face  ins

quinta 25 abril 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
25 DE ABRIL 1974 "MEMÓRIA DE UMA REVOLUÇÃO" 24-04-2024
Passam, agora, cinquenta anos do 25 de Abril...
EXPOSIÇÃO "A BIBLIOTECA DO LÁPIS AZUL" 24-04-2024
Está patente, no átrio da...
LABORATÓRIO ABERTO "APRENDER CIÊNCIA" 24-04-2024
No âmbito da 1.ª...
PALESTRA "O CTOE E O 25 DE ABRIL" 23-04-2024
Os 50 anos da Revolução dos...
EVENTO CULTURAL "A MUSA TERRA" 23-04-2024
No âmbito da “Semana da...
AULA YOGA NA TURMA DO 7.º D, NA ESCOLA BÁSICA DE LAMEGO 23-04-2024
No dia 22 de abril, decorreu uma atividade de...
ABRIL AZUL: PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA 23-04-2024
Durante o mês de abril, o Agrupamento...

INTERCULTURALIDADE: DOIS PAÍSES QUE FALAM PORTUGUÊS

interc 01

A Educação para a Interculturalidade pretende incentivar os alunos a conhecer os conceitos de identidade e pertença, cultura, pluralismo e diversidade cultural. Procura-se compreender causas e formas de discriminação, racismo e xenofobia para se promover o diálogo intercultural e o fenómeno de globalização e a sua relação com migrações, etnicidade e inclusão. Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 8ºG, refletiram sobre os problemas de integração das pessoas num país estrangeiro e sobre os preconceitos relativamente a pessoas emigrantes, nomeadamente de nacionalidade brasileira, dado que integrou recentemente a turma uma aluna brasileira, Bianca França. A turma quis, então, conhecer um pouco mais a vida da Bianca antes de vir para Lamego e desafiou-a a fazer uma apresentação à turma. Neste seguimento, a Bianca partilhou, na aula de Espanhol, as suas vivências no Brasil, falou sobre a gastronomia, a educação e sobre as atividades que realizava nos tempos livres. Referiu ainda as suas dificuldades de integração na escola. A turma ficou a conhecer melhor a vida da Bianca e a cultura brasileira.
No seguimento desta apresentação, a professora de Espanhol salientou que foi bastante notório o uso de determinado léxico do português do Brasil no discurso da aluna brasileira, que é totalmente diferente do vocabulário do português de Portugal, e também ficamos mais sensíveis quanto às suas dificuldades ao nível da compreensão oral, uma vez que a nossa pronúncia é muito diferente, tendo-se a Bianca queixado que nós falamos muito rápido e com as vogais muito fechadas. Sublinhou que os problemas de compreensão apresentados pela Bianca são muito similares aos que acontecem entre portugueses e espanhóis, uma vez que nós entendemos bem os espanhóis, mas, ao contrário, os espanhóis têm muitas dificuldades em compreender a nossa fala e muitas vezes não percebem nada do que comunicamos e, neste seguimento, comparou ainda as diferenças e semelhanças que existem entre o espanhol de Espanha e espanhol falado nos 21 países hispano falantes espalhados pelo mundo. Para finalizar, recomendou aos estudantes que aprendessem o maior número de línguas possíveis e respeitassem todos os povos e respetivas culturas à escala global.
Já na aula de Física e Química, os alunos refletiram sobre as diferenças sobre a ciência nos dois países irmãos. Após uma breve pesquisa os alunos mencionaram os seguintes cientistas: na área da química em Portugal, Isabel Ferreira está a descobrir novas moléculas nos cogumelos e plantas da região de Bragança para criar conservantes e corantes naturais; na área da física destaca-se, em Portugal, Elvira Fortunato especialista pioneira mundial na eletrónica de papel. No Brasil destacam-se: na área da Física, Débora Peres Menezes, primeira mulher eleita presidente da Sociedade Brasileira da Física que trabalha como investigadora visitante na Universidade de Coimbra; na área da Química, Viviane dos Santos Barbosa desenvolveu um produto catalisador que reduz a emissão de gases poluentes. Os alunos realizaram esta atividade com muito empenho e grande curiosidade, ficando impressionados com a importância que estas cientistas, que falam português, têm a nível mundial.
Para finalizar esta viagem intercultural, a Bianca brindou-nos com os seus deliciosos brigadeiros.
A educação também é isto… Interculturalidade com sabor e amor!

  logoAELC hor 600

Agenda

abril 2024
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

SHAREPOINT - PROFESSORES

SharePoint 6

INOVAR +

inovarmais

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação