face  ins

sexta 21 junho 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
SARAU DE ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES GÍMNICAS 20-06-2024
Chegou ao fim mais um ano de trabalho...
FERNANDO ALEXANDRE VISITA CTE DA LATINO COELHO 17-06-2024
O Ministro da Educação,...
REGIONAL NORTE DO DESPORTO ESCOLAR - GINÁSTICA 16-06-2024
No passado dia 31 de maio, o Agrupamento de...
LI E GOSTEI "O MISTÉRIO DA ESTRADA DE SINTRA" E "QUINTA..." 16-06-2024
“Leituras para todos – Li e...
TODOS A GIRAR NO COURT DE TÉNIS NA BÁSICA DE LAMEGO 16-06-2024
Realizou-se na Escola Básica de...
EXPOSIÇÃO "DESCOBRIR CAMÕES" 11-06-2024
O Agrupamento de Escolas Latino Coelho,...
LATINO COELHO TEM SELO DE GARANTIA DE QUALIDADE EQAVET 09-06-2024
O Agrupamento de Escolas Latino Coelho,...
OFERTA FORMATIVA PARA O ANO LETIVO 2024/2025 09-06-2024
O Agrupamento de Escolas Latino Coelho,...

KA 2 - Tell me a story, please!

PROJETO ERASMUS+  KA2 "TELL ME A STORY, PLEASE"

Projeto

PROJETO

No nosso trabalho quotidiano de ensino, notamos que está cada vez mais difícil ter alunos interessados na leitura. Eles estão focados nas redes sociais e facilmente acessíveis para entretenimento. O objetivo deste projeto é motivar nossos alunos a ler mais livros.
A tendência de ler menos é algo que todas as escolas deste projeto percebem e é por isso que com este projeto poderemos ajudar a melhorar e a incrementar os hábitos de leitura. Acreditamos que os nossos alunos precisam recorrer a outros meios para descobrir novas ideias, países e culturas. A leitura “abre a mente” e constrói horizontes. Idealmente, os alunos ficarão mais motivados para ler ao terem a oportunidade de se encontrar com outros alunos, graças a este projeto. Autenticidade é um fator chave para a estimulação.
Vivemos num mundo global cada vez mais dinâmico, onde a tecnologia e a multiliteracia são as bases para a compreensão e o respeito, valores a serem enfrentados e praticados. As escolas são as principais instituições para desenvolver e implementar competências e capacidades nos alunos e outras pessoas interessadas em transformar o mundo.
Os estudos de Barret et al., 2014, Boix Mansilla & Jackson, 2011, Deardorff, 2009 e UNESCO, 2013, 2014a, 2016 no Quadro da OCDE - PISA (2018) afirma que os estudantes, hoje, vivem num mundo interconectado, diversificado e em rápida mudança. Os seus encontros interculturais ocorrem diariamente, base que apresenta uma oportunidade e um desafio.
Concluímos que agora, mais do que nunca, é importante promover estudantes democráticos e com pensamento crítico, algo que este estudo do PISA enfatiza. Os jovens de hoje precisam questionar a confiabilidade das informações que eles recebem. Ser um leitor confiante ajudará a evitar armadilhas de "notícias falsas". A leitura tem de interconectar todas as outras áreas de aprendizagem para refletir e agir na comunidade e no mundo. Não somente os alunos se tornarão leitores confiantes, mas também melhorarão as suas capacidades linguísticas e interculturais.
As escolas são intervenientes essenciais no desenvolvimento e promoção da leitura e promotoras da descoberta que um projeto como este é uma oportunidade extraordinária. Através da literatura, podemos ter acesso a um mundo diferente, viajar para novos lugares e conhecer novas pessoas. O problema é que os nossos alunos hoje em dia não leem muito e não aumentam os seus horizontes com a ajuda da literatura. Queremos usar os encontros presenciais como uma motivação para o desejo e vontade de ler.
Nos encontros, os nossos alunos conhecer-se-ão, em primeira mão, pela leitura de um livro, escolhido por cada um dos países participantes. Isso dará aos alunos uma ideia da cultura que estão a conhecer. Ao conhecer outras culturas e literatura, torná-los-á mais abertos e sentir-se-ão como cidadãos europeus

DURAÇÃO DO PROJETO
24 meses, a partir de 1 de setembro de 2019.

Nota importante: este projeto foi prolongado por mais um ano, ou seja, até agosto de 2022 (devido à pandemia de Covid 19), de acordo com Adenda aceite pelas agências Erasmus+ envolvidas e com o acordo de todos os países que integram o projeto. Foi também aprovada a Adenda para sessões online, que substituirão as mobilidades físicas, quando estas não se puderem realizar (COVID 19).

Objetivos

OBJETIVOS

O objetivo deste projeto não é apenas fomentar as competências de leitura dos nossos alunos, mas também encontrar novas e inovadoras formas de tornar a atividade de leitura atraente para os nossos alunos. Consideramos que a leitura é uma competência básica para os nossos alunos, para ajudá-los a serem mais autónomos, autoconfiantes e criativos, enquanto os ajudamos no seu processo de maturidade. Isso é ainda mais importante na nossa sociedade atual, onde a maioria dos adolescentes passa grande parte do tempo com telmóveis, tablets e laptops, lendo textos de baixa qualidade.Os objetivos específicos que queremos alcançar são os seguintes:

1. A cooperação
- Incentivar a cooperação com outros países. A ênfase no multilinguismo fortalecerá todos
os trabalhos com os alunos e também entre os professores. Juntos somos mais fortes. "O
Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação ”servirá como um kit de ferramentas para workshops, aulas, clubes, conferências, escrita criativa, participação em blogues, autores locais/regionais, reuniões, imprensa local e outras ferramentas interativas, planos e avaliação do trabalho.
- Incentivar a cooperação interdisciplinar: o projeto visa principalmente desenvolver a cooperação entre
professores no mesmo estabelecimento e cooperação entre professores em diferentes estabelecimentos.
- Partilhar metodologias entre os diferentes países, para melhorar as práticas na forma como a
literatura é ensinada e encontrar inspiração no que acreditamos serem abordagens diferentes da língua no
ensino / aprendizagem.
- Fomentar a cooperação com a comunidade local
- Comparar sistemas escolares e boas práticas entre escolas parceiras
- Fortalecer o intercâmbio com nossos parceiros no ensino superior. Eles vão contribuir com
pesquisas, palestras e sugestões de métodos adequados para melhorar o nosso ensino / aprendizagem. Através de pesquisas, as escolas melhorarão as suas competências e a colaboração do projeto fará parte da pesquisa ou trocar-se-ão ideias para pesquisas futuras no campo do ensino / aprendizagem da literatura.

2. Promoção da literatura
- Aumentar a consciencialização sobre a importância da leitura, incentivar a criatividade e promover
a literatura europeia.
- Fazer os alunos pensarem sobre suas atitudes em relação à leitura.
- conhecer as características distintivas de seu país sobre a literatura
- Descobrir a literatura europeia e autores locais em cada país
- Desenvolver a leitura por prazer, ser um bom leitor
- O uso de novas tecnologias para uma abordagem moderna e inovadora da literatura é uma boa maneira de motivar os alunos a ler.

3 . Desenvolver competências linguísticas
- Ler romances em inglês, conhecendo os parceiros do projeto na vida real. Através das diferentes plataformas os alunos irão melhorar suas habilidades de linguagem.

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO

Todos os países participantes deste projeto colaboraram na sua conceção, verificando se as atividades, os objetivos e se a sua avaliação foram bem estruturados. Cada país será responsável pela organização e qualidade das atividades a serem realizadas pelos seus alunos, ao darem hospedagem e organizar uma mobilidade multinacional e pela implementação do projeto dentro da sua própria comunidade escolar. Da mesma forma, eles serão responsáveis pela segurança dos alunos que viajam e por informar os pais de todos os aspetos relativos aos seus filhos. Dentro do projeto distribuímos algumas tarefas entre os diferentes países – Suécia (país coordenador do projeto), Itália, Roménia, Portugal, Espanha e França:
- Os professores da equipa de Portugal serão responsáveis pela execução e atualização do blogue do projeto, enviando informações, etc.
- A equipa francesa supervisionará os aspetos formais do projeto, prazos, comunicação, etc.
- A equipa italiana cuidará da plataforma eTwinning, organizando e distribuindo as atividades.
- A equipa sueca executará a gestão geral do projeto: aplicativos, relatórios, etc.
- A equipa romena verifica a organização da Drive do projeto.
- E a equipa espanhola assumirá a análise e a elaboração dos questionários.
A boa cooperação e comunicação entre os parceiros será assegurada por meio de:
comunicação fluente, usando um grupo whatsapp e a plataforma eTwinning,
- partilhando a documentação do projeto usando uma pasta da Drive,
- distribuindo as tarefas entre os parceiros.
O nosso projeto baseia-se na ideia de integrar a leitura, a escrita e a expressão oral no processo de
ensino e aprendizagem de outras disciplinas. Nas atividades locais, realizadas com o apoio da parte de Gestão e Implementação de projetos, focaliza-nos-emos na integração das artes, do drama, das TIC e línguas estrangeiras.
Os professores de cada escola irão desenvolver e implementar atividades especiais de aprendizagem, endereçadas a alunos entre os 11-19 anos pertencentes a conceitos ou conteúdos específicos, importantes no processo de aprendizagem do público-alvo, sempre ancorados nos objetivos da ONU (ODS) e nas competências
de leitura e de escrita. Custos particulares que será apoiado com a parte da concessão "Gestão e implementação do projeto":
1) criar e executar o projeto comum no espaço duplo e publicar os resultados do projeto;
2) exposição dos alunos às criações existentes:
- viagens educativas sobre o tema estudado
- apresentações na escola: equipamento de áudio e / ou vídeo;
3) atividades criativas incluídas nos módulos e atividades de aprendizagem:
- materiais e ferramentas necessárias para os alunos realizarem atividades artísticas e digitais
4) organização de exposições, peças teatrais, etc. apresentando os resultados do trabalho dos alunos para todo a
comunidade educativa;
5) organização das reuniões do projeto:
6) divulgação, publicidade e promoção do projeto e seus resultados e materiais
necessários.
Todos esses custos serão verificados pelo administrador da escola, mantendo um registro de todas as despesas e
o saldo do orçamento. 

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

Um acentuado declínio no tempo gasto pelos nossos alunos lendo obras de qualidade literária está provado em diferentes estudos em toda a Europa. Atualmente, os jovens preferem gastar uma grande
parte do tempo interagindo com colegas usando redes sociais e dispositivos tecnológicos modernos
como telemóveis ou tablets. Este é um sinal dos nossos tempos que veio para ficar, e por causa disso
a nossa preocupação não deve ser impedi-los de fazê-lo. Preferimos usar esses mesmos gadgets
para promover a criatividade dos nossos alunos usando-os enquanto se comunica com alunos com interesses semelhantes mas de diferentes origens. No entanto, mesmo se tentarmos incorporar esses dispositivos, também conseguiremos que os nossos alunos estejam em contato com material de leitura de qualidade para melhorar as suas competências linguísticas enquanto se distraem com o uso dos seus telemóveis ao mesmo tempo. Dessa forma, os nossos alunos também conhecerão o
legado cultural europeu, comparando as diferenças e semelhanças entre os diferentes países.
Um objetivo que temos em mente é desenvolver a proficiência em TIC dos nossos alunos usando outras plataformas como etwinning, youtube, blogue - https://erasmustellmeastory.blogspot.com/ - cujo país responsável é Portugal (Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego) etc. Por meio destas ferramentas os nossos alunos terão a oportunidade de
comunicar com alunos de outros países usando o inglês como língua de interação, mas
também será possível que eles se comuniquem usando outros idiomas, como o francês, o português ou
o espanhol, idiomas que eles estudam como segunda língua nas suas escolas. E isso será
portanto nos momentos em que eles visitarão países onde esses idiomas são os nativos. Um dos nossos
objetivos será proporcionar aos nossos alunos acesso a escritores literários e obras de diferentes
origens e países, a fim de enriquecer as suas perspetivas e conhecimentos culturais de
âmbito europeu. Esse conhecimento ocorrerá visitando locais relacionados com escritores e literatos específicos, trabalhando ou realizando atividades em conjunto com alunos de outros países e, graças a isso à interação e intercâmbios culturais, o processo de maturidade de nossos alunos se desenvolverá. Outro importante objetivo será promover a criatividade dos nossos alunos, pedindo-lhes que realizem atividades nas quais terão de produzir um resultado relacionado com literatura, por si ou com a colaboração de outros parceiros.
Por exemplo, eles serão solicitados a:
- escrever uma história curta sobre um tópico contemporâneo;
- desenhar a capa de um livro;
- fazer apresentações diferentes: da cidade, escola, biblioteca da escola, livraria…;
- criar um marcador ou mascote e um logótipo para o projeto;
- iniciar um clube internacional de leitura;
- escrever um diário fingindo ser um escritor famoso;
- recomende livros favoritos para outros parceiros lerem;
- fazer uma interpretação pessoal de um evento atual;
- executar um esboço de teatro.

Atividades

ATIVIDADES

Para a apresentação das atividades, será feita uma preparação cuidadosa em todos os países, mediante:
- Reunião com todos os professores envolvidos no projeto, planeando e estudando todas as variáveis e detalhes que possam ser levados em consideração.
- Informar os alunos participantes e suas famílias sobre todos os aspetos da atividade.
- Pedir aos participantes que executem tarefas diferentes, a fim de se prepararem para a mobilidade, em
relação às apresentações a serem feitas no país anfitrião ou à documentação necessária para viajar e
participar da atividade, assim como permissões dos pais, posse de cartões de cidadão, etc.
Os participantes serão escolhidos de acordo com:
- o seu envolvimento nas atividades propostas e no projeto;
- a sua aceitação para receber alunos quando visitarem seu próprio país;
- as suas qualificações académicas em geral, e na língua estrangeira em particular;
- a sua realização no tempo e na forma das atividades propostas.
Apoiaremos os participantes:
- dando-lhes todo o apoio disponível e necessário, como por exemplo, sobre a atividade a apresentar;
- proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para realizar as tarefas propostas;
- ajudando-os a cumprir os aspetos formais do envolvimento no projeto, como é o caso da documentação;
- informando as suas famílias sobre os requisitos do projeto e as atividades a desenvolver.
A segurança dos participantes será garantida para:
- cuidar bem de todos os requisitos legais (viajar para o exterior, permissão de seguro de saúde)
- contratar seguros pessoais enquanto viajam e também pelo tempo gasto no exterior;
- verificar quaisquer circunstâncias pessoais, como alergias ou prescrições. 

Disciplinas

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

- Inglês (A1/A1+, A2)
- Literaturas/Língua Materna de cada país
- Ciências Naturais
- História
- Geografia
- Educação Visual
- Educação Tecnológica
- Tecnologias de Informação e Comunicação
- Educação Musical
- Clube de Escrita Criativa
- Clube das Ciências
- Clube LEAR
Outros:
- Bibliotecas do Agrupamento e Municipal
- UTAD e ESTGL

PARTICIPANTES
No caso dos projetos Erasmus+, KA2, os participantes são os alunos que, neste caso, serão aqueles que têm entre 11 e 17 anos de idade, do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego.
Para participarem nos encontros fora dos seus países, deslocar-se-ão sempre quatro (ou mais) alunos acompanhados por dois (ou mais) professores, de acordo com a disponibilidade financeira do projeto.
Os alunos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:
- possuírem o nível de proficiência em inglês, de acordo com o Quadro Comum Europeu das Línguas para estes níveis de ensino, A1 a A1+, A2;
- mostrar o melhor nível de proficiência apresentado oralmente e por escrito em inglês;
- cumprir com todas as tarefas que as escolas que integram o projeto decidirem desenvolver em tempo real ou online;
- estar inscrito na plataforma eTwinning e intervir atempadamente e sempre que houver atividades programadas pelo grupo de professores e de alunos dos países envolvidos;
- ter permissão para sair do país pelo seu Encarregado de Educação;
- aceitar ser recebido no país de acolhimento em casas de famílias e receber em sua casa aluno(a) europeu(europeia);
- revelar atitudes de interesse pela aprendizagem e respeito pelas regras do saber estar e de cidadania;
- revelar um comportamento exemplar.

KA 2 - ECO Echo

PROJETO ERASMUS+  KA2 "ECO Echo"

Projeto

PROJETO

O nome do nosso projeto é ECO Echo. Os países envolvidos são: Estónia (coordenador), Portugal, Espanha, Grécia e Turquia. As nossas preocupações são, essencialmente, ambientais e climáticas, reforçar o desenvolvimento de competências-chave, ambiente e alterações climáticas, saúde e bem-estar, cooperação internacional, relações internacionais e cooperação para o desenvolvimento. Acreditamos que as prioridades escolhidas no início do projeto estão intimamente ligadas aos objetivos e resultados que gostaríamos de alcançar.
Este projeto coincide com os objetivos da União Europeia em relação ás questões ambientais. No European Green Deal está escrito que um dos objetivos é “proteger a saúde e o bem-estar dos cidadãos dos riscos e impactos relacionados com o ambiente”.
Serve este projeto para nos reconciliar com a forma como consumimos e exploramos o nosso planeta. Foi esta uma das nossa motivações no sentido de ajudar as pessoas que estão envolvidas a desenvolver e a gerir o seu bem-estar educacional, físico e emocional.
Planeamos usar o método “the whole school approach” que permitirá envolver toda a comunidade escolar (alunos, professores, famílias) e reconhecerem o seu próprio estilo de vida saudável que poderá conduzir à tomada de consciência das questões globais e as suas consequências.

DURAÇÃO DO PROJETO
24 meses, a partir de 1 de setembro de 2020.

Objetivos

OBJETIVOS

1- Ajudar todos os participantes a proteger sua saúde e bem-estar dos riscos e impactos relacionados com o meio ambiente para desenvolver e gerir o seu bem-estar educacional, físico e emocional.
2- Consciencializar para o combate dos desafios ambientais.
3- Envolver o máximo de pessoas que pudermos nas atividades de ensino e formação e de aprendizagem.
4- Desenvolver conhecimento e consciência em relação às questões ambientais e de bem-estar.
5- Aprender novas competências para reforçar as competências-chave de alunos e professores.
6- Saber mais sobre os outros, a fim de comparar como diferentes pessoas e culturas estão a tentar alcançar os mesmos objetivos.

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO

Como o nosso principal grupo-alvo do projeto são alunos e professores, eles estarão ativamente envolvidos em todas as fases do projeto, organização das atividades e reuniões do projeto.
Alunos: A faixa etária dos alunos participantes é de 12 a 15 anos. Eles participarão ativamente em todas as atividades do projeto descritas na proposta do projeto. Os alunos irão preparar apresentações sobre a sua escola, cidade, país, sistema educacional, a importância das artes e da literatura na nossa vida, cidadania e literacia digital, experiências das suas atividades artísticas e literárias, etc. Eles serão responsáveis pela criação de recantos Erasmus na escola e envio de material produzido no Twinspace e na página web da escola Erasmus +. Ao participar ativamente de questionários de autoavaliação após cada LTTA, a eficácia de nosso projeto será testada regularmente. Eles serão incentivados a se envolver em todas as atividades realizadas para obter habilidades organizacionais e de resolução de problemas.
Professores: Eles são os organizadores das atividades do projeto junto com seus alunos. Irão, de acordo com a Agenda 2030, conceber as atividades do projeto e ajudar os seus alunos a adquirir as aptidões e competências listadas no projeto, bem como a aumentar as suas próprias competências e aptidões.
Pais: Eles colaborarão com a escola para ajudar nas atividades durante as reuniões do projeto para que façam parte dele. Eles ajudarão a promover o lado cultural durante os LTTA. Eles serão informados por professores em workshops e ajudarão com atividades de divulgação (brochuras, análises e anúncios). Os pais estarão envolvidos nas atividades do projeto, uma vez que os tópicos do projeto envolverão toda a vida dos alunos não apenas sua vida escolar. Além disso, os alunos receberão os seus colegas durante os LTTAs e os pais serão os principais apoiantes das atividades do nosso projeto.
As comunidades escolares irão participar através de seminários e workshops que iremos realizar, assim como especialistas na área da saúde, bem-estar e ambiente, uma vez que serão convidados a participar nos eventos do nosso seminário e visitar as nossas escolas durante os LTTs. Especialistas académicos serão convidados a ministrar seminários sobre questões ambientais, mudanças climáticas, bem-estar e/ou consumo. As autoridades locais serão informadas convidadas a participar dos eventos a serem realizados.

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

 - Construção de um website do projeto.
- Um vídeo de publicitação
- Uma coleção de mapas mentais, vídeos de entrevistas com colagens.
- Mapas das rotas históricas e ecológicas.
- Lembranças artesanais.
- Um canal do youtube promovendo os objetivos do projeto.
- Grupo FB proporcionando um público mais amplo.
- Consumidores mais esclarecidos.
- Pessoas mais integradas socialmente, alunos mais motivados, mais cidadãos capazes de neutralizar as mudanças climáticas e outros desafios ambientais.

Atividades

ATIVIDADES

Organizaremos intercâmbios de alunos de curto prazo em todas as escolas e países parceiros. Cada escola parceira selecionará os próprios alunos e professores. Os professores que participam no projeto são responsáveis por todo o tipo de atividades, incluindo organização e manutenção. Como a abordagem será da escola no seu todo, o apoio dos pais e das autoridades escolares/locais também é essencial. Antes destas atividades, estamos a planear organizar um trabalho preparatório e um evento de formação conjunta de curta duração durante o qual a plataforma eTwinning, o grupo FB, o website do projeto - https://erasmusecoecho2020.wixsite.com/meusite - cujo país responsável é Portugal (Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego) e o canal do Youtube serão criados e serão liderados durante todo o projeto e depois. Após cada fase do projeto iremos avaliar os nossos objetivos, avaliando os seguintes pontos: cronograma, qualidade, custo, satisfação dos participantes e desempenho dos alunos. Quanto à divulgação, haverá dois eventos de divulgação local a serem organizados por cada parceiro. A longo prazo, os participantes do projeto irão melhorar as aptidões e competências adquiridas. Gostaríamos que eles olhassem criticamente para o seu próprio estilo de vida e se tornassem cidadãos do mundo inteiro, responsáveis por questões globais, que estivessem prontos para reconciliar o seu estilo de vida com os desafios ambientais. Os resultados a mais longo prazo, depois de participar nas nossas atividades e promovê-las para um público mais vasto, todas as pessoas envolvidas no projeto serão cidadãos que podem proteger “a sua saúde e bem-estar dos riscos e impactos ambientais”.

Disciplinas

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

- Inglês (A1/A1+, A2)
- Ciências Naturais/Biologia
- História
- Geografia
- Educação Visual
- Educação Tecnológica
- Cidadania e Desenvolvimento
- Tecnologias de Informação e Comunicação
- Educação Musical
- Clube de Escrita Criativa
- Clube das Ciências
- Clube LEAR
Outros:
- Museu de Lamego
- Câmara Municipal de Lamego
- Museu da Máscara em Lalim
- UTAD e ESTGL

PARTICIPANTES
No caso dos projetos Erasmus+, KA229, os participantes são os alunos que, neste caso, serão aqueles que têm entre 12 e 15 anos de idade, do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego.
Para participarem nos encontros fora dos seus países, deslocar-se-ão sempre quatro (ou mais) alunos acompanhados por dois (ou mais) professores, de acordo com a disponibilidade financeira do projeto.
Os alunos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:
- possuírem o nível de proficiência em inglês, de acordo com o Quadro Europeu Comum das Línguas para estes níveis de ensino, A1 a A1+, A2;
- mostrar o melhor nível de proficiência apresentado oralmente e por escrito em inglês;
- cumprir com todas as tarefas que as escolas que integram o projeto decidirem desenvolver em tempo real ou online;
- estar inscrito na plataforma eTwinning e intervir atempadamente e sempre que houver atividades programadas pelo grupo de professores e de alunos dos países envolvidos;
- ter permissão para sair do país pelo seu Encarregado de Educação;
- aceitar ser recebido no país de acolhimento em casas de famílias e receber em sua casa aluno(a) europeu(europeia);
- revelar atitudes de interesse pela aprendizagem e respeito pelas regras do saber estar e de cidadania;
- revelar um comportamento exemplar.

