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sexta 21 junho 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
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KA 2 - The young knights...

PROJETO ERASMUS+  KA2 "THE YOUNG KNIGHTS OF THE ROUND EUROPEAN TABLE"

Projeto

PROJETO

O projeto vai ser operacionalizado por professores e alunos de escolas de Portugal (AELC, Lamego), Itália, Polónia e Letónia e está ancorado em recursos da União Europeia no âmbito do "Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida", concedido a estas escolas e com um valor monetário aprovado para o seu desenvolvimento.
A linguagem do projeto é o inglês.
Como parte do projeto “The young knights of the round European table”, estão previstas viagens ao exterior para alunos e professores de cada uma das escolas envolvidas.
O projeto é para alunos com idade entre 10 e 14 anos.
O objetivo do projeto é conhecer o património cultural dos países parceiros do projeto, atentar nas semelhanças e diferenças culturais, históricas e socioeconómicas. O projeto promoverá tolerância e compreensão.
Os professores dinamizarão os alunos durante as atividades na escola e aquando das deslocações às outras escolas europeias.
Enquanto fica com a família anfitriã, esta é responsável pelos alunos.
A principal fonte de financiamento do projeto é o montante do financiamento recebido do programa ERASMUS PLUS, K2.
Oportunamente, será criado o website deste projeto, da responsabilidade do país coordenador do projeto, a Itália

DURAÇÃO DO PROJETO
24 meses, a partir de 1 de setembro de 2018.

Objetivos

OBJETIVOS

1. Descobrir a identidade cultural através da aprendizagem da gastronomia tradicional do seu país e dos países participantes.

2. Aprofundar a motivação dos alunos para aprender, desenvolvendo a criatividade e a imaginação. 3. Melhoria das competências e performances no idioma inglês, permitindo que os alunos o utilizem na comunicação indireta e direta.

4. Conhecer a história, cultura, idiomas dos países parceiros.

5. Melhorar e desenvolver habilidades no trabalho com novas tecnologias da informação.

6. Conhecer os vários sistemas das escolas - funcionamento, organização; descobrindo novos métodos de trabalho; troca de experiências entre professores. 7. Promoção da escola no ambiente local e nos círculos sociais mais vastos, uma introdução da escola na dimensão europeia.

8. Desenvolver as habilidades de autoavaliação dos alunos e o trabalho em grupo.

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO

Durante toda a duração do projeto, as escolas trabalharão em parcerias (um parceiro experiente com um recém-chegado). Cada grupo de atividades no projeto será atribuído para ser gerido por um par de escolas parceiras:

As escolas serão responsáveis pelo desenvolvimento de atividades do grupo designado de acordo com o plano e cronograma. Também criarão ferramentas de avaliação (questionários) e recolherão dados de avaliação relevantes para o grupo de atividades de todos os parceiros. Farão o upload da descrição das atividades e outros documentos relacionados, como os resultados da avaliação, no site comum do projeto. A Itália, como coordenadora, supervisionará o progresso de todas as atividades e apoiará outras escolas na gestão das atividades atribuídas.

O site comum do projeto, que contém a descrição do projeto, bem como planos e recursos para módulos e atividades de aprendizagem desenvolvidos, será criado e mantido de forma legal pela Itália, mas todos os países participantes terão de contribuir atempadamente com trabalhos e atividades e serem responsabilizados pelos mesmos. O espaço Twinspace do projeto, utilizado para as atividades de comunicação e linguagem colaborativa, será mantido pela Itália. No entanto, todos os professores envolvidos farão parte deste espaço e inserirão os trabalhos que acharem necessários, assim como deverão convidar alunos para a interação com os seus pares. Todos os participantes das reuniões contribuirão para a reunião, preparando materiais, informações e atividades necessárias.

Ilustrar conceitos científicos, linguísticos e outros que envolvam cultura facilitará a sua melhor compreensão e o envolvimento dos alunos em atividades criativas baseadas nos conceitos estudados os ajudará a interiorizá-los e a memorizá-los. Para isso, desenvolveremos e implementaremos atividades nas quais as crianças usarão a língua inglesa para trocar informações sobre a cultura dos seus países e comunicar-se-ão entre si para realizar atividades. Desta forma, estarão a desenvolver habilidades linguísticas ao mesmo tempo que desenvolverão a sua consciência intercultural. Finalmente, como cada uma das escolas que participam no projeto possui conhecimentos diferentes, parte importante do nosso projeto será o intercâmbio de métodos e práticas inovadoras, em particular as centradas na abordagem interdisciplinar e relacionadas com o ensino das ciências, línguas estrangeiras e artes.

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

Os alunos que participam nas atividades do projeto:

- estarão mais interessados em aprender e a conhecer outras realidades e poderem compreender melhor o mundo que os rodeia;

- terão uma melhor compreensão dos conceitos científicos, linguísticos e culturais e dos através dos módulos implementados;

- demonstrarão uma maior competência em língua inglesa em relação ao vocabulário, estruturas de linguagem e habilidades utilizadas nas atividades baseadas na cultura;

- ficarão mais motivados para a aprendizagem de línguas estrangeiras,

- contactarão com todas as manifestações culturais de outros países e com mais momentos de envolvimento em atividades que os façam interagir com a realidade cultural dos outros alunos:

- demonstrarão uma maior consciência e conhecimento intercultural sobre a cultura dos seus próprios países e parceiros europeus;

- terão uma sensação de camaradagem com crianças de outros países.

Os Professores envolvidos no projeto:

- serão capazes de integrar diferentes atividades culturais nas aulas de outras disciplinas, em especial, história, ciência e línguas estrangeiras, utilizando exemplos de manifestações culturais existentes para ilustrar diferentes conceitos e conteúdos e envolvendo estudantes em diversas atividades artísticas para facilitar a compreensão e interiorização do aprendido;

- possuirão conhecimentos básicos sobre sistemas educacionais, currículo e práticas de ensino nos países parceiros:

- aumentarão o conhecimento e a compreensão de métodos inovadores de ensino de história, ciência, línguas estrangeiras e artes usadas nas escolas parceiras; - estarão interessados na abordagem interdisciplinar e dispostos a introduzir novos métodos na sua prática de ensino.

As escolas que participam no projeto:

- proporcionarão mais ocasiões para que os alunos participem mais em atividades culturais e as criem através de qualquer área de estudo; - atenderão melhor às necessidades dos alunos com dificuldades de aprendizagem; - aumentarão o prestígio aos olhos dos pais e da comunidade local.

Atividades

ATIVIDADES

1. Melhorar a capacidade de comunicação, apoiar e desenvolver um senso de autoestima e autoconfiança.

2. Conhecer a sua própria história e tradições, bem como as tradições de outros países europeus.

3. Desenvolver o respeito e a tolerância para outras culturas, tradições de outros países europeus.

4. Desenvolver o respeito e a tolerância para outras culturas, tradições e religiões.

5. Encontros de alunos de escolas parceiras - troca de experiências, aperfeiçoamento do inglês, conhecer as frases básicas em português, italiano, polaco e letão, integração mútua.

6. Participação em atividades extracurriculares como parte do projeto.

7. Divulgação do trabalho final do projeto na escola e no ambiente local.

Disciplinas

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

- Inglês (A1/A1+, A2)
- Literaturas/Língua Materna de cada país
- Ciências Naturais/Biologia
- História
- Geografia
- Educação Visual
- Educação Tecnológica
- Tecnologias de Informação e Comunicação
- Educação Musical
- Clube de Escrita criativa
- Clube das Ciências
- Clube LEAR

PARTICIPANTES
No caso dos projetos Erasmus+, K2, os participantes são os alunos que, neste caso, serão aqueles que têm entre 10 e 14 anos de idade, do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego.

Para participarem nos encontros fora dos seus países, deslocar-se- -ão sempre seis (ou mais) alunos acompanhados por três (ou mais) professores, de acordo com a disponibilidade financeira do projeto.

Os alunos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:

- possuírem o nível de proficiência em inglês, de acordo com o Quadro Europeu Comum das Línguas para este nível de ensino, A1 a A1+, A2;

- mostrar o melhor nível de proficiência apresentado oralmente e por escrito em inglês; - cumprir com todas as tarefas que as escolas que integram o projeto decidirem desenvolver em tempo real ou online;

- estar inscrito na plataforma eTwinning e intervir atempadamente e sempre que houver atividades programadas pelo grupo de professores e de alunos dos países envolvidos;

- ter permissão para sair do país pelo seu Encarregado de Educação;

- aceitar ser recebido no país de acolhimento em casas de famílias e receber em sua casa aluno(a) europeu(europeia);

- revelar atitudes de interesse pela aprendizagem e respeito pelas regras do saber estar e de cidadania;

- revelar um comportamento exemplar.

KA 2 - Cervantes

PROJETO ERASMUS+  KA2 "LAS @VENTURAS DEL SABER POR LA RUTA DE CERVANTES"
Cód. do projeto 2018-1-BG01-KA229-047906_1

Projeto

PROJETO

A tecnologia avança a um ritmo galopante, tornando-nos mais produtivos e eficientes. A educação evolui também e, na era digital, apresentam-se novas possibilidades de diversificação de metodologias e práticas que fomentam a criatividade, a colaboração internacional e a aprendizagem informal. Neste sentido, os docentes sentem a necessidade de modernização e de aperfeiçoamento das suas competências profissionais, considerando programas europeus e iniciativas de colaboração. Relativamente a este projeto, parte-se da ideia de que é necessária uma cooperação escolar a nível europeu, que permita eliminar barreiras culturais e linguísticas sem perder as idiossincrasias. As escolas envolvidas promovem o ensino de línguas estrangeiras e tentam criar para os seus alunos um ambiente multicultural.
Este projeto está centrado na figura Cervantes e da sua obra "Don Quijote de la Mancha", como parte inerente ao património cultural europeu. Os valores universais da novela contribuem para a educação para os valores. O projeto servirá para ensinar aos alunos a interdependência de culturas, oferecendo-lhes materiais que permitam ou fortaleçam a sua educação sobre o património cultural europeu e a sua proteção. Mesmo que a leitura da novela possa provocar polémica e dificuldades, é importante fomentar a sua leitura o mais breve possível, porque a obra está cheia de códigos morais e sociais e serve para discutirmos sobre ética, filosofia, história, fomentando, de este modo, a identidade europeia. Como professores implicados no projeto, sabemos que os conteúdos tradicionais devem ser representados de forma mais motivante. A exploração das TIC contribuirá para melhorar a participação, o rendimento e a formação dos discentes, independentemente da sua condição. Serão proporcionadas estratégias alternativas para compreender e potenciar os conteúdos adquiridos durante as aulas de Espanhol, Filosofia, Cidadania, História, Português, Matemática, Ciências, Educação Tecnológica e Educação Visual. Permitirá tanto a alunos como a professores a aquisição de experiências interculturais, novas competências e aprender mais sobre a comunidade e a cooperação europeias.
Temáticas mais importantes:
• Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras;
• Património cultural / Ano Europeu do Património Cultural;
• TIC - Novas tecnologias - Competência digital.
Para aceder a mais informação clique aqui.

DURAÇÃO DO PROJETO
24 meses, a partir de 1 de setembro de 2019.

PLATAFORMA ETWINNING
https://twinspace.etwinning.net/70505/home

Objetivos

OBJETIVOS

Objetivos específicos do projeto:
- Incitar os alunos a descobrir e comprometer-se com o património cultural da Europa, no sentido de reforçar um sentido de pertença a um espaço europeu comum;
- Fomentar a educação para os valores de dimensão europeia. Potenciar consciências sobre a importância de valores como legalidade, solidariedade, respeito pelas regras, de acordo com o papel de cidadãos na sociedade;
- Contribuir para a modernização das escolas implicadas, fomentando o uso das TIC com fins educativos;
- Reforçar as competências comunicativas em línguas estrangeiras entre alunos;
- Dotar os alunos de estratégias alternativas para compreender e potenciar conteúdos adquiridos durante as aulas de Espanhol, Filosofia, Cidadania, História, Português, Matemática, Ciências, Educação Tecnológica e Educação Visual.
- Atualizar e reforçar as competências profissionais docentes e a capacidade de trabalhar com pessoas de outros países;
- Implementar as ferramentas de reconhecimento de competências da UE (Europass);
- Internacionalização das escolas, estabelecendo contactos e relações de colaboração duradouros. 

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO

- Projeto eTwinning, cujo produto final é a coleção digital de histórias morais, ilustradas e escritas em conjunto pelos estudantes, adaptando fragmentos da obra Don Quijote;
-Blog que inclui materiais didáticos e recursos educativos abertos: Mapa interativo com as etapas e lugares em que viveu Cervantes; Coleção digital de obras de música, pintura e cinema dedicadas a Quijote; Revistas digitais dedicadas aos 3 intercâmbios de alunos;
- Representação teatral de una adaptação do musical “El hombre de la Mancha” de José Sacristán;
- Secções nas páginas web das escolas do projeto com informação do projeto e dos intercâmbios;
- 4 cadernos: “La Bondad”, “La Valentía”, “La Perseverancia”
e “La Honestidad” com materiais didáticos, resultado das oficinas literárias, que serão traduzidas para 5 idiomas, incluindo inglês;
- Jornadas de formação conjunta: "Las nuevas tecnologias en el aula de español";
- Seminário sobre a abordagem AICLE no contexto do ensino bilingue;
- Concurso de relatos breves, ensaios ou poemas, a partir de una fotografia ou de um desenho de temática cervantina;
- Logotipo do projeto. Folhetos informativos, vitrinas e painéis de fotos.
Gestão do Trabalho:
- Coordenação do Projeto: Bulgária;
- Responsável de Qualidade (Plano, questionários, formulários): Portugal;
- Responsável da Comissão de Riscos: Bulgária;
- Responsável pela Agenda e Calendário: Espanha;
- Responsável de Produtos TIC (Blog, redes sociais, digitalização de produtos): Portugal;
- Responsável pela gestão do projeto eTwinning: Bulgária e Portugal.
As direções das escolas do Projeto terão acesso ao projeto eTwinning para supervisionar a planificação e o cumprimento das atividades propostas. 

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

O fio condutor que une as atividades previstas é o tema dos valores. Pretende-se que os alunos leiam e interpretem certos excertos da novela de Cervantes e que sejam encorajados a criar as suas próprias obras, com base nas suas leituras. O projeto será desenvolvido em 4 partes: “La Bondad”, “La Valentía”, “La Perseverancia” e “La Honestidad”. Em cada uma das partes haverá atividades que têm como objetivos:
- Ajudar a entender o texto e desenvolver habilidades de linguísticas;
- Fazer com que as emoções e a empatia despertem a criatividade;
- Desenvolvimento pessoal através da formação de opiniões pessoais sobre temas comuns a toda a humanidade;
- Dar a conhecer aos jovens o vasto e diversificado património cultural dos três países, criando um sentido de pertença da rica cultura europeia.
Em cada etapa do projeto, os participantes terão a tarefa de recolher informação e apresentar, em formato eletrónico, os lugares e eventos da vida de Cervantes. Simultaneamente com os métodos pedagógicos tradicionais, utilizaremos recursos digitais. eTwinning será o espaço de trabalho perfeito porque o projeto implica uma colaboração contínua num contexto virtual. Esta abordagem desenvolverá capacidades para um trabalho em equipa produtivo e incrementará a competência computacional de todos os participantes.
A equipa de professores estará formada por especialistas em diversos temas. A cooperação entre alunos e professores terá por base o uso das TIC. Os produtos serão visíveis no TwinSpace e, em certos casos, serão votados e os vencedores serão premiados durante as reuniões. De acordo com o exposto, aumentar-se-á o interesse e a motivação dos alunos para contribuírem, com as suas capacidades digitais, para o desenvolvimento e prestígio das suas escolas. Como resultado, adquirir-se-ão conhecimentos e cpacidades para a vida, já que os alunos estarão envolvidos na produção de ambientes carregados de emoções.
O impacto do projeto nas escolas conduzirá a:
- Melhorias nas metodologias, flexibilização do marco pedagógico e atualização dos recursos de ensino e de aprendizagem;
- Modernização das escolas (base material, introdução da abordagem baseada no desenvolvimento de competências, interação entre professores e alunos, etc.);
- Melhor conhecimento e uso massivo do portal eTwinning no trabalho docente;
- Uso dos instrumentos de certificação Europass;
- Melhoria das relações entre os diferentes sectores da comunidade educativa: pais, professores, alunos;
- Interdisciplinaridade, formação conjunta;
- Internacionalização da organização;
- Aumento do prestígio da escola. 

Atividades

ATIVIDADES

Tarefas principais:
- Elaborar apresentações sobre cada escola e país;
- Recolher informação sobre a vida de Cervantes;
- Ler e trabalhar na aula de Espanhol os fragmentos de El Quijote;
- Criar obras originais e participar nos concursos;
-Colaborar na elaboração do livro digital com textos e desenhos;
-Atuar no espetáculo musical;
- Preparar e fazer de guia nas visitas guiadas a monumentos e instituições culturais;
- Colaborar durante os cursos de informática e nas oficinas literárias.

C1
-Atividades previstas; Calendário; Responsáveis; Compromissos
adquiridos; pressuposto adjudicado;
- Equipas de desenvolvimento do projeto em cada escola; Cooperação entre as escolas: canais e periodicidade; Tarefas gerais assumidas por cada escola como responsável; Contratos externos;
- Tarefas gerais: Logotipo; Secções nas páginas web das escolas; Blog associado; eTwinning; Oficinas; Cursos de informática; Produto final;
- Critérios de seleção dos alunos participantes nas atividades no estrangeiro;
-Tarefas iniciais do projeto para os alunos: Participação no concurso de logotipos; Participação no TwinSpace do projeto;
- Plano de difusão: Ações previstas;
- Plano de avaliação: Ações previstas;
- Fórum de experiências cuja principal finalidade é partilhar informação sobre os seguintes temas: situação política, institucional, económica de cada país; património cultural, (medidas de proteção e proximidade aos adolescentes aos bens culturais, iniciativas educativas a nível nacional e local); semelhanças e diferenças entre os sistemas educativos, as instituições e os processos educativos, processos efetivos de inclusão e medidas contra o absentismo e o abandono escolar; Iniciativas para fomentar e difundir o património local entre os alunos e lutar contra o vandalismo;
- Oficina formativa sobre o uso das TIC como ferramenta curricular de aprendizagem e avaliação;
- Oficina de recolha de materiais: Selecionar a versão adaptada de El Quijote.

C2
- “Nuestro colegio, región y país” - apresentação a cargo do anfitrião;
- “Día Erasmus” - evento para apresentar as escolas perante a comunidade escolar;
- “Las aventuras de Cervantes”: A vida do escritor até 1569. - Época de formação em Espanha -apresentação a cargo do IES "Miguel de Cervantes", anfitrião da reunião;
-Oficina literária: "Don Quijote, símbolo de la bondad"
- Cada grupo fará uma leitura dramatizada de fragmentos da obra e participará em atividades linguísticas, intituladas “La Bondad”. A atividade será gravada num Podcast e fará parte do produto final;
- Um passeio pela Sevilha cervantina: Alunos e professores participarão conjuntamente na organização e realização de um passeio literário pelos lugares da cidade de Sevilha que aparecem
documentados nas diferentes obras de Cervantes;
-“El Quijote en el cine universal”- apresentação que inclui fragmentos de filmes, a cargo da equipa búlgara;
-“Los personajes de “El Quijote” - apresentação dos 4 posters digitais que servirão como material de difusão do projeto.;
-Recolha de testemunhos e fotos para um “Diario de viaje”;
-“Las @venturas del saber” - Criação de vídeos para promover a convivência na escola e evitar o abandono escolar;
-Colocação e armazenamento de todos os materiais no TwinSpace;
-Realizar o resumo informativo da mobilidade.

C3
- “Nuestro colegio, región y país” - apresentação a cargo do IBB "Miguel de Cervantes", anfitrião da reunião;
- “Día Erasmus” - evento para apresentar as escolas à comunidade escolar;
- “Las aventuras de Cervantes”: entre 1575 e 1580. - Dedicação às armas. Batalha de Lepanto. Cativeiro em Argel. - Apresentação a cargo do anfitrião;
- Oficina literária: "Don Quijote, símbolo de la perseverancia" - cada grupo fará uma leitura dramatizada de fragmentos da obra e participará em atividades linguísticas, intituladas “La Perseverancia-“El hombre de la Mancha”
- Representação de fragmentos de El Quijote tendo por base o musical de José Sacristán. Atuarão estudantes das 3 escolas. Prevemos propiciar um encontro impossível com Miguel de Cervantes. Este hipotético e maravilhoso encontro dará lugar a diálogos imaginários sobre a vida e a obra do ilustre escritor.
- “Cervantes tiene quien le escriba” -Concurso de obras literárias: relatos breves, ensaios ou poemas, escritos a partir de una fotografia ou um desenho de temática cervantinos. Posteriormente, realizar uma coleção digital que servirá de base para o produto final;
- Visita guiada - alunos e professores participarão conjuntamente na organização e realização de um passeio literário pelos lugares emblemáticos de Sofia;
- Visita ao Museu arqueológico de Sofia e entrevista com especialistas em restauração;
-“Las @venturas del saber” - Criação de vídeos para promover a convivência na escola e evitar o abandono escolar;
-Colocação e armazenamento de todos os materiais no TwinSpace;
-Realizar o resumo informativo da mobilidade.

C4
- “Nuestro colegio, región y país” - apresentação a cargo do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, anfitrião da reunião;
-“Día Erasmus”- evento para apresentar as escolas à comunidade escolar;
-“Las aventuras de Cervantes”: desde 1580 hasta 1616.- Dedicação às letras. Período criador. Desengano. - Apresentação a cargo do anfitrião;
- Oficina literária: "Don Quijote, símbolo de la honestidad" - cada grupo fará una leitura dramatizada de fragmentos da obra e participará em atividades linguísticas, intituladas “La Honestidad”;
-“El Quijote en la pintura universal” - Jogo didático. O protótipo será proposto pela equipa búlgara;
- “Cancioneiro Cervantino” -Canções tipo "rap", inspiradas nos personagens, criadas e interpretadas pelos estudantes;
-“Las @venturas del saber” - Criação de vídeos para promover a convivência na escola e evitar o abandono escolar;
-Colocação e armazenamento de todos os materiais no TwinSpace;
-Realizar o resumo informativo da mobilidade.

C5
Fórum de experiências, dedicado ao uso da abordagem de aprendizagem integrada de conteúdos e línguas estrangeiras (AICLE) no ensino - aprendizagem da herança cultural e histórica. El IBB realizará este fórum, já que a AICLE se utiliza tradicionalmente nas escolas bilingues. Professores da escola anfitriã que lecionam diferentes disciplinas em espanhol partilharão as suas experiências. Os participantes poderão assistir às aulas abertas e conhecer o plano de estudos das disciplinas. Durante este evento elencar-se-ão as vantagens deste enfoque para o ensino linguístico e o estudo do meio cultural. O objetivo é demonstrar com os resultados do projeto que a AICLE e o estudo da herança cultural se complementam mutuamente e isto pode ser una estratégia didática útil e eficaz para favorecer o desenvolvimento de capacidades de compreensão e de análise histórica e para entender o passado e agir no presente.
2. Sessão de gestão na qual se abordarão os seguintes temas:
- Comprovar os resultados do projeto comparando a situação de partida com a realidade a posteriori;
- Traçar as estratégias para difundir, integrar e partilhar os resultados a nível nacional e europeu;
- Desenvolver ideias para una futura cooperação entre as instituições associadas;
- Contactar com meios e autoridades educativas;
- Internacionalização das escolas.

Disciplinas/participantes

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

Disciplinas envolvidas
Nas atividades do projeto estarão envolvidos diretamente mais de 200 alunos entre os 14 e os 16 anos de idade. Todos participarão nas atividades, porque estas estarão integradas nas planificações das escolas envolvidas. Os alunos participarão nas atividades do projeto no TwinSpace do projeto e nos três intercâmbios. Cerca de 4000 estudantes serão beneficiados indiretamente, assistindo aos eventos e atos; terão acesso aos resultados obtidos pelo projeto e terão a possibilidade de aproveitá-los para a sua própria aprendizagem.
Mais de 20 docentes participarão diretamente no projeto, dinamizando os trabalhos e assessorando os alunos. Farão parte do projeto professores de diferentes disciplinas, desta forma, podemos potenciar os efeitos dos trabalhos e os resultados terão maior qualidade. Aproximadamente 200 professores serão beneficiados indiretamente: durante os eventos e encontros terão a oportunidade de conhecer colegas das escolas do projeto, conhecendo os seus sistemas educativos. Terão também acesso aos resultados e produtos do projeto. Poderão observar e avaliar a implicação dos métodos e recursos inovadores durante as aulas de portas abertas.
As direções serão parte ativa nas atividades de controlo, avaliação e reconhecimento dos resultados obtidos, apoiando os participantes relativamente à logística e organização. Aproximadamente 20 diretores e equipas diretivas estarão envolvidos no projeto.

Participantes
Cerca de 40 famílias participarão diretamente, acolhendo em suas casas os alunos de outros países. As famílias que não participem diretamente conhecerão o projeto durante as reuniões de Pais/EE, nas Jornadas de “Puertas Abiertas” e nas páginas web das escolas. Assim esperamos reforçar a repercussão e dar mais projeção às escolas.
Uma vez que o projeto se baseia numa abordagem multidisciplinar e interdisciplinar e que o mesmo se encontra a ser implementado ao nível do Conselho de Turma, em 5 turmas do 3.º CEB (8.º F, 8.ºG, 9.ºE, 9.º F e 9.º G) e duas do Ensino Secundário (10.º E e 10.ºC) que têm em comum a disciplina de Espanhol, todas as disciplinas do currículo das respetivas turmas participantes poderão dar o seu contributo, a saber: Espanhol, Filosofia, Cidadania, História, Português, Matemática, Ciências, Educação Tecnológica e Educação Visual.

KA 2 - Mujeres y niñas

PROJETO ERASMUS+  KA2 "MUJERES Y NIÑAS EN CIENCIA, POR SUPUESTO!"
Cód. do projeto  2018-1-ES01-KA229-050938_

Projeto

PROJETO

A cooperação entre escolas a nível europeu favorece a criatividade, a aprendizagem para além das matérias teóricas, a iniciativa, a interação e inovação... Desta forma, a necessidade de promover um ensino além dos limites impostos pelas barreiras físicas e linguísticas, viabilizando a interação entre alunos de diferentes países, leva as escolas envolvidas a criar ferramentas que concretizam o projeto. Deste modo, “Mujeres y niñas en ciencia ¡Por supuesto!” tem como objetivo promover a participação e o papel da mulher nas disciplinas STEM a nível local, nacional e internacional europeu. Através do trabalho colaborativo e do método do projeto, a ciência e a tecnologia são abordadas a partir de uma perspectiva de género, a fim de tornar rotina para os alunos o uso de tarefas de investigação, a programação e o uso das TIC. Trata-se de potenciar e fomentar as vocações científicas e tecnológicas em todos, a partir de uma perspetiva inclusiva, favorecendo especialmente os coletivos que na atualidade se encontra se encontram sub-representados. Desenvolver o pensamento computacional e a criatividade para que consigam adquirir as competências-chave e uma aprendizagem a partir da interdisciplinaridade. O multilinguismo como ferramenta de veicular conteúdos e o uso das línguas dos respetivos países fomenta o conhecimento entre os países, assenta os conhecimentos deste importante valor patrimonial europeu, ajuda na difusão das atividades e conteúdos em cada um dos centros educativos e a participação de toda a comunidade educativa, professores e alunos, mães e pais e técnicos das escolas. O trabalho em rede na plataforma eTwinning proporciona uma envolvência segura para favorecer a comunicação entre alunos e professores das escolas participantes, sendo imprescindível para a preparação das mobilidades e a divulgação do projeto pois atua como repositório das atividades e materiais, estando ao alcance de todas as pessoas interessadas e garantindo a sustentabilidade do projeto. As mobilidades são a alma do projeto, sem elas não faria sentido o propósito que está subjacente, isto é, o aumento da dimensão internacional, da tolerância e multiculturalidade para favorecer a adaptação dos alunos ao meio educativo, favorecer a sua integração como membros responsáveis da sociedade e a sua adaptação às profundas mudanças esperadas no mercado laboral dentro do marco de valores democráticos europeus

PAÍSES ENVOLVIDOS
Espanha, Portugal e Itália

DURAÇÃO DO PROJETO
24 meses, a partir de 1 de setembro de 2019.

PLATAFORMA ETWINNING
https://twinspace.etwinning.net/71658/home

Objetivos

OBJETIVOS

Objetivos específicos do projeto:
- Incitar os alunos a descobrir e comprometer-se com o património cultural da Europa, no sentido de reforçar um sentido de pertença a um espaço europeu comum;
- Fomentar a educação para os valores de dimensão europeia. Potenciar consciências sobre a importância de valores como legalidade, solidariedade, respeito pelas regras, de acordo com o papel de cidadãos na sociedade;
- Contribuir para a modernização das escolas implicadas, fomentando o uso das TIC com fins educativos;
- Reforçar as competências comunicativas em línguas estrangeiras entre alunos;
- Dotar os alunos de estratégias alternativas para compreender e potenciar conteúdos adquiridos durante as aulas de Espanhol, Filosofia, Cidadania, História, Português, Matemática, Ciências, Educação Tecnológica e Educação Visual.
- Atualizar e reforçar as competências profissionais docentes e a capacidade de trabalhar com pessoas de outros países;
- Implementar as ferramentas de reconhecimento de competências da UE (Europass);
- Internacionalização das escolas, estabelecendo contactos e relações de colaboração duradouros. 

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO

- Projeto eTwinning, cujo produto final é a coleção digital de histórias morais, ilustradas e escritas em conjunto pelos estudantes, adaptando fragmentos da obra Don Quijote;
-Blog que inclui materiais didáticos e recursos educativos abertos: Mapa interativo com as etapas e lugares em que viveu Cervantes; Coleção digital de obras de música, pintura e cinema dedicadas a Quijote; Revistas digitais dedicadas aos 3 intercâmbios de alunos;
- Representação teatral de una adaptação do musical “El hombre de la Mancha” de José Sacristán;
- Secções nas páginas web das escolas do projeto com informação do projeto e dos intercâmbios;
- 4 cadernos: “La Bondad”, “La Valentía”, “La Perseverancia”
e “La Honestidad” com materiais didáticos, resultado das oficinas literárias, que serão traduzidas para 5 idiomas, incluindo inglês;
- Jornadas de formação conjunta: "Las nuevas tecnologias en el aula de español";
- Seminário sobre a abordagem AICLE no contexto do ensino bilingue;
- Concurso de relatos breves, ensaios ou poemas, a partir de una fotografia ou de um desenho de temática cervantina;
- Logotipo do projeto. Folhetos informativos, vitrinas e painéis de fotos.
Gestão do Trabalho:
- Coordenação do Projeto: Bulgária;
- Responsável de Qualidade (Plano, questionários, formulários): Portugal;
- Responsável da Comissão de Riscos: Bulgária;
- Responsável pela Agenda e Calendário: Espanha;
- Responsável de Produtos TIC (Blog, redes sociais, digitalização de produtos): Portugal;
- Responsável pela gestão do projeto eTwinning: Bulgária e Portugal.
As direções das escolas do Projeto terão acesso ao projeto eTwinning para supervisionar a planificação e o cumprimento das atividades propostas. 

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

O fio condutor que une as atividades previstas é o tema dos valores. Pretende-se que os alunos leiam e interpretem certos excertos da novela de Cervantes e que sejam encorajados a criar as suas próprias obras, com base nas suas leituras. O projeto será desenvolvido em 4 partes: “La Bondad”, “La Valentía”, “La Perseverancia” e “La Honestidad”. Em cada uma das partes haverá atividades que têm como objetivos:
- Ajudar a entender o texto e desenvolver habilidades de linguísticas;
- Fazer com que as emoções e a empatia despertem a criatividade;
- Desenvolvimento pessoal através da formação de opiniões pessoais sobre temas comuns a toda a humanidade;
- Dar a conhecer aos jovens o vasto e diversificado património cultural dos três países, criando um sentido de pertença da rica cultura europeia.
Em cada etapa do projeto, os participantes terão a tarefa de recolher informação e apresentar, em formato eletrónico, os lugares e eventos da vida de Cervantes. Simultaneamente com os métodos pedagógicos tradicionais, utilizaremos recursos digitais. eTwinning será o espaço de trabalho perfeito porque o projeto implica uma colaboração contínua num contexto virtual. Esta abordagem desenvolverá capacidades para um trabalho em equipa produtivo e incrementará a competência computacional de todos os participantes.
A equipa de professores estará formada por especialistas em diversos temas. A cooperação entre alunos e professores terá por base o uso das TIC. Os produtos serão visíveis no TwinSpace e, em certos casos, serão votados e os vencedores serão premiados durante as reuniões. De acordo com o exposto, aumentar-se-á o interesse e a motivação dos alunos para contribuírem, com as suas capacidades digitais, para o desenvolvimento e prestígio das suas escolas. Como resultado, adquirir-se-ão conhecimentos e cpacidades para a vida, já que os alunos estarão envolvidos na produção de ambientes carregados de emoções.
O impacto do projeto nas escolas conduzirá a:
- Melhorias nas metodologias, flexibilização do marco pedagógico e atualização dos recursos de ensino e de aprendizagem;
- Modernização das escolas (base material, introdução da abordagem baseada no desenvolvimento de competências, interação entre professores e alunos, etc.);
- Melhor conhecimento e uso massivo do portal eTwinning no trabalho docente;
- Uso dos instrumentos de certificação Europass;
- Melhoria das relações entre os diferentes sectores da comunidade educativa: pais, professores, alunos;
- Interdisciplinaridade, formação conjunta;
- Internacionalização da organização;
- Aumento do prestígio da escola. 

Atividades

ATIVIDADES

As atividades iniciais servirão para favorecer el conhecimento entre os integrantes do projeto e dar coesão ao grupo, colocar em manifesto os conhecimentos prévios dos alunos, especificar os objetivos e conseguir destrezas nas ferramentas TIC. As atividades a desenvolver abordarão o tema das mulheres na ciência desde diferentes perspetivas para serem orientadas aos diferentes tipos de aprendizagem e conseguir chegar à totalidade dos membros da comunidade educativa e a maior quantidade de pessoas mediante as atividades de divulgação. Realizar-se-ão pesquisas de informação para a realização de um calendário multilingue e um blog das mulheres cientistas e tecnólogas, oradores serão recebidos e aos quais os alunos farão perguntas, realização de jogos de mesa, de cartas, programação de objetos tangíveis programáveis, programação de jogos e contos mediante Scratch, mesas redondas com mães e com ex-alunas, oficinas de experiencias, realização de posters e exposições, etc. As atividades de avaliação levar-se-ão a cabo ao longo de todo o projeto, depois de cada mobilidade, apresentar-se-ão assim as forças e debilidades, podendo ir-se modificando para conseguir um maior grau de concretização dos objetivos. As atividades de divulgação realizar-se-ão durante a totalidade de vida do projeto desde o seu início à sua finalização. Consistirão na realização do blog de mulheres na ciência e tecnologia, o calendário de mulheres cientistas e tecnólogas e a realização do twinSpace e de uma página de Facebook. Em cada escola haverá um quadro de avisos para a divulgação das atividades e realizar-se-á uma jornada final informativa para toda a comunidade educativa.

Disciplinas/participantes

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

Disciplinas envolvidas
Uma vez que o projeto se baseia numa abordagem multidisciplinar e interdisciplinar e que o mesmo se encontra a ser implementado ao nível do Conselho de Turma, em três turmas de 7.º ano que têm em comum a disciplina de Espanhol, contudo todas as disciplinas do currículo das turmas do 7.º E, do 7.º F e do 7.º G poderão dar o seu contributo, a saber: Línguas Estrangeiras Literaturas/Língua Materna de cada país Oficinas/clubes de Multimédia Ciências Naturais/Biologia História Geografia EV TIC.

Participantes
Farão parte do projeto, professores de diferentes disciplinas, desta forma, podemos potenciar os efeitos dos trabalhos e os resultados terão maior qualidade. Aproximadamente 200 professores serão beneficiados indiretamente: durante os eventos e encontros terão a oportunidade de conhecer colegas das escolas do projeto, conhecendo os seus sistemas educativos. Terão também acesso aos resultados e produtos do projeto. Poderão observar e avaliar a implicação dos métodos e recursos inovadores durante as aulas de portas abertas. As direções serão parte ativa nas atividades de controlo, avaliação e reconhecimento dos resultados obtidos, apoiando os participantes relativamente à logística e organização. Aproximadamente 20 diretores e equipas diretivas estarão envolvidos no projeto. Participarão diretamente nas mobilidades aproximadamente 49 alunos, entre os 12 e os 14 anos, 24 professores, ainda que o número de participantes no projeto seja de aproximadamente 100 alunos e o impacto direto estima-se em 270 alunos.

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