face  ins

domingo 28 abril 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
MATRÍCULAS E RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS PARA 2024/2025 26-04-2024
Informa-se toda a comunidade educativa que o...
UM “CRAVO HUMANO” GIGANTE EM MEMÓRIA DO 25 DE ABRIL 26-04-2024
No dia 23 de abril, em jeito de homenagem aos...
"CAÇA AO TESOURO" NA ESCOLA BÁSICA DE LAMEGO 26-04-2024
No dia 22 de abril, decorreu uma atividade na...
25 DE ABRIL 1974 "MEMÓRIA DE UMA REVOLUÇÃO" 24-04-2024
Passam, agora, cinquenta anos do 25 de Abril...
EXPOSIÇÃO "A BIBLIOTECA DO LÁPIS AZUL" 24-04-2024
Está patente, no átrio da...
LABORATÓRIO ABERTO "APRENDER CIÊNCIA" 24-04-2024
No âmbito da 1.ª...

MOBILIDADE A LIZARRA, ESPANHA NO PROJETO " DO ECO ECHO"

liz 01

O aumento da população e a rápida urbanização exercem uma pressão cada vez maior sobre os recursos hídricos do mundo. Isso representa uma séria ameaça quando se trata de garantir a segurança hídrica para o futuro.
A água conecta setores, desde energia e florestas até agricultura e desenvolvimento urbano, e desempenha um papel crítico tanto na mitigação quanto na adaptação ao clima. À medida que o mundo se torna mais quente, húmido e seco devido às mudanças climáticas, a segurança hídrica tornou-se uma prioridade global.
Para os seres humanos, os ecossistemas aquáticos representam uma fonte de água, alimentos, materiais, bem como um espaço para recreação, pesca comercial e turismo. Outra grande importância da água vem com as plantas e animais aquáticos e as suas funções ecológicas para a nossa sobrevivência.
Com o uso consciente da água, podemos evitar a poluição e o esgotamento dos nossos recursos hídricos tomando medidas simples sem prejudicar a nossa qualidade de vida.
Nesta mobilidade Erasmus+, do projeto ECO Echo, cuja temática se tem focado nas alterações climáticas e sustentabilidade do planeta Terra, a água, os recursos hídricos e a sua conservação foram subtópicos que, desta vez, foram motivos de reflexão, de trocas de opinião e de interação grupal. As conclusões e perspetivas de sustentabilidade para o futuro surgiram, uma vez que os alunos e professores de Portugal, País Basco (Espanha), Turquia, Grécia e Estónia têm vindo a desenvolver atividades e estudos há alguns meses com o objetivo de mudar procedimentos e encetar ações no seu quotidiano.
A mobilidade em Estella-Lizarra (no País Basco, Espanha), ocorreu entre 2 e 8 de outubro. O subtema foi “Recursos hídricos do meu país e proteção da água”.
Ao longo desta semana, foram apresentadas as atividades que cada país desenvolveu na sua escola e comunidade, passando pelo conhecimento do espaço físico da escola basca, da língua, de usos e tradições desta região, da sua gastronomia e espaços principais da localidade.
Uma vez que o subtema era a água, a caminhada até o Parque Natural do Rio Urederra foi de extremo interesse por ser um Parque e área protegida de valor ambiental, não só para a região como para a Europa.
As atividades matinais do terceiro dia foram realizadas em Albaola na Fábrica do Mar dos barcos bascos em Pasaia. Os parceiros do projeto visitaram o estaleiro-museu, onde viajaram, com a ajuda de uma guia, pela história da navegação basca e observaram em primeira mão o artesanato dos carpinteiros. Vimos e apreciámos uma réplica histórica do San Juan, um navio baleeiro construído neste porto. Terminámos o dia em Donostia-San Sebastian, cidade costeira no Golfo de Biscaia.
O quarto dia foi a essência da mobilidade, pois conseguimos fazer a pequena parte do Caminho de Santiago. Sentimo-nos como verdadeiros peregrinos. Aprendemos e descobrimos muitos factos históricos e de orientação enquanto seguíamos esta rota. A presença da água em todos os percursos esteve sempre presente nas suas múltiplas facetas, o que não é estranho nesta parte do Caminho francês de Santiago.
Uma visita guiada em Pamplona foi um encontro com a cultura autêntica castelhana, descobrindo Ernest Hemingway, através da sua obra literária “O Sol Nasce Sempre (Fiesta)”. O que ouvimos testemunhou, de forma fiel, a alegria, o pitoresco e a festa brava, ambiente que se vivia nesta cidade visitada frequentemente por este prémio Nobel, mas que ainda hoje se sente ao percorrer as suas ruas e praças.
Na plataforma Q-Cumber, todos os parceiros puderam testemunhar e dar a conhecer o que de bom, e de menos bom, a sua região possui no que se refere à água e às medidas que são tomadas para a sua preservação e sustentabilidade.
> Para ver mais fotos clique aqui.

  logoAELC hor 600

Agenda

abril 2024
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

SHAREPOINT - PROFESSORES

SharePoint 6

INOVAR +

inovarmais

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação