sexta 22 novembro 2019
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
CERIMÓNIA DO "DIA DO DIPLOMA 2018/2019" 19-11-2019
Decorreu, no dia 09 de novembro, na Escola...
SESSÃO SOLENE DO 139.º ANIVERSÁRIO DA LATINO COELHO 18-11-2019
Decorreu, no dia 08 de novembro, a...
SELO COMEMORATIVO DO 139.º ANIVERSÁRIO DA LATINO COELHO 18-11-2019
No âmbito das comemorações...
"DIA DO NÃO FUMADOR" NA LATINO COELHO 15-11-2019
"O desejo do adolescente em...
ELISA CARVALHO VENCE PRÉMIO "JOSÉ PINTO PEIXOTO" 14-11-2019
Maria Elisa Pereira de Carvalho, aluna que...
COMEMORAÇÃO DE SÃO MARTINHO NA ESCOLA DE CAMBRES 12-11-2019
Os alunos, professores e assistentes...
100 ANOS DO NASCIMENTO DE SOPHIA MELLO ANDRESEN 12-11-2019
O centenário do nascimento de Sophia...
ROCK E LITERATURA NAS ESCOLAS DO 1.º CICLO 12-11-2019
Numa ação desenvolvida no...

REUNIÃO DE PARCEIROS DO ERASMUS+ NA LATINO COELHO

LHl 02

Entre os dias 30 de setembro de 02 de outubro de 2019, realizou-se, no Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, a primeira mobilidade do Projeto Erasmus + KA229 “La Huerta de los deseos sostenibles”. Este projeto envolve a participação de quatro escolas, o nosso agrupamento, duas escolas espanholas, uma de Vacarisses e uma de Puerto de Santa María, e uma escola italiana, de Catania, e participarão três turmas do 7.º ano de escolaridade, que frequentam a Escola Básica de Lamego e se encontram matriculados na disciplina de Espanhol.
Durante os três dias de trabalho, além das atividades subjacente ao tema da mobilidade - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 4: Educação de Qualidade - os docentes espanhóis e italianos, devidamente acompanhados pelos portugueses, visitaram algumas das principais referências turísticas locais, nomeadamente o centro histórico, o Teatro Ribeiro Conceição e o Museu de Lamego, entre outros, e foram recebidos nos Paços do Concelho pela senhora vereadora da Educação e Cultura, Dra. Ana Catarina Rocha.
Como balanço desta mobilidade ficou a certeza de que a coordenação de um Projeto Erasmus + e a participação em Projetos Erasmus + são determinantes e estruturantes para a modernização do sistema educativo e para a internacionalização das escolas que almejam ir mais longe.
Esta mobilidade foi uma excelente oportunidade de formação cooperada entre pares de diferentes países, um ótimo encontro de partilha de experiências no âmbito de projetos de inovação pedagógica, uma ocasião especial para conhecer as problemáticas que afetam a ação pedagógica nos diferentes contextos nacionais e a nível europeu e debater a implementação de novas metodologias de ensino-aprendizagem e avaliação bem como os constrangimentos que existem nas diferentes escolas ao nível da inovação das estratégias educativas com recurso às TIC, que por sua vez têm impacto ao nível da internacionalização das instituições e da modernização das práticas pedagógicas.
O Projeto Erasmus + KA229 “La Huerta de los deseos sostenibles” tem como ponto de partida as seguintes ideias: “desejar significa projetar o futuro” e “se desejas algo de verdade, lutas por isso”. Desta forma, pensamos que se queremos “cultivar”, com os nossos alunos, a importância de alcançar um de entre os objetivos mundiais do desenvolvimento sustentável propostos pela UNESCO (Saúde e bem-estar; Cidades sustentáveis; Vida dos ecossistemas terrestres; Produtores e consumidores responsáveis), estes “desejos” transformar-se-ão em necessidades e cumprir-se-ão no futuro.
A língua de comunicação e de trabalho escolhida é o espanhol, uma vez que, no desenvolvimento das atividades, pretende-se fomentar a aprendizagem integrada de conteúdos e línguas. As atividades permitirão conhecer o património cultural, social e ambiental e ainda trabalhar o tema da participação democrática.
O uso do TwinSpace permitirá melhorar as competências digitais através de atividades colaborativas e inovadoras tanto no uso das TICS como na sua metodologia.
O Projeto Erasmus + KA229 “La Huerta de los deseos sostenibles” foi delineado tendo em conta os seguintes objetivos específicos: melhorar as competências linguísticas e digitais dos participantes (alunos e professores); conhecer o património cultural, social e ambiental dos participantes, fomentar a aprendizagem integrada da língua e conteúdo; sensibilizar os alunos para a importância de alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; inovar os processos de ensino-aprendizagem; favorecer a aprendizagem autónoma dos alunos; incentivar para os valores democráticos e para a importância da participação ativa e democrática de forma a melhorar as competências sociais e o pensamento crítico dos alunos; promover o estudo da língua e da cultura espanholas; difundir os projetos Erasmus+ eTwinning; utilizar as TIC para facilitar o trabalho, favorecer a interação e a comunicação, alcançar os objetivos didáticos e motivar os alunos com maior eficácia. Internacionalizar as escolas, estabelecendo contactos e relações de colaboração duradouros.
Uma vez que o AELC, Lamego, já possui experiência no âmbito da implementação de Projetos Erasmus+ KA229, foi acordado entre os professores coordenadores do projeto que a primeira mobilidade com alunos e professores seria realizada na Escola Básica de Lamego, entre os dias 03 e 10 de março de 2020, e que, nessa mobilidade, seria trabalhado o ODS n.º 12. De sublinhar que esta mobilidade contempla uma semana repleta de atividades, sendo que se destaca o Plogging!
Nas seguintes páginas da web encontram-se informações sobre cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela UNESCO, e sobre a atividade Plogging.
https://www.unric.org/pt/17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel
https://life.dn.pt/experimentador-plogging/bem-estar/344683/
https://life.dn.pt/experimentador-plogging/bem-estar/344683/
http://visao.sapo.pt/visaomais/2018-02-20-Conheca-o-plogging-a-atividade-desportiva-que-faz-bem-a-saude-e-ao-meio-ambiente-ao-mesmo-tempo
No seguinte endereço da Web encontra-se o espaço de trabalho virtual do Projeto Erasmus + KA229 “La Huerta de los deseos sostenibles” – Twinspace - na plataforma eTwinning:
https://twinspace.etwinning.net/85614/home
>Para ver mais fotos clique aqui.

  logos2

Agenda

OFERTA FORMATIVA 2018/2019

NUNO 2019 20 2 BANNER 6

Oferta formativa para o ano letivo 2019/2020

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

SEMANA DA LEITURA 2019

semLeitura9 6

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

n logos 2

Newsletter




Joomla Extensions powered by Joobi

Autenticação