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sexta 6 dezembro 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
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SELO EUROPEU DE QUALIDADE - ETWINNING EUROPEAN 29-11-2024
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SELO COMEMORATIVO DO 144.º ANIVERSÁRIO DA LATINO COELHO 13-11-2024
Pelo décimo ano consecutivo, a Escola...

KA 2 - Cervantes

PROJETO ERASMUS+  KA2 "LAS @VENTURAS DEL SABER POR LA RUTA DE CERVANTES"
Cód. do projeto 2018-1-BG01-KA229-047906_1

Projeto

PROJETO

A tecnologia avança a um ritmo galopante, tornando-nos mais produtivos e eficientes. A educação evolui também e, na era digital, apresentam-se novas possibilidades de diversificação de metodologias e práticas que fomentam a criatividade, a colaboração internacional e a aprendizagem informal. Neste sentido, os docentes sentem a necessidade de modernização e de aperfeiçoamento das suas competências profissionais, considerando programas europeus e iniciativas de colaboração. Relativamente a este projeto, parte-se da ideia de que é necessária uma cooperação escolar a nível europeu, que permita eliminar barreiras culturais e linguísticas sem perder as idiossincrasias. As escolas envolvidas promovem o ensino de línguas estrangeiras e tentam criar para os seus alunos um ambiente multicultural.
Este projeto está centrado na figura Cervantes e da sua obra "Don Quijote de la Mancha", como parte inerente ao património cultural europeu. Os valores universais da novela contribuem para a educação para os valores. O projeto servirá para ensinar aos alunos a interdependência de culturas, oferecendo-lhes materiais que permitam ou fortaleçam a sua educação sobre o património cultural europeu e a sua proteção. Mesmo que a leitura da novela possa provocar polémica e dificuldades, é importante fomentar a sua leitura o mais breve possível, porque a obra está cheia de códigos morais e sociais e serve para discutirmos sobre ética, filosofia, história, fomentando, de este modo, a identidade europeia. Como professores implicados no projeto, sabemos que os conteúdos tradicionais devem ser representados de forma mais motivante. A exploração das TIC contribuirá para melhorar a participação, o rendimento e a formação dos discentes, independentemente da sua condição. Serão proporcionadas estratégias alternativas para compreender e potenciar os conteúdos adquiridos durante as aulas de Espanhol, Filosofia, Cidadania, História, Português, Matemática, Ciências, Educação Tecnológica e Educação Visual. Permitirá tanto a alunos como a professores a aquisição de experiências interculturais, novas competências e aprender mais sobre a comunidade e a cooperação europeias.
Temáticas mais importantes:
• Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras;
• Património cultural / Ano Europeu do Património Cultural;
• TIC - Novas tecnologias - Competência digital.
Para aceder a mais informação clique aqui.

DURAÇÃO DO PROJETO
24 meses, a partir de 1 de setembro de 2019.

PLATAFORMA ETWINNING
https://twinspace.etwinning.net/70505/home

Objetivos

OBJETIVOS

Objetivos específicos do projeto:
- Incitar os alunos a descobrir e comprometer-se com o património cultural da Europa, no sentido de reforçar um sentido de pertença a um espaço europeu comum;
- Fomentar a educação para os valores de dimensão europeia. Potenciar consciências sobre a importância de valores como legalidade, solidariedade, respeito pelas regras, de acordo com o papel de cidadãos na sociedade;
- Contribuir para a modernização das escolas implicadas, fomentando o uso das TIC com fins educativos;
- Reforçar as competências comunicativas em línguas estrangeiras entre alunos;
- Dotar os alunos de estratégias alternativas para compreender e potenciar conteúdos adquiridos durante as aulas de Espanhol, Filosofia, Cidadania, História, Português, Matemática, Ciências, Educação Tecnológica e Educação Visual.
- Atualizar e reforçar as competências profissionais docentes e a capacidade de trabalhar com pessoas de outros países;
- Implementar as ferramentas de reconhecimento de competências da UE (Europass);
- Internacionalização das escolas, estabelecendo contactos e relações de colaboração duradouros. 

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO

- Projeto eTwinning, cujo produto final é a coleção digital de histórias morais, ilustradas e escritas em conjunto pelos estudantes, adaptando fragmentos da obra Don Quijote;
-Blog que inclui materiais didáticos e recursos educativos abertos: Mapa interativo com as etapas e lugares em que viveu Cervantes; Coleção digital de obras de música, pintura e cinema dedicadas a Quijote; Revistas digitais dedicadas aos 3 intercâmbios de alunos;
- Representação teatral de una adaptação do musical “El hombre de la Mancha” de José Sacristán;
- Secções nas páginas web das escolas do projeto com informação do projeto e dos intercâmbios;
- 4 cadernos: “La Bondad”, “La Valentía”, “La Perseverancia”
e “La Honestidad” com materiais didáticos, resultado das oficinas literárias, que serão traduzidas para 5 idiomas, incluindo inglês;
- Jornadas de formação conjunta: "Las nuevas tecnologias en el aula de español";
- Seminário sobre a abordagem AICLE no contexto do ensino bilingue;
- Concurso de relatos breves, ensaios ou poemas, a partir de una fotografia ou de um desenho de temática cervantina;
- Logotipo do projeto. Folhetos informativos, vitrinas e painéis de fotos.
Gestão do Trabalho:
- Coordenação do Projeto: Bulgária;
- Responsável de Qualidade (Plano, questionários, formulários): Portugal;
- Responsável da Comissão de Riscos: Bulgária;
- Responsável pela Agenda e Calendário: Espanha;
- Responsável de Produtos TIC (Blog, redes sociais, digitalização de produtos): Portugal;
- Responsável pela gestão do projeto eTwinning: Bulgária e Portugal.
As direções das escolas do Projeto terão acesso ao projeto eTwinning para supervisionar a planificação e o cumprimento das atividades propostas. 

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

O fio condutor que une as atividades previstas é o tema dos valores. Pretende-se que os alunos leiam e interpretem certos excertos da novela de Cervantes e que sejam encorajados a criar as suas próprias obras, com base nas suas leituras. O projeto será desenvolvido em 4 partes: “La Bondad”, “La Valentía”, “La Perseverancia” e “La Honestidad”. Em cada uma das partes haverá atividades que têm como objetivos:
- Ajudar a entender o texto e desenvolver habilidades de linguísticas;
- Fazer com que as emoções e a empatia despertem a criatividade;
- Desenvolvimento pessoal através da formação de opiniões pessoais sobre temas comuns a toda a humanidade;
- Dar a conhecer aos jovens o vasto e diversificado património cultural dos três países, criando um sentido de pertença da rica cultura europeia.
Em cada etapa do projeto, os participantes terão a tarefa de recolher informação e apresentar, em formato eletrónico, os lugares e eventos da vida de Cervantes. Simultaneamente com os métodos pedagógicos tradicionais, utilizaremos recursos digitais. eTwinning será o espaço de trabalho perfeito porque o projeto implica uma colaboração contínua num contexto virtual. Esta abordagem desenvolverá capacidades para um trabalho em equipa produtivo e incrementará a competência computacional de todos os participantes.
A equipa de professores estará formada por especialistas em diversos temas. A cooperação entre alunos e professores terá por base o uso das TIC. Os produtos serão visíveis no TwinSpace e, em certos casos, serão votados e os vencedores serão premiados durante as reuniões. De acordo com o exposto, aumentar-se-á o interesse e a motivação dos alunos para contribuírem, com as suas capacidades digitais, para o desenvolvimento e prestígio das suas escolas. Como resultado, adquirir-se-ão conhecimentos e cpacidades para a vida, já que os alunos estarão envolvidos na produção de ambientes carregados de emoções.
O impacto do projeto nas escolas conduzirá a:
- Melhorias nas metodologias, flexibilização do marco pedagógico e atualização dos recursos de ensino e de aprendizagem;
- Modernização das escolas (base material, introdução da abordagem baseada no desenvolvimento de competências, interação entre professores e alunos, etc.);
- Melhor conhecimento e uso massivo do portal eTwinning no trabalho docente;
- Uso dos instrumentos de certificação Europass;
- Melhoria das relações entre os diferentes sectores da comunidade educativa: pais, professores, alunos;
- Interdisciplinaridade, formação conjunta;
- Internacionalização da organização;
- Aumento do prestígio da escola. 

Atividades

ATIVIDADES

Tarefas principais:
- Elaborar apresentações sobre cada escola e país;
- Recolher informação sobre a vida de Cervantes;
- Ler e trabalhar na aula de Espanhol os fragmentos de El Quijote;
- Criar obras originais e participar nos concursos;
-Colaborar na elaboração do livro digital com textos e desenhos;
-Atuar no espetáculo musical;
- Preparar e fazer de guia nas visitas guiadas a monumentos e instituições culturais;
- Colaborar durante os cursos de informática e nas oficinas literárias.

C1
-Atividades previstas; Calendário; Responsáveis; Compromissos
adquiridos; pressuposto adjudicado;
- Equipas de desenvolvimento do projeto em cada escola; Cooperação entre as escolas: canais e periodicidade; Tarefas gerais assumidas por cada escola como responsável; Contratos externos;
- Tarefas gerais: Logotipo; Secções nas páginas web das escolas; Blog associado; eTwinning; Oficinas; Cursos de informática; Produto final;
- Critérios de seleção dos alunos participantes nas atividades no estrangeiro;
-Tarefas iniciais do projeto para os alunos: Participação no concurso de logotipos; Participação no TwinSpace do projeto;
- Plano de difusão: Ações previstas;
- Plano de avaliação: Ações previstas;
- Fórum de experiências cuja principal finalidade é partilhar informação sobre os seguintes temas: situação política, institucional, económica de cada país; património cultural, (medidas de proteção e proximidade aos adolescentes aos bens culturais, iniciativas educativas a nível nacional e local); semelhanças e diferenças entre os sistemas educativos, as instituições e os processos educativos, processos efetivos de inclusão e medidas contra o absentismo e o abandono escolar; Iniciativas para fomentar e difundir o património local entre os alunos e lutar contra o vandalismo;
- Oficina formativa sobre o uso das TIC como ferramenta curricular de aprendizagem e avaliação;
- Oficina de recolha de materiais: Selecionar a versão adaptada de El Quijote.

C2
- “Nuestro colegio, región y país” - apresentação a cargo do anfitrião;
- “Día Erasmus” - evento para apresentar as escolas perante a comunidade escolar;
- “Las aventuras de Cervantes”: A vida do escritor até 1569. - Época de formação em Espanha -apresentação a cargo do IES "Miguel de Cervantes", anfitrião da reunião;
-Oficina literária: "Don Quijote, símbolo de la bondad"
- Cada grupo fará uma leitura dramatizada de fragmentos da obra e participará em atividades linguísticas, intituladas “La Bondad”. A atividade será gravada num Podcast e fará parte do produto final;
- Um passeio pela Sevilha cervantina: Alunos e professores participarão conjuntamente na organização e realização de um passeio literário pelos lugares da cidade de Sevilha que aparecem
documentados nas diferentes obras de Cervantes;
-“El Quijote en el cine universal”- apresentação que inclui fragmentos de filmes, a cargo da equipa búlgara;
-“Los personajes de “El Quijote” - apresentação dos 4 posters digitais que servirão como material de difusão do projeto.;
-Recolha de testemunhos e fotos para um “Diario de viaje”;
-“Las @venturas del saber” - Criação de vídeos para promover a convivência na escola e evitar o abandono escolar;
-Colocação e armazenamento de todos os materiais no TwinSpace;
-Realizar o resumo informativo da mobilidade.

C3
- “Nuestro colegio, región y país” - apresentação a cargo do IBB "Miguel de Cervantes", anfitrião da reunião;
- “Día Erasmus” - evento para apresentar as escolas à comunidade escolar;
- “Las aventuras de Cervantes”: entre 1575 e 1580. - Dedicação às armas. Batalha de Lepanto. Cativeiro em Argel. - Apresentação a cargo do anfitrião;
- Oficina literária: "Don Quijote, símbolo de la perseverancia" - cada grupo fará uma leitura dramatizada de fragmentos da obra e participará em atividades linguísticas, intituladas “La Perseverancia-“El hombre de la Mancha”
- Representação de fragmentos de El Quijote tendo por base o musical de José Sacristán. Atuarão estudantes das 3 escolas. Prevemos propiciar um encontro impossível com Miguel de Cervantes. Este hipotético e maravilhoso encontro dará lugar a diálogos imaginários sobre a vida e a obra do ilustre escritor.
- “Cervantes tiene quien le escriba” -Concurso de obras literárias: relatos breves, ensaios ou poemas, escritos a partir de una fotografia ou um desenho de temática cervantinos. Posteriormente, realizar uma coleção digital que servirá de base para o produto final;
- Visita guiada - alunos e professores participarão conjuntamente na organização e realização de um passeio literário pelos lugares emblemáticos de Sofia;
- Visita ao Museu arqueológico de Sofia e entrevista com especialistas em restauração;
-“Las @venturas del saber” - Criação de vídeos para promover a convivência na escola e evitar o abandono escolar;
-Colocação e armazenamento de todos os materiais no TwinSpace;
-Realizar o resumo informativo da mobilidade.

C4
- “Nuestro colegio, región y país” - apresentação a cargo do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, anfitrião da reunião;
-“Día Erasmus”- evento para apresentar as escolas à comunidade escolar;
-“Las aventuras de Cervantes”: desde 1580 hasta 1616.- Dedicação às letras. Período criador. Desengano. - Apresentação a cargo do anfitrião;
- Oficina literária: "Don Quijote, símbolo de la honestidad" - cada grupo fará una leitura dramatizada de fragmentos da obra e participará em atividades linguísticas, intituladas “La Honestidad”;
-“El Quijote en la pintura universal” - Jogo didático. O protótipo será proposto pela equipa búlgara;
- “Cancioneiro Cervantino” -Canções tipo "rap", inspiradas nos personagens, criadas e interpretadas pelos estudantes;
-“Las @venturas del saber” - Criação de vídeos para promover a convivência na escola e evitar o abandono escolar;
-Colocação e armazenamento de todos os materiais no TwinSpace;
-Realizar o resumo informativo da mobilidade.

C5
Fórum de experiências, dedicado ao uso da abordagem de aprendizagem integrada de conteúdos e línguas estrangeiras (AICLE) no ensino - aprendizagem da herança cultural e histórica. El IBB realizará este fórum, já que a AICLE se utiliza tradicionalmente nas escolas bilingues. Professores da escola anfitriã que lecionam diferentes disciplinas em espanhol partilharão as suas experiências. Os participantes poderão assistir às aulas abertas e conhecer o plano de estudos das disciplinas. Durante este evento elencar-se-ão as vantagens deste enfoque para o ensino linguístico e o estudo do meio cultural. O objetivo é demonstrar com os resultados do projeto que a AICLE e o estudo da herança cultural se complementam mutuamente e isto pode ser una estratégia didática útil e eficaz para favorecer o desenvolvimento de capacidades de compreensão e de análise histórica e para entender o passado e agir no presente.
2. Sessão de gestão na qual se abordarão os seguintes temas:
- Comprovar os resultados do projeto comparando a situação de partida com a realidade a posteriori;
- Traçar as estratégias para difundir, integrar e partilhar os resultados a nível nacional e europeu;
- Desenvolver ideias para una futura cooperação entre as instituições associadas;
- Contactar com meios e autoridades educativas;
- Internacionalização das escolas.

Disciplinas/participantes

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

Disciplinas envolvidas
Nas atividades do projeto estarão envolvidos diretamente mais de 200 alunos entre os 14 e os 16 anos de idade. Todos participarão nas atividades, porque estas estarão integradas nas planificações das escolas envolvidas. Os alunos participarão nas atividades do projeto no TwinSpace do projeto e nos três intercâmbios. Cerca de 4000 estudantes serão beneficiados indiretamente, assistindo aos eventos e atos; terão acesso aos resultados obtidos pelo projeto e terão a possibilidade de aproveitá-los para a sua própria aprendizagem.
Mais de 20 docentes participarão diretamente no projeto, dinamizando os trabalhos e assessorando os alunos. Farão parte do projeto professores de diferentes disciplinas, desta forma, podemos potenciar os efeitos dos trabalhos e os resultados terão maior qualidade. Aproximadamente 200 professores serão beneficiados indiretamente: durante os eventos e encontros terão a oportunidade de conhecer colegas das escolas do projeto, conhecendo os seus sistemas educativos. Terão também acesso aos resultados e produtos do projeto. Poderão observar e avaliar a implicação dos métodos e recursos inovadores durante as aulas de portas abertas.
As direções serão parte ativa nas atividades de controlo, avaliação e reconhecimento dos resultados obtidos, apoiando os participantes relativamente à logística e organização. Aproximadamente 20 diretores e equipas diretivas estarão envolvidos no projeto.

Participantes
Cerca de 40 famílias participarão diretamente, acolhendo em suas casas os alunos de outros países. As famílias que não participem diretamente conhecerão o projeto durante as reuniões de Pais/EE, nas Jornadas de “Puertas Abiertas” e nas páginas web das escolas. Assim esperamos reforçar a repercussão e dar mais projeção às escolas.
Uma vez que o projeto se baseia numa abordagem multidisciplinar e interdisciplinar e que o mesmo se encontra a ser implementado ao nível do Conselho de Turma, em 5 turmas do 3.º CEB (8.º F, 8.ºG, 9.ºE, 9.º F e 9.º G) e duas do Ensino Secundário (10.º E e 10.ºC) que têm em comum a disciplina de Espanhol, todas as disciplinas do currículo das respetivas turmas participantes poderão dar o seu contributo, a saber: Espanhol, Filosofia, Cidadania, História, Português, Matemática, Ciências, Educação Tecnológica e Educação Visual.

KA 2 - Mujeres y niñas

PROJETO ERASMUS+  KA2 "MUJERES Y NIÑAS EN CIENCIA, POR SUPUESTO!"
Cód. do projeto  2018-1-ES01-KA229-050938_

Projeto

PROJETO

A cooperação entre escolas a nível europeu favorece a criatividade, a aprendizagem para além das matérias teóricas, a iniciativa, a interação e inovação... Desta forma, a necessidade de promover um ensino além dos limites impostos pelas barreiras físicas e linguísticas, viabilizando a interação entre alunos de diferentes países, leva as escolas envolvidas a criar ferramentas que concretizam o projeto. Deste modo, “Mujeres y niñas en ciencia ¡Por supuesto!” tem como objetivo promover a participação e o papel da mulher nas disciplinas STEM a nível local, nacional e internacional europeu. Através do trabalho colaborativo e do método do projeto, a ciência e a tecnologia são abordadas a partir de uma perspectiva de género, a fim de tornar rotina para os alunos o uso de tarefas de investigação, a programação e o uso das TIC. Trata-se de potenciar e fomentar as vocações científicas e tecnológicas em todos, a partir de uma perspetiva inclusiva, favorecendo especialmente os coletivos que na atualidade se encontra se encontram sub-representados. Desenvolver o pensamento computacional e a criatividade para que consigam adquirir as competências-chave e uma aprendizagem a partir da interdisciplinaridade. O multilinguismo como ferramenta de veicular conteúdos e o uso das línguas dos respetivos países fomenta o conhecimento entre os países, assenta os conhecimentos deste importante valor patrimonial europeu, ajuda na difusão das atividades e conteúdos em cada um dos centros educativos e a participação de toda a comunidade educativa, professores e alunos, mães e pais e técnicos das escolas. O trabalho em rede na plataforma eTwinning proporciona uma envolvência segura para favorecer a comunicação entre alunos e professores das escolas participantes, sendo imprescindível para a preparação das mobilidades e a divulgação do projeto pois atua como repositório das atividades e materiais, estando ao alcance de todas as pessoas interessadas e garantindo a sustentabilidade do projeto. As mobilidades são a alma do projeto, sem elas não faria sentido o propósito que está subjacente, isto é, o aumento da dimensão internacional, da tolerância e multiculturalidade para favorecer a adaptação dos alunos ao meio educativo, favorecer a sua integração como membros responsáveis da sociedade e a sua adaptação às profundas mudanças esperadas no mercado laboral dentro do marco de valores democráticos europeus

PAÍSES ENVOLVIDOS
Espanha, Portugal e Itália

DURAÇÃO DO PROJETO
24 meses, a partir de 1 de setembro de 2019.

PLATAFORMA ETWINNING
https://twinspace.etwinning.net/71658/home

Objetivos

OBJETIVOS

Objetivos específicos do projeto:
- Incitar os alunos a descobrir e comprometer-se com o património cultural da Europa, no sentido de reforçar um sentido de pertença a um espaço europeu comum;
- Fomentar a educação para os valores de dimensão europeia. Potenciar consciências sobre a importância de valores como legalidade, solidariedade, respeito pelas regras, de acordo com o papel de cidadãos na sociedade;
- Contribuir para a modernização das escolas implicadas, fomentando o uso das TIC com fins educativos;
- Reforçar as competências comunicativas em línguas estrangeiras entre alunos;
- Dotar os alunos de estratégias alternativas para compreender e potenciar conteúdos adquiridos durante as aulas de Espanhol, Filosofia, Cidadania, História, Português, Matemática, Ciências, Educação Tecnológica e Educação Visual.
- Atualizar e reforçar as competências profissionais docentes e a capacidade de trabalhar com pessoas de outros países;
- Implementar as ferramentas de reconhecimento de competências da UE (Europass);
- Internacionalização das escolas, estabelecendo contactos e relações de colaboração duradouros. 

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO

- Projeto eTwinning, cujo produto final é a coleção digital de histórias morais, ilustradas e escritas em conjunto pelos estudantes, adaptando fragmentos da obra Don Quijote;
-Blog que inclui materiais didáticos e recursos educativos abertos: Mapa interativo com as etapas e lugares em que viveu Cervantes; Coleção digital de obras de música, pintura e cinema dedicadas a Quijote; Revistas digitais dedicadas aos 3 intercâmbios de alunos;
- Representação teatral de una adaptação do musical “El hombre de la Mancha” de José Sacristán;
- Secções nas páginas web das escolas do projeto com informação do projeto e dos intercâmbios;
- 4 cadernos: “La Bondad”, “La Valentía”, “La Perseverancia”
e “La Honestidad” com materiais didáticos, resultado das oficinas literárias, que serão traduzidas para 5 idiomas, incluindo inglês;
- Jornadas de formação conjunta: "Las nuevas tecnologias en el aula de español";
- Seminário sobre a abordagem AICLE no contexto do ensino bilingue;
- Concurso de relatos breves, ensaios ou poemas, a partir de una fotografia ou de um desenho de temática cervantina;
- Logotipo do projeto. Folhetos informativos, vitrinas e painéis de fotos.
Gestão do Trabalho:
- Coordenação do Projeto: Bulgária;
- Responsável de Qualidade (Plano, questionários, formulários): Portugal;
- Responsável da Comissão de Riscos: Bulgária;
- Responsável pela Agenda e Calendário: Espanha;
- Responsável de Produtos TIC (Blog, redes sociais, digitalização de produtos): Portugal;
- Responsável pela gestão do projeto eTwinning: Bulgária e Portugal.
As direções das escolas do Projeto terão acesso ao projeto eTwinning para supervisionar a planificação e o cumprimento das atividades propostas. 

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

O fio condutor que une as atividades previstas é o tema dos valores. Pretende-se que os alunos leiam e interpretem certos excertos da novela de Cervantes e que sejam encorajados a criar as suas próprias obras, com base nas suas leituras. O projeto será desenvolvido em 4 partes: “La Bondad”, “La Valentía”, “La Perseverancia” e “La Honestidad”. Em cada uma das partes haverá atividades que têm como objetivos:
- Ajudar a entender o texto e desenvolver habilidades de linguísticas;
- Fazer com que as emoções e a empatia despertem a criatividade;
- Desenvolvimento pessoal através da formação de opiniões pessoais sobre temas comuns a toda a humanidade;
- Dar a conhecer aos jovens o vasto e diversificado património cultural dos três países, criando um sentido de pertença da rica cultura europeia.
Em cada etapa do projeto, os participantes terão a tarefa de recolher informação e apresentar, em formato eletrónico, os lugares e eventos da vida de Cervantes. Simultaneamente com os métodos pedagógicos tradicionais, utilizaremos recursos digitais. eTwinning será o espaço de trabalho perfeito porque o projeto implica uma colaboração contínua num contexto virtual. Esta abordagem desenvolverá capacidades para um trabalho em equipa produtivo e incrementará a competência computacional de todos os participantes.
A equipa de professores estará formada por especialistas em diversos temas. A cooperação entre alunos e professores terá por base o uso das TIC. Os produtos serão visíveis no TwinSpace e, em certos casos, serão votados e os vencedores serão premiados durante as reuniões. De acordo com o exposto, aumentar-se-á o interesse e a motivação dos alunos para contribuírem, com as suas capacidades digitais, para o desenvolvimento e prestígio das suas escolas. Como resultado, adquirir-se-ão conhecimentos e cpacidades para a vida, já que os alunos estarão envolvidos na produção de ambientes carregados de emoções.
O impacto do projeto nas escolas conduzirá a:
- Melhorias nas metodologias, flexibilização do marco pedagógico e atualização dos recursos de ensino e de aprendizagem;
- Modernização das escolas (base material, introdução da abordagem baseada no desenvolvimento de competências, interação entre professores e alunos, etc.);
- Melhor conhecimento e uso massivo do portal eTwinning no trabalho docente;
- Uso dos instrumentos de certificação Europass;
- Melhoria das relações entre os diferentes sectores da comunidade educativa: pais, professores, alunos;
- Interdisciplinaridade, formação conjunta;
- Internacionalização da organização;
- Aumento do prestígio da escola. 

Atividades

ATIVIDADES

As atividades iniciais servirão para favorecer el conhecimento entre os integrantes do projeto e dar coesão ao grupo, colocar em manifesto os conhecimentos prévios dos alunos, especificar os objetivos e conseguir destrezas nas ferramentas TIC. As atividades a desenvolver abordarão o tema das mulheres na ciência desde diferentes perspetivas para serem orientadas aos diferentes tipos de aprendizagem e conseguir chegar à totalidade dos membros da comunidade educativa e a maior quantidade de pessoas mediante as atividades de divulgação. Realizar-se-ão pesquisas de informação para a realização de um calendário multilingue e um blog das mulheres cientistas e tecnólogas, oradores serão recebidos e aos quais os alunos farão perguntas, realização de jogos de mesa, de cartas, programação de objetos tangíveis programáveis, programação de jogos e contos mediante Scratch, mesas redondas com mães e com ex-alunas, oficinas de experiencias, realização de posters e exposições, etc. As atividades de avaliação levar-se-ão a cabo ao longo de todo o projeto, depois de cada mobilidade, apresentar-se-ão assim as forças e debilidades, podendo ir-se modificando para conseguir um maior grau de concretização dos objetivos. As atividades de divulgação realizar-se-ão durante a totalidade de vida do projeto desde o seu início à sua finalização. Consistirão na realização do blog de mulheres na ciência e tecnologia, o calendário de mulheres cientistas e tecnólogas e a realização do twinSpace e de uma página de Facebook. Em cada escola haverá um quadro de avisos para a divulgação das atividades e realizar-se-á uma jornada final informativa para toda a comunidade educativa.

Disciplinas/participantes

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

Disciplinas envolvidas
Uma vez que o projeto se baseia numa abordagem multidisciplinar e interdisciplinar e que o mesmo se encontra a ser implementado ao nível do Conselho de Turma, em três turmas de 7.º ano que têm em comum a disciplina de Espanhol, contudo todas as disciplinas do currículo das turmas do 7.º E, do 7.º F e do 7.º G poderão dar o seu contributo, a saber: Línguas Estrangeiras Literaturas/Língua Materna de cada país Oficinas/clubes de Multimédia Ciências Naturais/Biologia História Geografia EV TIC.

Participantes
Farão parte do projeto, professores de diferentes disciplinas, desta forma, podemos potenciar os efeitos dos trabalhos e os resultados terão maior qualidade. Aproximadamente 200 professores serão beneficiados indiretamente: durante os eventos e encontros terão a oportunidade de conhecer colegas das escolas do projeto, conhecendo os seus sistemas educativos. Terão também acesso aos resultados e produtos do projeto. Poderão observar e avaliar a implicação dos métodos e recursos inovadores durante as aulas de portas abertas. As direções serão parte ativa nas atividades de controlo, avaliação e reconhecimento dos resultados obtidos, apoiando os participantes relativamente à logística e organização. Aproximadamente 20 diretores e equipas diretivas estarão envolvidos no projeto. Participarão diretamente nas mobilidades aproximadamente 49 alunos, entre os 12 e os 14 anos, 24 professores, ainda que o número de participantes no projeto seja de aproximadamente 100 alunos e o impacto direto estima-se em 270 alunos.

KA 2 - Tell me a story, please!

PROJETO ERASMUS+  KA2 "TELL ME A STORY, PLEASE"

Projeto

PROJETO

No nosso trabalho quotidiano de ensino, notamos que está cada vez mais difícil ter alunos interessados na leitura. Eles estão focados nas redes sociais e facilmente acessíveis para entretenimento. O objetivo deste projeto é motivar nossos alunos a ler mais livros.
A tendência de ler menos é algo que todas as escolas deste projeto percebem e é por isso que com este projeto poderemos ajudar a melhorar e a incrementar os hábitos de leitura. Acreditamos que os nossos alunos precisam recorrer a outros meios para descobrir novas ideias, países e culturas. A leitura “abre a mente” e constrói horizontes. Idealmente, os alunos ficarão mais motivados para ler ao terem a oportunidade de se encontrar com outros alunos, graças a este projeto. Autenticidade é um fator chave para a estimulação.
Vivemos num mundo global cada vez mais dinâmico, onde a tecnologia e a multiliteracia são as bases para a compreensão e o respeito, valores a serem enfrentados e praticados. As escolas são as principais instituições para desenvolver e implementar competências e capacidades nos alunos e outras pessoas interessadas em transformar o mundo.
Os estudos de Barret et al., 2014, Boix Mansilla & Jackson, 2011, Deardorff, 2009 e UNESCO, 2013, 2014a, 2016 no Quadro da OCDE - PISA (2018) afirma que os estudantes, hoje, vivem num mundo interconectado, diversificado e em rápida mudança. Os seus encontros interculturais ocorrem diariamente, base que apresenta uma oportunidade e um desafio.
Concluímos que agora, mais do que nunca, é importante promover estudantes democráticos e com pensamento crítico, algo que este estudo do PISA enfatiza. Os jovens de hoje precisam questionar a confiabilidade das informações que eles recebem. Ser um leitor confiante ajudará a evitar armadilhas de "notícias falsas". A leitura tem de interconectar todas as outras áreas de aprendizagem para refletir e agir na comunidade e no mundo. Não somente os alunos se tornarão leitores confiantes, mas também melhorarão as suas capacidades linguísticas e interculturais.
As escolas são intervenientes essenciais no desenvolvimento e promoção da leitura e promotoras da descoberta que um projeto como este é uma oportunidade extraordinária. Através da literatura, podemos ter acesso a um mundo diferente, viajar para novos lugares e conhecer novas pessoas. O problema é que os nossos alunos hoje em dia não leem muito e não aumentam os seus horizontes com a ajuda da literatura. Queremos usar os encontros presenciais como uma motivação para o desejo e vontade de ler.
Nos encontros, os nossos alunos conhecer-se-ão, em primeira mão, pela leitura de um livro, escolhido por cada um dos países participantes. Isso dará aos alunos uma ideia da cultura que estão a conhecer. Ao conhecer outras culturas e literatura, torná-los-á mais abertos e sentir-se-ão como cidadãos europeus

DURAÇÃO DO PROJETO
24 meses, a partir de 1 de setembro de 2019.

Nota importante: este projeto foi prolongado por mais um ano, ou seja, até agosto de 2022 (devido à pandemia de Covid 19), de acordo com Adenda aceite pelas agências Erasmus+ envolvidas e com o acordo de todos os países que integram o projeto. Foi também aprovada a Adenda para sessões online, que substituirão as mobilidades físicas, quando estas não se puderem realizar (COVID 19).

Objetivos

OBJETIVOS

O objetivo deste projeto não é apenas fomentar as competências de leitura dos nossos alunos, mas também encontrar novas e inovadoras formas de tornar a atividade de leitura atraente para os nossos alunos. Consideramos que a leitura é uma competência básica para os nossos alunos, para ajudá-los a serem mais autónomos, autoconfiantes e criativos, enquanto os ajudamos no seu processo de maturidade. Isso é ainda mais importante na nossa sociedade atual, onde a maioria dos adolescentes passa grande parte do tempo com telmóveis, tablets e laptops, lendo textos de baixa qualidade.Os objetivos específicos que queremos alcançar são os seguintes:

1. A cooperação
- Incentivar a cooperação com outros países. A ênfase no multilinguismo fortalecerá todos
os trabalhos com os alunos e também entre os professores. Juntos somos mais fortes. "O
Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação ”servirá como um kit de ferramentas para workshops, aulas, clubes, conferências, escrita criativa, participação em blogues, autores locais/regionais, reuniões, imprensa local e outras ferramentas interativas, planos e avaliação do trabalho.
- Incentivar a cooperação interdisciplinar: o projeto visa principalmente desenvolver a cooperação entre
professores no mesmo estabelecimento e cooperação entre professores em diferentes estabelecimentos.
- Partilhar metodologias entre os diferentes países, para melhorar as práticas na forma como a
literatura é ensinada e encontrar inspiração no que acreditamos serem abordagens diferentes da língua no
ensino / aprendizagem.
- Fomentar a cooperação com a comunidade local
- Comparar sistemas escolares e boas práticas entre escolas parceiras
- Fortalecer o intercâmbio com nossos parceiros no ensino superior. Eles vão contribuir com
pesquisas, palestras e sugestões de métodos adequados para melhorar o nosso ensino / aprendizagem. Através de pesquisas, as escolas melhorarão as suas competências e a colaboração do projeto fará parte da pesquisa ou trocar-se-ão ideias para pesquisas futuras no campo do ensino / aprendizagem da literatura.

2. Promoção da literatura
- Aumentar a consciencialização sobre a importância da leitura, incentivar a criatividade e promover
a literatura europeia.
- Fazer os alunos pensarem sobre suas atitudes em relação à leitura.
- conhecer as características distintivas de seu país sobre a literatura
- Descobrir a literatura europeia e autores locais em cada país
- Desenvolver a leitura por prazer, ser um bom leitor
- O uso de novas tecnologias para uma abordagem moderna e inovadora da literatura é uma boa maneira de motivar os alunos a ler.

3 . Desenvolver competências linguísticas
- Ler romances em inglês, conhecendo os parceiros do projeto na vida real. Através das diferentes plataformas os alunos irão melhorar suas habilidades de linguagem.

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO

Todos os países participantes deste projeto colaboraram na sua conceção, verificando se as atividades, os objetivos e se a sua avaliação foram bem estruturados. Cada país será responsável pela organização e qualidade das atividades a serem realizadas pelos seus alunos, ao darem hospedagem e organizar uma mobilidade multinacional e pela implementação do projeto dentro da sua própria comunidade escolar. Da mesma forma, eles serão responsáveis pela segurança dos alunos que viajam e por informar os pais de todos os aspetos relativos aos seus filhos. Dentro do projeto distribuímos algumas tarefas entre os diferentes países – Suécia (país coordenador do projeto), Itália, Roménia, Portugal, Espanha e França:
- Os professores da equipa de Portugal serão responsáveis pela execução e atualização do blogue do projeto, enviando informações, etc.
- A equipa francesa supervisionará os aspetos formais do projeto, prazos, comunicação, etc.
- A equipa italiana cuidará da plataforma eTwinning, organizando e distribuindo as atividades.
- A equipa sueca executará a gestão geral do projeto: aplicativos, relatórios, etc.
- A equipa romena verifica a organização da Drive do projeto.
- E a equipa espanhola assumirá a análise e a elaboração dos questionários.
A boa cooperação e comunicação entre os parceiros será assegurada por meio de:
comunicação fluente, usando um grupo whatsapp e a plataforma eTwinning,
- partilhando a documentação do projeto usando uma pasta da Drive,
- distribuindo as tarefas entre os parceiros.
O nosso projeto baseia-se na ideia de integrar a leitura, a escrita e a expressão oral no processo de
ensino e aprendizagem de outras disciplinas. Nas atividades locais, realizadas com o apoio da parte de Gestão e Implementação de projetos, focaliza-nos-emos na integração das artes, do drama, das TIC e línguas estrangeiras.
Os professores de cada escola irão desenvolver e implementar atividades especiais de aprendizagem, endereçadas a alunos entre os 11-19 anos pertencentes a conceitos ou conteúdos específicos, importantes no processo de aprendizagem do público-alvo, sempre ancorados nos objetivos da ONU (ODS) e nas competências
de leitura e de escrita. Custos particulares que será apoiado com a parte da concessão "Gestão e implementação do projeto":
1) criar e executar o projeto comum no espaço duplo e publicar os resultados do projeto;
2) exposição dos alunos às criações existentes:
- viagens educativas sobre o tema estudado
- apresentações na escola: equipamento de áudio e / ou vídeo;
3) atividades criativas incluídas nos módulos e atividades de aprendizagem:
- materiais e ferramentas necessárias para os alunos realizarem atividades artísticas e digitais
4) organização de exposições, peças teatrais, etc. apresentando os resultados do trabalho dos alunos para todo a
comunidade educativa;
5) organização das reuniões do projeto:
6) divulgação, publicidade e promoção do projeto e seus resultados e materiais
necessários.
Todos esses custos serão verificados pelo administrador da escola, mantendo um registro de todas as despesas e
o saldo do orçamento. 

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

Um acentuado declínio no tempo gasto pelos nossos alunos lendo obras de qualidade literária está provado em diferentes estudos em toda a Europa. Atualmente, os jovens preferem gastar uma grande
parte do tempo interagindo com colegas usando redes sociais e dispositivos tecnológicos modernos
como telemóveis ou tablets. Este é um sinal dos nossos tempos que veio para ficar, e por causa disso
a nossa preocupação não deve ser impedi-los de fazê-lo. Preferimos usar esses mesmos gadgets
para promover a criatividade dos nossos alunos usando-os enquanto se comunica com alunos com interesses semelhantes mas de diferentes origens. No entanto, mesmo se tentarmos incorporar esses dispositivos, também conseguiremos que os nossos alunos estejam em contato com material de leitura de qualidade para melhorar as suas competências linguísticas enquanto se distraem com o uso dos seus telemóveis ao mesmo tempo. Dessa forma, os nossos alunos também conhecerão o
legado cultural europeu, comparando as diferenças e semelhanças entre os diferentes países.
Um objetivo que temos em mente é desenvolver a proficiência em TIC dos nossos alunos usando outras plataformas como etwinning, youtube, blogue - https://erasmustellmeastory.blogspot.com/ - cujo país responsável é Portugal (Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego) etc. Por meio destas ferramentas os nossos alunos terão a oportunidade de
comunicar com alunos de outros países usando o inglês como língua de interação, mas
também será possível que eles se comuniquem usando outros idiomas, como o francês, o português ou
o espanhol, idiomas que eles estudam como segunda língua nas suas escolas. E isso será
portanto nos momentos em que eles visitarão países onde esses idiomas são os nativos. Um dos nossos
objetivos será proporcionar aos nossos alunos acesso a escritores literários e obras de diferentes
origens e países, a fim de enriquecer as suas perspetivas e conhecimentos culturais de
âmbito europeu. Esse conhecimento ocorrerá visitando locais relacionados com escritores e literatos específicos, trabalhando ou realizando atividades em conjunto com alunos de outros países e, graças a isso à interação e intercâmbios culturais, o processo de maturidade de nossos alunos se desenvolverá. Outro importante objetivo será promover a criatividade dos nossos alunos, pedindo-lhes que realizem atividades nas quais terão de produzir um resultado relacionado com literatura, por si ou com a colaboração de outros parceiros.
Por exemplo, eles serão solicitados a:
- escrever uma história curta sobre um tópico contemporâneo;
- desenhar a capa de um livro;
- fazer apresentações diferentes: da cidade, escola, biblioteca da escola, livraria…;
- criar um marcador ou mascote e um logótipo para o projeto;
- iniciar um clube internacional de leitura;
- escrever um diário fingindo ser um escritor famoso;
- recomende livros favoritos para outros parceiros lerem;
- fazer uma interpretação pessoal de um evento atual;
- executar um esboço de teatro.

Atividades

ATIVIDADES

Para a apresentação das atividades, será feita uma preparação cuidadosa em todos os países, mediante:
- Reunião com todos os professores envolvidos no projeto, planeando e estudando todas as variáveis e detalhes que possam ser levados em consideração.
- Informar os alunos participantes e suas famílias sobre todos os aspetos da atividade.
- Pedir aos participantes que executem tarefas diferentes, a fim de se prepararem para a mobilidade, em
relação às apresentações a serem feitas no país anfitrião ou à documentação necessária para viajar e
participar da atividade, assim como permissões dos pais, posse de cartões de cidadão, etc.
Os participantes serão escolhidos de acordo com:
- o seu envolvimento nas atividades propostas e no projeto;
- a sua aceitação para receber alunos quando visitarem seu próprio país;
- as suas qualificações académicas em geral, e na língua estrangeira em particular;
- a sua realização no tempo e na forma das atividades propostas.
Apoiaremos os participantes:
- dando-lhes todo o apoio disponível e necessário, como por exemplo, sobre a atividade a apresentar;
- proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para realizar as tarefas propostas;
- ajudando-os a cumprir os aspetos formais do envolvimento no projeto, como é o caso da documentação;
- informando as suas famílias sobre os requisitos do projeto e as atividades a desenvolver.
A segurança dos participantes será garantida para:
- cuidar bem de todos os requisitos legais (viajar para o exterior, permissão de seguro de saúde)
- contratar seguros pessoais enquanto viajam e também pelo tempo gasto no exterior;
- verificar quaisquer circunstâncias pessoais, como alergias ou prescrições. 

Disciplinas

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

- Inglês (A1/A1+, A2)
- Literaturas/Língua Materna de cada país
- Ciências Naturais
- História
- Geografia
- Educação Visual
- Educação Tecnológica
- Tecnologias de Informação e Comunicação
- Educação Musical
- Clube de Escrita Criativa
- Clube das Ciências
- Clube LEAR
Outros:
- Bibliotecas do Agrupamento e Municipal
- UTAD e ESTGL

PARTICIPANTES
No caso dos projetos Erasmus+, KA2, os participantes são os alunos que, neste caso, serão aqueles que têm entre 11 e 17 anos de idade, do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego.
Para participarem nos encontros fora dos seus países, deslocar-se-ão sempre quatro (ou mais) alunos acompanhados por dois (ou mais) professores, de acordo com a disponibilidade financeira do projeto.
Os alunos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:
- possuírem o nível de proficiência em inglês, de acordo com o Quadro Comum Europeu das Línguas para estes níveis de ensino, A1 a A1+, A2;
- mostrar o melhor nível de proficiência apresentado oralmente e por escrito em inglês;
- cumprir com todas as tarefas que as escolas que integram o projeto decidirem desenvolver em tempo real ou online;
- estar inscrito na plataforma eTwinning e intervir atempadamente e sempre que houver atividades programadas pelo grupo de professores e de alunos dos países envolvidos;
- ter permissão para sair do país pelo seu Encarregado de Educação;
- aceitar ser recebido no país de acolhimento em casas de famílias e receber em sua casa aluno(a) europeu(europeia);
- revelar atitudes de interesse pela aprendizagem e respeito pelas regras do saber estar e de cidadania;
- revelar um comportamento exemplar.

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