KA 2 - Paseando entre estatuas

PROJETO ERASMUS+  KA2 "PASEANDO  ENTRE ESTATUTAS"
Cód. do projeto 2020-1-ES01-KA229-082251_3

Projeto

PROJETO

O projeto eTwinning “Paseando entre estatuas”, parte destas ideias: no nosso dia a dia, passeamos pelas cidades em que vivemos sem perceber que, à nossa volta, homens e mulheres construíram a sua história.
Realizamos esses passeios como uma forma de evasão ou simplesmente de forma rotineira, para realizarmos as nossas tarefas
diárias, mas as ruas das cidades albergam muito mais do que edifícios ou esculturas que fazem parte da nossa cultura e que nos remetem a diferentes épocas da história.
As línguas de comunicação escolhidas são o inglês e o espanhol, pois vamos desenvolver atividades nas duas línguas para que possamos promover a aprendizagem integrada de conteúdos e idiomas. Isto permitir-nos-á conhecer o património cultural, social e ambiental etrabalhar, ao mesmo tempo, a questão da participação democrática.
A utilização do TwinSpace permitirá melhorar as competênciasdigitais através de atividades colaborativas.
Temáticas mais importantes:
• Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras;
• Património/Herança cultural;
• TIC -Novas tecnologias -Competência digital;
• Partilha de práticas pedagógicas. 

DURAÇÃO DO PROJETO
24 meses

PLATAFORMA ETWINNING
https://twinspace.etwinning.net/134647/home

Objetivos

OBJETIVOS

Objetivos específicos do projeto:
- Conhecer o património histórico das cidades, de forma lúdica e através do desenvolvimento de conteúdos curriculares;
- Utilizar as TIC ao longo de todo o processo e para realizar o produto final;
- Melhorar a comunicação oral através da língua estrangeira;
- Desenvolver trabalho colaborativo;
- Fortalecer as competências dos discentes na utilização das novas tecnologias e das ferramentas informáticas;
- Promover a participação ativa dos alunos e a sua autonomia na aprendizagem de línguas estrangeiras;
- Fomentar a colaboração entre os diferentes centros escolares,
- Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico;
- Internacionalizar as escolas, estabelecendo contactos e relações de colaboração duradouros. 

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO

Etapas de trabalho:
1-Apresentação dos participantes.
2-Apresentação das escolas.
3-Criação e seleção do logótipo do projeto.
4-Pesquisa de informação e apresentação dos lugares e monumentos principais de cada cidade.
5- Pesquisa de informação e apresentação das festas mais emblemáticas de cada cidade.
6-Realização de tarefas relativas aos objetivos específicos do projeto.
7-Compilação dos materiais/produtos de aprendizagem.
8-Avaliação do projeto.
As direções das escolas do Projeto terão acesso ao projeto eTwinning para supervisionar a planificação e o cumprimento das atividades propostas 

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

- Realização de um plano de colaboração interdisciplinar entre todosos departamentos didáticos das escola na elaboração do projeto;
- Fomento da colaboração entre escolas mediante o uso de ferramentas TIC (para a comunicação entre escolas, alunos e
professores e para o desenvolvimento dos materiais).
- Criação de uma metodologia de trabalho para a seleção crítica de informações relevantes.
- Valorização dos homens e mulheres que foram relevantes na história e entender porque a sua imagem ou de alguma das suas  obras está presente na cidade.
- Preparação dos encontros nas escolas com atividades abertas à comunidade em geral e aos meios de comunicação, para dar
relevância e difusão, e apresentação das mesmas às autoridades locais e regionais.
- Projeto final: realização de um guia das cidades, no qual se evidenciem as principais esculturas trabalhadas, assim como o
património histórico da cidade. Esses guias serão o recurso que nos permitirá aproximar-nos ao conhecimento da história de cada uma das cidades, realçando a localização das esculturas dentro do plano. 

Atividades

ATIVIDADES

Tarefas principais:
P1
- Todas as escolas estabelecem contacto através da plataforma eTwinning;
- Definição de diferentes datas ao longo do mês para concretizar as  diferentes atividades a realizar no encontro;
- Seleção de professores de cada escola que participarão no encontro,
C1
- Reunião de coordenadores do projeto.
P3
Atividades prévias ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos em Lamego (Portugal):
- Comunicação às famílias sobre os métodos de seleção dos alunos para participarem no projeto.
- Realização de provas de seleção dos alunos que participarão no encontro em Portugal.
- Os professores comunicarão às famílias os alunos selecionados.
Selecionam-se os professores que que participarão no encontro em Portugal.
P2
Atividades posteriores ao evento conjunto de formação de curta duração para professores, em Lamego (Portugal):
- Os professores informarão o resto do corpo docente sobre as atividades e decisões tomadas, para difundir a informação. É
importante que esteja aqui presente o corpo docente.
- Ao mesmo tempo, encarregam-se de ir atualizando a plataforma Twinspace com as atividades realizadas.
P4
Atividades prévias à mobilidade em Portugal:
- Contacto entre os alunos selecionados para participar no encontro de Portugal. Planeamento e preparação das atividades a desenvolver no encontro. Partilha entre professores sobre o estado do projeto (eTwinning).
- Aprendizagem colaborativa e cooperativa, em cada escola, sobre o escritor Fausto Guedes Teixeira e o Bispo de Lamego D. Miguel de Portugal (Twinspace). Reflexão: Quem são estas personalidades? Que fizeram de relevante na vida? Porque devemos conhecer as suas vidas e obras?
- Atividades (Twinspace): Criação de um vídeo sobre Fausto Guedes Teixeira e o Bispo de Lamego D. Miguel de Portugal (perguntas). Gravação da leitura do poema “Cruzeiro do Sul”, do escritor Fausto Guedes Teixeira. Tradução do poema “Cruzeiro do Sul” paras as línguas maternas dos participantes. Criação de uma videoconferência para responder, online. Questionário criado pela escola portuguesa, sobre as duas personalidades.
P5
Atividades prévias ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Lamego (Portugal):
- Continuar o contacto dos alunos e professores que vão participar no encontro de Portugal através da plataforma eTwinning.
- Continuação da preparação das atividades a realizar no encontro que já se mencionaram no ponto anterior.
- Partilha entre professores sobre o estado do projeto através da plataforma eTwinning.
C2
- A Literatura entre estátuas.
P6
Atividades posteriores ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Lamego (Portugal):
- Avaliação do encontro através dos questionários realizados no início do projeto.
- Reflexão sobre a mobilidade nos fóruns do Twinspace.
- Exposição em cada escola das atividades realizadas no encontro.
- Partilha entre professores e alunos das repercussões que o projeto teve em cada escola.
- Apresentação ao resto das escolas participantes, quais as repercussões do projeto, relativamente às instituições locais da cidade onde se realizou o projeto.
P7
Atividades prévias ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Ailly sur Noye (França):
- Comunicação às famílias dos métodos de seleção dos alunos para participarem no encontro seguinte.
- Realização de provas de seleção dos alunos que participarão no encontro em França.
- Os professores comunicam às famílias os alunos selecionados.
- Decide-se quais os professores que participam no encontro em França.
C3
- Aproximamo-nos da arte.
P8
Atividades posteriores ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Ailly sur Noye (França):
- Avaliação do encontro através dos questionários realizados no início do projeto.
- Exposição em cada escola das atividades realizadas no encontro.
- Partilha entre professores e alunos das repercussões que o projeto teve em cada escola.
- Avaliação do primeiro ano do projeto através da plataforma eTwinning.
- Realização da memória do primeiro ano do projeto.
- Apresentação ao resto das escolas participantes, quais as repercussõesdo projeto, relativamente às instituições locais da cidade onde serealizou o projeto.
P9
- Atividades prévias ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Novi Sad (Sérvia):
- Novo contacto entre professores através da plataforma eTwinning para retomar o projeto depois do período de descanso de verão.
- Recordar o ponto em que ficou o projeto no final do último ano letivo.
- Comunicação às famílias dos métodos de seleção dos alunos para participarem no encontro seguinte.
- Realização de provas de seleção dos alunos que participarão no encontro na Sérvia.
- Os professores comunicam às famílias os alunos selecionados.
- Decide-se quais os professores que participam no encontro na Sérvia.
- Apresentação e início dos trabalhos sobre as atividades a desenvolver no encontro.
P10
Atividades prévias ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Novi Sad (Sérvia):
- Contacto entre os alunos selecionados para participar no encontro na Sérvia, através da plataforma eTwinning.
- Continuação das atividades a realizar no encontro, que se enunciam abaixo:
Preparação das atividades relacionadas com o Museu de Vojvodina y sobre a figura de Svetozar Miletic, um dos máximos representantes do direito sérvio, e preparação das atividades sobre o Teatro Nacional Sérvio y o fundador, ator y diretor de teatro Pera Dobrinovic, assimcomo de outros dramaturgos sérvios, como Jovan Sterija Popovic.
- Partilha entre professores sobre o estado do projeto através da plataforma eTwinning.
C4
- O teatro e a História.
P11
Atividades posteriores ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Novi Sad (Sérvia):
- Avaliação do encontro através dos questionários realizados no início do projeto.
- Exposição em cada escola das atividades realizadas no encontro.
- Partilha entre professores e alunos das repercussões que o projeto teveem cada escola.
- Apresentação ao resto das escolas participantes, quais as repercussões do projeto, relativamente às instituições locais da cidade onde se realizou o projeto.
P12
Atividades prévias ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Salamanca (Espanha):
- Comunicação às famílias dos métodos de seleção dos alunos para participarem no encontro seguinte.
- Realização de provas de seleção dos alunos que participarão no encontro na Sérvia.
- Os professores comunicam às famílias os alunos selecionados.
- Decide-se quais os professores que participam no encontro na Sérvia.
- Apresentação e início dos trabalhos sobre as atividades a desenvolver no encontro.
P13
Atividades prévias ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Salamanca (Espanha):
- Contacto entre os alunos selecionados para participar no encontro de Espanha, através da plataforma eTwinning.
- Continuação das atividades a realizar no encontro, que são as seguintes: Conhecimento do órgão como instrumento musical, para poder apreciar o órgão Francisco Salinas que está na Catedral de Salamanca, bem como da obra de Tomás Breton, músico salmantino de quem se possui os manuscritos das obras, ambos têm uma escultura na cidade (Património da Humanidad) e trabalho sobre figuras do desporto, como Dori Ruano y Vicente del Bosque, que são originários de Salamanca e são desportista de prestígio reconhecido e que também contam com esculturas na cidade.
- Partilha entre professores sobre o estado do projeto através da plataforma eTwinning.
C5
- Música e desporto, testemunhos vivos da nossa história.
P14
Atividades posteriores ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Salamanca (Espanha):
- Avaliação do encontro através dos questionários realizados no início do projeto.
- Exposição em cada escola das atividades realizadas no encontro.
- Partilha entre professores e alunos das repercussões que o projeto teve em cada escola.
- Recolha de toda a informação que tem cada escola para partilhar no último encontro do projeto.
- Apresentação ao resto das escolas participantes, quais as repercussões do projeto, relativamente às instituições locais da cidade onde se realizou o projeto.
C6
- Avaliação e encerramento do projeto.
P15
Atividades posteriores ao evento conjunto de formação de curta duração para professores, em Salamanca (Espanha):
- Partilha entre professores das repercussões que o projeto teve em cada centro.
- Elaboração da memória da segunda parte do projeto.
- Partilha da influência que o projeto teve nos diferentes setores, escolas, professores, alunos, famílias e instituições locais.
- Encerramento do projeto. 

Disciplinas/participantes

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

Disciplinas envolvidas
Nas atividades do projeto estarão envolvidos diretamente mais de 200 alunos entre os 12 e os 15 anos de idade. Todos participarão nas atividades, porque estas estarão integradas nas planificações das escolas envolvidas. Os alunos participarão nas atividades do projeto no TwinSpace e nos quatro intercâmbios. Cerca de 4000 estudantes serão beneficiados indiretamente, assistindo aos eventos e atos; terão acesso aos resultados obtidos pelo projeto e terão a possibilidade de
aproveitá-los para a sua própria aprendizagem.
Mais de 20 docentes participarão diretamente no projeto, dinamizando os trabalhos e assessorando os alunos. Farão parte do projeto professores de diferentes disciplinas, desta forma, podemos potenciar os efeitos dos trabalhos e os resultados terão maior qualidade.
Aproximadamente 200 professores serão beneficiados indiretamente: durante os eventos e encontros terão a oportunidade de conhecer colegas das escolas do projeto, conhecendo os seus sistemas educativos. Terão também acesso aos resultados e produtos do projeto.
Poderão observar e avaliar a implicação dos métodos e recursos inovadores durante as aulas de portas abertas.
As direções serão parte ativa nas atividades de controlo, avaliação e reconhecimento dos resultados obtidos, apoiando os participantes relativamente à logística e organização. Aproximadamente 20 diretores e equipas diretivas estarão envolvidos no projeto.
Cerca de 40 famílias participarão diretamente, acolhendo em suas casas os alunos de outros países. As famílias que não participem diretamente conhecerão o projeto durante as reuniões de Pais/EE, nas Jornadas de “Puertas Abiertas” e nas páginas web das escolas. Assim esperamos reforçar a repercussão e dar mais projeção às escolas.
Uma vez que o projeto se baseia numa abordagem multidisciplinar e interdisciplinar e que o mesmo se encontra a ser implementado ao nível do Conselho de Turma, em 4 turmas do 3.º Ciclo do Ensino Básico (7.º E e F e 9.º F e G) que têm em comum a disciplina de Espanhol, todas as disciplinas do currículo das respetivas turmas participantes poderão dar o seu contributo, a saber: Espanhol, Inglês, Cidadania, História, Português, Matemática, Geografia, Ciências Naturias, FísicoQuímica, Educação Visual e Educação Musical, TIC.

Participantes
Critérios de seleção para os professores:
- Ser detentor de formação em eTwinning;
- Equilíbrio entre os professores com / sem experiência em projetos europeus;
- Implicação em processos de inovação;
- Domínio da língua de trabalho;
- Relação entre as necessidades detetadas na escola e as mobilidades propostas.
Critérios de seleção para alunos:
A seleção de alunos para as mobilidades será da responsabilidade de cada escola que criará a sua Comissão de Seleção. O processo de seleção será equitativo, transparente e documentado com:
- Reunião de apresentação do Projeto Erasmus KA229;
- Aceitação das condições de participação no Projeto Erasmus KA229;
- Avaliação obtida na Carta de Motivação apresentada no âmbito do Projeto Erasmus KA229;
- Entrevista aos candidatos.
Considerar-se-á o perfil, o compromisso assumido, a participação prévia no projeto eTwinning, tendo sempre em consideração as dificuldades de índole económica, social ou física.

Pág. 10 de 39

  logoAELC hor 600

Agenda

junho 2024
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

SHAREPOINT - PROFESSORES

SharePoint 6

INOVAR +

inovarmais

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação