face  ins

quinta 25 abril 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
25 DE ABRIL 1974 "MEMÓRIA DE UMA REVOLUÇÃO" 24-04-2024
Passam, agora, cinquenta anos do 25 de Abril...
EXPOSIÇÃO "A BIBLIOTECA DO LÁPIS AZUL" 24-04-2024
Está patente, no átrio da...
LABORATÓRIO ABERTO "APRENDER CIÊNCIA" 24-04-2024
No âmbito da 1.ª...
PALESTRA "O CTOE E O 25 DE ABRIL" 23-04-2024
Os 50 anos da Revolução dos...
EVENTO CULTURAL "A MUSA TERRA" 23-04-2024
No âmbito da “Semana da...
AULA YOGA NA TURMA DO 7.º D, NA ESCOLA BÁSICA DE LAMEGO 23-04-2024
No dia 22 de abril, decorreu uma atividade de...
ABRIL AZUL: PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA 23-04-2024
Durante o mês de abril, o Agrupamento...

16.º CAMPEONATO DOS JOGOS MATEMÁTICOS EM AVEIRO

OlMat 01

No dia 24 de março realizou-se na Universidade de Aveiro a grande final do 16.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (16.ºCNJM), na qual participaram cerca de 2000 alunos, em representação de 350 escolas do Ensino Básico e Secundário de todo o país, tendo a Escola Básica de Lamego e a Escola Secundária de Latino Coelho também participado, nas categorias do 2.ºCiclo e Ensino Secundário, respetivamente.
O CNJM é uma experiência inovadora e original, na qual não se usa nem papel nem lápis, mas sim jogos abstratos, também conhecidos por jogos matemáticos de tabuleiro, nos quais se promove a capacidade de pensar bem, de forma criativa e rigorosa. Neste campeonato disputaram-se seis jogos: Semáforo, Cães & Gatos, Rastros, Produto, Dominório e Atari Go, distribuídos por doze categorias, consoante os níveis de ensino.
Assim, a Escola Básica de Lamego foi representada pelos alunos da turma 6.ºB: Diogo Martins (jogo Cães & Gatos), Rodrigo Pinheiro (jogo Rastros) e Ryan Oliveira (jogo Produto) e a Escola Secundária de Latino Coelho pelas alunas da turma 12.ºC: Daniela Vicente (jogo Produto) e Maria Dinis Tenreiro (jogo Dominório). Estes alunos foram acompanhados pelos professores Paulo Lourenço e Júlia Ferreira, responsáveis pelos clubes de Matemática, na Escola Básica de Lamego e na Escola Secundária Latino Coelho, respetivamente. Além de participar no campeonato de jogos matemáticos, os alunos tiveram também oportunidade de realizar outras atividades paralelas, espalhadas pelo campus da universidade e que proporcionaram aos participantes momentos lúdicos, interativos e científicos.
Foi um dia marcante para estes alunos, pois vivenciaram experiências inesquecíveis.
Os cinco matemáticos representaram muito bem o nosso Agrupamento.
Memórias de uma aluna, relativamente ao 16º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos de 2023
“No dia 24 de março deste nosso ano de 2023, acordaram cinco pequenos, dois professores e um motorista para se juntarem com um mesmo destino: Aveiro. Uma bela cidade com uma bela ria e uma emblemática universidade. Íamos participar no 16.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.
Saímos da nossa pequena cidade de Lamego às 8h15min da manhã, e apesar de enganados por uma enevoada manhã de uma fresca primavera, os ânimos continuavam lá em cima. Parecia que o sol que estava escondido por trás das nuvens no céu brilhava nos nossos
olhos e dentro de nós. Diria eu até, que levamos esse brilho connosco para o nosso destino, pois fomos recebidos com céu aberto.
Chegamos à extensa Universidade de Aveiro, o professor Paulo Lourenço e a professora Júlia Ferreira trataram de organizar os participantes pelas suas cores: o Diogo com um azul escuro, no jogo “Cães e Gatos”, o Rodrigo com laranja mais alegre, marcou o seu lugar no “Rastros” e ainda o Ryan, com vermelho forte, no “Produto”, todos os rapazes representavam a Escola Básica de Lamego, ao nível do 2.º Ciclo. Com eles foram ainda duas guerreiras da Escola Secundária de Latino Coelho: a Daniela, também de vermelho, no “Produto” e a Maria, com uma amarela feliz, no “Dominório”, ao nível do Secundário.
Tratadas todas as aborrecidas burocracias, era finalmente hora de jogar! Cada um no seu lugar, acompanhados pelos seus oponentes de mesa, todos participaram dando o seu melhor. Há quem estivesse apto para ser candidato ao pódio, outros nem tanto assim, apenas ao nível dos certificados de participação… Mas como nós tanto dissemos: O verdadeiro prémio, aqui, foi a nossa presença e participação!
Bom, terminada a fase da manhã, as eliminatórias, fomos almoçar. Dependentes dos horários e vítimas de habituais atrasos, ficámos por um dos bares da Universidade.
Nada de muito “fancy”, mas o que interessa é estar sempre a andar.
Às 14 horas, lá entramos todos outra vez no pavilhão desportivo da Universidade de Aveiro. Havia já três soldados abatidos, mas lá estava o Rodrigo e o Ryan para acabar o que tinham começado.
Enquanto o professor Paulo Lourenço lhes dava o apoio necessário para acabarem as batalhas, andava a professora Júlia Ferreira com os outros três participantes a explorar as várias atividades paralelas que se encontravam espalhadas pelo Campus Universitário.
Pouco depois, junta-se a nós mais um soldado, deixando-se assim o combatente Ryan a representar o pouco que restava de lamecenses. Diria eu, com muito orgulho, que este nosso último participante se aguentou firmemente até ao fim do campeonato. Acabou em 4º lugar no “Produto”, apesar de várias reclamações feitas por parte do professor Paulo, relativamente aos critérios de desempate apresentados.
Podemos não ter nenhum prémio concreto, mas trazemos para casa uma nova experiência e o maior prémio de todos: um sorriso no rosto depois de um dia bem passado na bonita cidade de Aveiro. Sinto que os certificados de participação foram bem merecidos.
Deixo um agradecimento à Universidade de Aveiro pela oportunidade, receção e acolhimento.
Até uma próxima!”
Frase do dia:
“Um produto que deixou rasto provocado pelo cão e gato.”
Assinado: Dominório

  logoAELC hor 600

Agenda

abril 2024
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

SHAREPOINT - PROFESSORES

SharePoint 6

INOVAR +

inovarmais

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação