estudar os sólidos geométricos, foram logo surgindo várias propostas de problemas, entre os quais o seguinte, a título de exemplo:
“Que formas poderá ter uma caixa para embalar/transportar um dos jarrões?”
Representámos, num desenho, um dos jarrões e selecionámos as medidas que nos interessavam: a altura do jarrão e o seu diâmetro na parte mais larga. Logo vimos que as formas mais adequadas para embalar os jarrões seriam o cilindro e o prisma quadrangular, como representámos na Figura 1. Apercebemo-nos que a medida do lado do quadrado da base do prisma quadrangular era igual à medida do diâmetro da base do cilindro. E embora à primeira vista não pareça, nas medidas dos jarrões há muito que explorar!
Para continuar a ler clique aqui.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023 fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/
e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.