face  ins

quinta 25 abril 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
25 DE ABRIL 1974 "MEMÓRIA DE UMA REVOLUÇÃO" 24-04-2024
Passam, agora, cinquenta anos do 25 de Abril...
EXPOSIÇÃO "A BIBLIOTECA DO LÁPIS AZUL" 24-04-2024
Está patente, no átrio da...
LABORATÓRIO ABERTO "APRENDER CIÊNCIA" 24-04-2024
No âmbito da 1.ª...
PALESTRA "O CTOE E O 25 DE ABRIL" 23-04-2024
Os 50 anos da Revolução dos...
EVENTO CULTURAL "A MUSA TERRA" 23-04-2024
No âmbito da “Semana da...
AULA YOGA NA TURMA DO 7.º D, NA ESCOLA BÁSICA DE LAMEGO 23-04-2024
No dia 22 de abril, decorreu uma atividade de...
ABRIL AZUL: PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA 23-04-2024
Durante o mês de abril, o Agrupamento...

DESCRIÇÃO DO NOVO EDIFÍCIO DO LICEU - ATUAIS INSTALAÇÕES

80 anos 6

«O liceu novo é uma casa sólida, elegante, banhada de luz e com instalações modelares. Foi feita com granito da serra de Avões, a dois quilómetros de Lamego. Compõe-se dum corpo principal com três pavimentos ou pisos e os seguintes anexos: casa do Reitor, oficinas, ginásio, piscina, balneário e cantina; campo de jogos (futebol, patinagem, voleibol, ténis, basquetebol); recreios de verão e de inverno para rapazes e meninas.
No primeiro pavimento, com átrio espaçoso e um corredor largo de 4m e com 82m de extensão, temos à direita de quem entra: Secretaria e Arquivo; Gabinete do Secretário; Gabinete do Reitor e Sala de espera; recreio de inverno das meninas. À esquerda: vestiário dos rapazes; Sala de visitas dos alunos e professores; Sala de estar dos Professores; Sala do Conselho; Gabinete da Visitadora; Sala de estar das meninas; Biblioteca. O 1.º pavimento está ligado ao 2.º e 3.º por uma escada de 45 degraus, de madeira vinda do Brasil.
Segundo pavimento, à direita de quem sobe: aula do sexto ano; Gabinete do Director das Instalações de Ciências; Laboratório de Química e de Física; saleta escura; sala das balanças; Ciências Biológicas; Museu; Sala de línguas e Gabinete do Director do 2.º ciclo. À esquerda: aulas do quarto e quinto ano; anfiteatro; passagem coberta para as Oficinas; sala das Sessões culturais; Gabinete do Director do 1º ciclo; sala de aula.
Terceiro pavimento, à direita: aulas do 2º e 3º ano; Salão de estudo; sala de Trabalhos Manuais. À esquerda: aulas do primeiro ano; Sala Colonial muito bem provida; Gabinete de Geografia; Sala de Desenho. Os corredores do 2.º e 3.º pavimento são também largos e extensos, com as dimensões supra mencionadas.
Por baixo da Biblioteca temos as caves, para arrumação, e o aquário que serve de estufa com lindos exemplares de begónias.
No mesmo plano do 1º pavimento estão os recreios de verão dos rapazes e das meninas, separados por uma passagem coberta, de cimento, que dá ligação para o outro corpo do edifício que é formado por diversas dependências: Cantina; Ginásio e Salão de festas; Balneário com 20 cabines; Piscina; Sala de Canto coral; Sala e Gabinete da Mocidade Portuguesa; Instalações do Posto médico; Sede da Sub-Delegacia da Mocidade Portuguesa Feminina; Saleta da J.E.C.M.
(...)
Todo o edifício tem 208 portas e 327 janelas.
(...)
O mobiliário, parte dele é cromado (Gabinete do Reitor, Sala de Conselho e Sala de visitas dos alunos), foi fornecido, na sua quási totalidade, pela Fábrica Portugal, de Lisboa.
(...)
Não há aquecimento, com excepção da Sala dos Professores, Secretaria, Gabinete do Secretário e do Reitor, que têm aquecedores elétricos.
Para as alunas temos duas braseiras, na sala de recreio de inverno. Na quadra invernosa, que é muito fria nesta região, deveria haver aquecimento das aulas. O Liceu é profusamente iluminado a eletricidade. A sinalização é feita com lâmpadas coloridas de vermelho. Há telefones em tôdas as dependências. São quatro os relógios do Liceu, movidos por corrente eléctrica e foram instalados pela A.E.G. O relógio da Reitoria comanda as sirenes que anunciam o começo e fim das aulas. No alto da fachada está um relógio cujos ponteiros medem mais de meio metro cada um. A companhia A.E.G. instalou, além dos relógios, tôda a sinalização e os telefones com material Siemens.
As paredes dos corredores estão guarnecidas de azulejos até dois metros acima do piso, variando as cores em cada pavimento. O piso dos corredores, das oficinas, da cantina e das instalações sanitárias é de ladrilhos de cores diferentes em cada uma destas dependências.
Está ajardinado todo o terreno jacente ao longo da fachada do edifício. O depósito da água está no último pavimento e tem capacidade para sessenta e três mil litros. No campo de jogos foi feito um tanque que leva 20 pipas de água. Para elevar a água deste tanque ao depósito há um motor de dois cavalos.
O Salão de festas ou Ginásio é talvez um dos maiores do País. Pode comportar centenas de pessoas.
As paredes do Gabinete e Sala de visitas do Reitor, do Gabinete do Secretário, da Secretaria, da Sala de visitas dos alunos, da Sala dos Professores e da Sala do Conselho estão revestidas de placas de corticite, até à altura de dois metros.»
(...)

in Horácio Afonso de Mesquita, Liceu de Lamego, Edições Crisos, Lamego, 1943, pp. 92-95

  logoAELC hor 600

Agenda

abril 2024
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

SHAREPOINT - PROFESSORES

SharePoint 6

INOVAR +

inovarmais

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação