face  ins

sexta 29 março 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
TRADICIONAL "ALMOÇAR COM... CAMÕES" 25-03-2024
Depois de uma manhã, onde se iniciou a...
INTERCÂMBIO "(DES)ENCONTROS DE SABERES INTERESCOLAS" 24-03-2024
No âmbito do projeto de...
EXPOSIÇÃO "MAQUETES COM HISTÓRIA" 24-03-2024
No dia 22 de março, na Escola...
VIAGENS ATRAVÉS DAS CULTURAS E DA HISTÓRIA 24-03-2024
No dia 21 de março, numa jornada que...
VISITA DE ESTUDO AO “PATRIMÓNIO HISTÓRICO LOCAL” 23-03-2024
No dia 19 de março, decorreu uma...
V CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE LUÍS DE CAMÕES 23-03-2024
Integrada na semana da leitura 2024,...
SESSÃO DE ABERTURA DA SEMANA DA LEITURA 23-03-2024
A sessão de abertura da Semana da...
TROCA DE CORRESPONDÊNCIA EM INGLÊS NO 1.º CICLO 23-03-2024
No âmbito da disciplina de Inglês...

DE LAMEGO PARA A SEVILHA: LATINO COELHO EM ERASMUS+

erasmus valencia 20fev 6

O Instituto sevilhano Miguel de Cervantes acolheu, de 14 a 20 de fevereiro, a visita de doze alunos de Espanhol de três turmas do 3.º Ciclo e uma do ensino secundário, no âmbito da primeira mobilidade do programa Erasmus+ “Las @venturas del saber por la ruta de Cervantes”.
O projeto tem como objetivos específicos incitar os alunos a descobrir e comprometer-se com o património cultural da Europa, no sentido de reforçar um sentido de pertença a um espaço europeu comum; fomentar a educação para os valores de dimensão europeia; reforçar as competências comunicativas em línguas estrangeiras entre alunos; e a internacionalização das escolas.
Com incidência nuclear no tema dos valores (“La Bondad”, “La Valentía”, “La Perseverancia” e “La Honestidad”) o projeto pretende que os alunos leiam e interpretem certos excertos da novela de Cervantes e que sejam encorajados a criar as suas próprias obras, com base nas suas leituras; recolham informação e apresentem, em formato eletrónico, os lugares e eventos da vida de Cervantes.
Este projeto é sustentado na interação estratégica para a educação de três conceituadas escolas do espaço comunitário: O Instituto Miguel de Cervantes (Sevilha - Espanha), palco recetor deste intercâmbio; o Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego (Lamego - Portugal), que fez deslocar àquela cidade alunos selecionados do 8.º, 9.º e 10.º anos, acompanhados por quatro professoras; e o Instituto Bilingue Miguel de Cervantes (Sofia - Bulgária) que participou com um grupo de alunos do ensino secundário.
A agenda foi recheada de múltiplas e ricas atividades e experiências.
Na noite do dia 13 fomos rececionados, no aeroporto, por professores, alunos e respetivas famílias espanholas de acolhimento.
Dia 14 esperava-nos uma maravilhosa receção na escola, estando presentes alunos, professores, direção da escola, representante da autarquia e um representante do Ministério da Educação Espanhol. A receção teve como ponto alto a partilha de um pequeno-almoço internacional, onde cada escola/país/região teve a oportunidade de apresentar e saborear as respetivas maravilhas gastronómicas; seguiram-se depois os trabalhos na sala Erasmus onde os alunos de cada país apresentaram as suas escolas, regiões e país.
Dia 15 saímos de manhã cedo em direção a Córdoba, onde nos esperava uma guia para a nossa visita à Catedral e ruas mais simbólicas do Centro Histórico daquela cidade andaluza.
Sábado e domingo ficariam reservados para atividades com as famílias de acolhimento, no entanto, como um aluno nosso celebrava o aniversário, marcamos um lanche e fizemos a festa.
Dia 18 continuamos as atividades na escola, na Sala Erasmus e no pátio da escola onde os alunos, em equipas internacionais, realizaram atividades de leitura e interpretação de textos da obra de Miguel de Cervantes; fizeram marcadores de livros, produziram textos e apresentaram a dramatização de dois textos da obra Don Quijote.
Dia 19 fizemos o percurso dos azulejos Cervantinos, percorrendo os locais mais emblemáticos da cidade. No último dia, os alunos assistiram às primeiras aulas da manhã e depois percorreram algumas ruas nas imediações do Instituto. O passeio terminou na escola onde os “hermanos” espanhóis tinham preparado um excelente almoço de despedida.
Ao fim da tarde e à hora marcada, alunos, professores e famílias de acolhimento estavam todos no aeroporto. Na hora da despedida, a emoção tomou conta do momento, algo que ficará marcado na memória de todos.

  logoAELC hor 600

Agenda

março 2024
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

SHAREPOINT - PROFESSORES

SharePoint 6

INOVAR +

inovarmais

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação